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Guias do Instagram para profissionais de saúde: saiba como utilizar

Você já visitou algum perfil no Instagram em busca de um conteúdo que viu antes, mas, em meio a tantas publicações, não encontrou? Seria muito melhor se houvesse uma forma mais simples de encontrar essa publicação. Talvez, agrupando por temas, certo? E é exatamente para isso que serve o Guias do Instagram! Recurso da plataforma que permite aos criadores de conteúdo reunirem publicações de acordo com o tema ou outro critério de sua preferência – e que impacta positivamente na estratégia de redes sociais dos profissionais de saúde.

A funcionalidade foi lançada em maio de 2020 e aqui vai um fato interessante: ela foi desenvolvida, inicialmente, com foco no bem-estar dos usuários ainda nos primeiros meses da pandemia da Covid-19. Com as pessoas passando ainda mais tempo no celular enquanto enfrentavam situações estressantes com o isolamento social, o Instagram decidiu lançar o recurso em parceria com contas que pudessem oferecer algum auxílio nesse sentido. Então, especialistas, organizações e criadores de conteúdos selecionados passaram a usar o Guias do Instagram para reunir recomendações, dicas e outros conteúdos sobre saúde mental e física.

Em novembro de 2020, o recurso foi expandido para todas as contas e sua criação foi facilitada. Agora, qualquer usuário pode criar Guias para indicar locais, produtos ou reunir publicações para compartilhar com seus seguidores. 

O que é o Guias do Instagram

Como falamos anteriormente, este recurso permite ao usuário agrupar conteúdos de acordo com os critérios que desejar. Pense nele como uma série de caixas. Assim, você pode ir colocando imagens, vídeos e textos de um mesmo tema. Além disso, pode organizar em uma ordem que facilite o acesso e a compreensão do seu seguidor. Por exemplo, um psicólogo pode criar uma guia falando sobre ansiedade. Para isso, ele pode reunir informações desde como identificar sintomas até dicas de como agir durante uma crise. 

Os posts inseridos na guia são organizados um abaixo do outro, de acordo com a ordem que você selecionar – e é possível alterá-la sempre que você desejar. Não há um limite para o número de guias, porém, cada uma pode ter o máximo de 30 publicações. Também é possível inserir tanto os seus conteúdos quanto os de outros usuários que você tenha na sua aba de salvos. E você ainda pode inserir mais informações junto a cada item da guia a fim de introduzir ou conectar os conteúdos para quem acessa. 

Aliás, visualizar uma guia é bastante simples: nos ícones que ficam acima das fotos do feed, basta clicar naquele que parece uma revista. Ali, aparecerão as guias criadas pelo perfil. Ao selecionar uma delas, serão exibidas as publicações daquela curadoria.

guia do instagram

O Instagram possibilita a criação de guias com três objetivos, como explicaremos a seguir. Confira:

Guia de Locais:

Nesse formato, é possível recomendar lugares a partir de fotos marcadas nesse endereço – suas ou de outros usuários do Instagram. Assim, profissionais da saúde podem utilizar as guias para indicar os lugares onde atendem ou, ainda, onde seus seguidores podem se exercitar, meditar e relaxar. De acordo com a sua especialidade, analise os espaços que podem ser sugeridos.

Guia de Publicações:

É a forma mais comum de guia e a que melhor se aplica aos objetivos de um perfil social na área da saúde. Ela permite o agrupamento de publicações próprias ou salvas de outros perfis que sejam relacionadas entre si. Dessa maneira, o profissional possibilita ao seguidor obter todas as informações disponíveis em seu perfil sobre um determinado tema mais facilmente.

Guia de Produtos:

Nesse formato, é possível fazer a indicação de produtos com links diretos para a loja do Instagram. Por conta das restrições dos conselhos de cada especialidade, a guia de produtos é de pouco interesse para os profissionais da saúde.

Conteúdos mais densos

Um dos principais trunfos do recurso Guias do Instagram é possibilitar o aprofundamento dos temas. De modo que não é possível em apenas uma publicação. E sabemos que, quando se trata de saúde, qualquer assunto é complexo e cheio de nuances. Portanto, tratar desses assuntos de forma superficial pode levar a conclusões precipitadas e até mesmo à disseminação de informações incorretas. 

O paciente está nas redes sociais e o Instagram é, hoje, a plataforma com maior crescimento no país. São 95 milhões de brasileiros conectados. E é papel do profissional de saúde, sempre que tiver a oportunidade, trabalhar pela instrução da população nas questões relacionadas à sua especialidade. Estratégia essa que serve não só ao propósito de educação. Afinal, também concede ao profissional maiores visibilidade e credibilidade frente aos seguidores.

Assim, com o Guias do Instagram, é possível abordar os diferentes lados de um tópico e encadeá-los com informações extras. Dessa forma, é dada ao público uma visão mais completa. Além disso, não há necessidade de ficar “caçando” cada publicação sobre o assunto em seu perfil.

Como criar guias no Instagram

Depois de entender o que são as guias do Instagram, é hora de descobrir como criá-las. Confira nosso passo a passo:

  1. No seu perfil, clique no símbolo de + na parte superior da tela, entre seu nome de usuário e as três barras do menu;
  2. Em seguida, clique no item Guia na lista;
  3. Escolha o tipo de guia que deseja criar: locais, produtos ou publicações (neste tutorial, vamos seguir com a guia de publicações);
  4. Escolha as publicações que deseja inserir da sua lista própria e, se desejar, dos itens salvos;
  5. É necessário inserir um título para a guia e também para cada publicação;
  6. Se desejar, você também pode acrescentar textos de descrição para a guia e para os itens inseridos;
  7. Selecione a foto de capa (capriche na escolha!);
  8. Se desejar alterar a ordem das publicações, clique nos três pontos ao lado do título;
  9. Após configurar a guia, clique em avançar e, em seguida, em compartilhar. Pronto, sua guia será imediatamente publicada no seu perfil!

Guias do Instagram: sobre o que fazer?

Não há limites sobre os tópicos que você pode selecionar para montar suas guias. Lembre-se apenas de seguir as diretrizes do conselho da sua especialidade para ter certeza de utilizar o recurso de maneira ética. Abaixo, apresentamos algumas ideias para você começar a criar suas próprias guias.

  • Curadoria de conteúdos sobre um mesmo tópico: essa talvez seja a forma mais comum. Basta reunir publicações que tratem sobre um único tema. Dessa forma, um nutricionista pode criar guias diferentes para abordar reeducação alimentar, nutrição esportiva e receitas, por exemplo.
  • Notícias e novidades da sua especialidade: sempre que surgir alguma descoberta sobre sua área ou avanços em tratamentos e combate a patologias, você pode adicionar à guia. Inclusive publicações de outras fontes, como perfis de publicações renomadas. Assim, seu seguidor terá um local seguro para se informar, sabendo que o conteúdo tem o aval de um especialista.
  • Dúvidas recorrentes: desde questões sobre seu atendimento até a respeito de doenças e tratamentos. Crie uma guia reunindo respostas às perguntas que você mais ouve de seus pacientes e seguidores.

No Instagram, cada recurso serve a um propósito e as guias são o local perfeito para reunir todos eles de forma lógica. E, se você quer entender melhor como usar os recursos que a rede social disponibiliza, acesse nosso post sobre o que postar em cada um deles.

Então, que tal começar a usar o recurso de Guias do Instagram na sua rede social? Com ele, a experiência daqueles que visitam o seu perfil será muito mais positiva!

Aqui na Santé, somos especialistas em marketing digital para a área de saúde, com foco na produção responsável de conteúdos de qualidade. Se precisar de ajuda para elaborar a sua estratégia de redes sociais e alavancar seus resultados, ficaremos felizes em ajudar! Entre em contato.

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