Durante a conferência anual do Google, foi apresentada uma nova ferramenta que promete transformar nossa interação com o buscador: o Google AI Overview. O recurso está sendo disponibilizado progressivamente em diversos países, inclusive no Brasil. E qual o impacto do Google AI Overview no Marketing Médico? Simples: ao redefinir a experiência de busca dos pacientes, as práticas de marketing para atraí-los no meio digital também precisa mudar.
Em vez de exibir a tradicional lista de links, o Google passará a oferecer respostas completas diretamente nos resultados. Elas incluirão um resumo de diversas fontes e apresentarão textos, imagens, vídeos e até informações de locais no Google Maps. E isso mudará a forma como os seus pacientes irão lhe encontrar.
O que é o Google AI Overview?
O Google AI Overview (ou Resumos Gerados por IA, em português) é uma funcionalidade que fornece respostas com base na inteligência artificial generativa. Utilizando o modelo de IA Gemini, ele fornece respostas precisas, completas e rápidas para as buscas.
Em vez de uma lista de links, o AI Overview proporciona respostas integradas, sintetizando o conteúdo mais relevante. Desta forma, reduz a necessidade de acesso a outros sites para se ter resposta à busca realizada. De todo modo, o Google fornece os links dos sites que utiliza para gerar o resumo.
O que o AI Overview é capaz de fazer?
A plataforma busca simplificar a experiência dos usuários. O conceito central do Google AI Overview é simples: “o Google faz o trabalho difícil por você”. Assim, além de criar resumos para gerar respostas completas concisas, oferece também outras funções:
Ajudar em tarefas de planejamento
Essa é uma função bem interessante. Sabia que com a ajuda do Google Overview IA você pode elaborar um planejamento personalizado para os seus pacientes, como uma rotina de saúde ou um protocolo de tratamento? A ferramenta oferece orientações organizadas e sequenciais.
Ajustar o resultado
Em breve, o recurso vai permitir realizar ajustes nos resumos gerados, com as opções de simplificar ou detalhar as respostas de acordo com a preferência do usuário.
Obter ajuda com vídeos
A IA Overview pode explicar trechos específicos de vídeo. Isso facilita a compreensão dos pacientes em explicações sobre opções de tratamento ou procedimentos, por exemplo.
Como o Google AI Overview afeta o Marketing Médico?
Como já falamos aqui, o SEO – ou, em português, “otimização para motores de busca” é essencial para conquistar um bom posicionamento do seu site nos resultados do Google. Com a chegada do Google AI Overview, a dinâmica de interação das pessoas com esses resultados vai mudar e, portanto, a forma de apresentação do seu conteúdo precisa se adequar.
A expectativa do Google é que os links apresentados recebam ainda mais cliques do que se estivessem na lista de resultados tradicionais. Porém, para que isso de fato aconteça, é necessário prestar atenção em alguns pontos:
Redução de tráfego
O AI Overview proporciona respostas diretas nos resultados de busca, o que pode diminuir o tráfego orgânico dos sites (sem anúncios), já que os usuários obtêm as respostas sem precisar clicar em links. Contudo, há potencial para aumentar o tráfego dos sites usados pela plataforma nestes resumos. Uma vez que ganham mais visibilidade, a tendência é que recebam mais acesso. E o que fazer para que constem no novo formato de apresentação dos resultados de buscas? A resposta está no próximo tópico.
Foco na qualidade do conteúdo
Para que um site seja escolhido no AI Overview, seu conteúdo precisa ser de alta qualidade, relevante e estruturado de forma clara. O modelo Gemini, que sustenta essa tecnologia, utiliza informações de diversas fontes e dá prioridade a conteúdos confiáveis e bem elaborados. Portanto, seguir as diretrizes de qualidade do Google se torna ainda mais importante.
Estratégia de palavras-chave
Com o AI Overview, consultas complexas e palavras-chave de cauda longa ganham relevância. Em vez de otimizar apenas para termos genéricos, é necessário considerar variações mais específicas, que podem ser usadas pelo AI Overview para responder a perguntas detalhadas. Desta forma, torna-se essencial ajustar a estratégia de SEO também para aumentar as chances de maior visibilidade. Em termos práticos, é como produzir um conteúdo sobre “tratamento de pacientes diabéticos e dialíticos” ao invés de usar uma abordagem mais genéria, como “tratamento do diabetes”.
Adapte suas estratégias de marketing médico
Com as mudanças trazidas pelo Google AI Overview, adaptar a estratégia de SEO é fundamental para garantir que o conteúdo da sua clínica ou consultório continue alcançando novos pacientes. Contar com uma agência especializada em marketing para a área de saúde, como a Santé, pode fazer toda a diferença.
Nossa equipe te ajuda a produzir conteúdos de qualidade, bem estruturados e otimizados para SEO, ampliando sua visibilidade e atraindo mais pacientes. Entre em contato e descubra como podemos desenvolver uma estratégia de marketing digital personalizada para sua clínica, alinhada às novas tendências de SEO e à experiência aprimorada de busca do Google AI Overview.
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