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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Guest Post na Saúde: por que fazer?

Ter um blog com credibilidade e um bom número de leitores fortalece a imagem do profissional como referência em sua especialidade. No entanto, o trabalho para formar uma boa comunidade de leitores não é tão simples. O guest post é uma ótima estratégia para acelerar esse processo. Nesse texto, nós veremos os principais benefícios relacionados ao guest post e entender como ele funciona.

O que é um guest post?

Um guest post é uma publicação feita por um convidado. Essa prática pode trazer muitos benefícios, tanto para quem escreve quanto para os donos dos blogs.

Na área da Saúde, muitas especialidades estão diretamente relacionadas entre si. É o caso de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular, por exemplo. Por isso, escrever um guest post para um blog que tem relação com a sua especialidade, é uma excelente alternativa.

Da mesma forma, convidar um profissional para escrever um post no seu blog, também. O importante, em ambos os casos, é a credibilidade – do profissional convidado ou do blog para o qual você vai contribuir. Afinal, sua imagem estará associada à publicação.  

“Médicos cardiologistas e ortopedistas podem escrever para blogs relevantes sobre atividade física e bem estar. Nutricionistas e psicólogos podem contribuir com publicações em blogs de clínicas especializadas em cirurgias bariátricas, por exemplo. O retorno é bastante positivo e as oportunidades são inúmeras.” Fernanda Daura, CEO Santé Marketing em Saúde.  

Benefícios do Guest Post para o Convidado

A primeira dúvida que surge ao pensarmos em guest post é se vale a pena investir tempo na produção de um conteúdo que será publicado em outro site. A resposta depende essencialmente do site e de seus objetivos.

Muitos profissionais e instituições da saúde estão realizando o trabalho de construção da autoridade com base na produção de conteúdo. É o que chamamos de Marketing de Conteúdo. Alguns blogs estão em fase inicial, enquanto outros já possuem uma comunidade avançada de leitores. Assim, uma primeira análise é acerca do volume de acessos que esse blog tem e do perfil de pessoas que o acessam.

Em termos práticos, um ortopedista terá mais retorno publicando em um blog de grande visibilidade sobre corrida do que em um blog sobre alimentação saudável.

“Escrever um guest post para um blog relevante é uma grande oportunidade para alcançar uma audiência diferente, de alcançar um público que não o conhece ainda”. Fernanda Daura, CEO Santé Marketing em Saúde.

Autoridade e Credibilidade

Da mesma forma que dar uma entrevista para determinados canais de televisão, programas ou jornais fortalece a imagem do profissional da Saúde como autoridade, escrever um guest post em um blog bem conceituado oferece o mesmo valor. Com a vantagem, ainda, de ser facilmente compartilhado e de ganhar ainda mais visibilidade.

Ter um texto publicado no blog de profissionais e instituições respeitadas é sinônimo de confiança. Significa que o responsável por aquele espaço acredita em você. É uma referência do seu trabalho para a audiência do blog. Algo tão bom quanto uma indicação boca a boca.

Links e SEO

Publicar um guest post em um blog de credibilidade é bom também para o seu posicionamento no Google (SEO). O Google leva cada vez mais em conta o quanto “falam de você”, ou seja, quão referência você é em determinado assunto.

Sempre que produzir um guest post, certifique-se de que seja colocado também um link para o seu próprio site/blog na publicação. Receber links de outros sites é uma forma de contribuir com o posicionamento orgânico da sua página no Google. Quanto mais links de qualidade, maiores as chances de aparecer entre os primeiros nos resultados de buscas – algo importante para a sua imagem e para os negócios.

“É importante tomar muito cuidado com o número de links que for direcionar para a sua própria página, para não dar a falsa impressão de que você está ali apenas para isso. Verifique sempre qual a política de links do blog para o qual você está escrevendo.” Eduardo Zilli Hädrich, Diretor de Marketing da Santé.

Vantagens de contar com Guest Posts em seu Blog

Os benefícios de convidar outros profissionais da Saúde para participarem do seu blog com um guest post são inúmeros. Muitos usam essa estratégia para “poupar trabalho”, mas as vantagens vão muito além disso.

Quando outro profissional escreve para o seu blog, está compartilhando com a sua audiência um conhecimento próprio e exclusivo. Novas informações enriquecem as discussões, diversificam os assuntos e podem gerar muitos outros conteúdos relacionados. Você estimula ainda mais a autoridade do seu domínio.

Além disso, o guest post é uma excelente forma de fortalecer parcerias e relacionamentos. Ao garantir espaço para um colega, você mostra que o respeita e que confia no seu trabalho. Assim, dê preferência aos profissionais nos quais você confia e recomenda.

Vale a pena dizer, ainda, que você pode também conseguir espaço no blog do convidado e ter todas as vantagens citadas anteriormente. As chances de atingir novas audiências, fortalecer a sua autoridade e conseguir novos links só aumentam.

Atualmente, ainda são poucos os blogs na área da Saúde que contam com credibilidade e com uma audiência relevante. Se você ainda não atua dessa forma, é um bom momento para começar. O Marketing na área da Saúde encontrou na produção de conteúdo (blogs) uma forma eficaz de fortalecer a imagem dos profissionais e instituições sem ferir a ética médica. Não é somente “fazer marketing”, mas sim contribuir de fato com informações e esclarecimentos à sociedade. Não fique de fora.

Saiba mais sobre guest post e outras estratégias de marketing na área da saúde. A Santé possui mais de 17 anos de experiência no mercado. Converse com os nossos profissionais e fortaleça a sua imagem com ética e responsabilidade.

 

 

 

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