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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

5 erros comuns dos médicos nas redes sociais

Você já parou para se perguntar quais são os erros comuns dos médicos nas redes sociais? Nesse texto nós reunimos cinco situações em que as plataformas não são usadas da forma mais indicada – e quais as consequências que esse mau uso pode trazer para o profissional de saúde! Continue a leitura!

#1 Não seguir as recomendações do Conselho de Ética

As informações que regulamentam o marketing médico estão disponíveis no site do Conselho Federal de Medicina – CFM. Lá, estão estabelecidos os limites impostos ao profissional da saúde na hora de expor seu trabalho na internet. Apesar de ter o direito de propagar seus serviços, o médico precisa seguir algumas diretrizes como:

  • Garantir que nenhuma forma de identificação do paciente seja publicada em qualquer rede social;
  • Evitar o sensacionalismo, a autopromoção ou a concorrência desleal;
  • Não garantir o sucesso de nenhum tratamento.

Nesse aspecto, o erro pode ocorrer quando o médico desconhece o que o Conselho preconiza, mas também quando ele acredita que não haverá consequências para determinadas ações simplesmente porque “todo mundo faz”. 

Mesmo que publicações no estilo “antes e depois” sejam facilmente encontradas nas redes, ela continua sendo uma violação ao Código. Da mesma forma, mostrar aos seus seguidores que você conhece a regulamentação e a segue confere credibilidade ao seu perfil.

Há também os casos em que os profissionais confundem a regulamentação entre os diferentes Conselhos. No caso do Conselho de Odontologia, por exemplo, postagens antes e depois estão permitidas. Por isso, saber o que se aplica ao seu caso também é uma forma de conhecer as possibilidades existentes ao seu favor.

#2 Ser resistente às novidades das redes sociais

O ritmo em que as mudanças acontecem nas redes sociais é diferente do que estamos acostumados a ver “na vida real”. Por isso, é sempre importante olhar para essas transformações com um olhar crítico (falaremos mais sobre isso no quarto tópico).

Porém, de nada adianta resistir às novidades que surgem. O importante é filtrar o que faz sentido para você, para o local em que você trabalha e, mais importante, para os seus pacientes. Essa ação demanda não apenas conhecimento do público que te segue, mas compreensão dos seguidores que você quer ter e ainda não conquistou. 

Outro ponto é respeitar sua própria personalidade. Não se sente confortável para aparecer em vídeos? Sem problemas, estude outras ferramentas que estão à sua disposição e que também aumentarão seu engajamento.

#3 Não ter constância nas ações

Estratégia para rede social exige tempo. Por isso, não é aquela única semana do mês que vai fazer a diferença no desempenho do seu perfil se no resto do tempo o cenário é completamente diferente. Invista nas ações que você sabe que consegue executar com constância e tenha paciência para ver os resultados. 

O ideal é elaborar um planejamento prévio semanal,quinzenal ou mensal, para que você sempre tenha conteúdos para publicar.

#4 Seguir modismos

Como adiantamos no segundo item, o olhar crítico às mudanças das redes sociais é fundamental para quem possui perfis profissionais. Imagine dar conta de cada novo item enquanto cumpre as funções do dia a dia? Seria impossível.

Mas para além da carga de trabalho envolvida nisso, não seguir modismos também é uma forma de mostrar ao seu público verdadeiramente quem você é – e ser fiel ao seu objetivo. A nova trend faz sentido para a forma como você se comunica? Então é importante aproveitar e curtir o engajamento que a publicação lhe trará. Caso contrário, além de não ter o efeito desejado, você pode confundir seus seguidores por estar fazendo algo que não tem a ver com seu conteúdo habitual.

#5 Não interagir com os seguidores

Sem dúvidas, esse é um dos principais erros de médicos nas redes sociais. Nós sabemos que existem limitações no contato médico-paciente na rede. É proibido, por exemplo, responder a dúvidas que só podem ser sanadas em consultório. Porém, você sempre deve interagir com o seu público – nem que seja para explicar que alguns assuntos estão fora de questão nas redes sociais.

Agradeça aos elogios, considere as críticas e responda aos questionamentos que podem ser sanados. Além de ser bom para o engajamento nas plataformas, seus pacientes se sentirão mais à vontade quando encontrarem você pessoalmente!

Extra: não integrar as ações das redes sociais com o dia a dia!

Deixamos este erro para o final pois ele é uma junção do que acontece na internet e no ambiente físico. Você e seu perfil no Instagram/Facebook/YouTube não são coisas separadas. Relembre aos seus pacientes que você está presente nas redes sociais, os convide para seguir suas páginas, pergunte aos novos pacientes como eles chegaram até você. A integração faz a força!


Você já imaginava que esses seriam os erros comuns dos médicos nas redes sociais? Se você percebeu que enfrenta algum dos problemas citados, entre em contato com a nossa equipe. Contamos com um time de especialistas que pode te ajudar a construir sua autoridade nas redes sociais.

Mitos sobre mídias sociais

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