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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Conteúdo Relevante na Saúde: do SEO ao consultório

O número de pesquisas online sobre doenças, sintomas, tratamentos e profissionais que trabalham na área da Saúde não para de crescer. Alguns estudos realizados nos últimos anos mostram esse crescimento. Ressaltam também a importância – e a oportunidade – da produção de conteúdo relevante na Saúde para estes profissionais.

Um levantamento realizado em 2018 pelo Minuto Saudável, empresa do grupo Consulta Remédios, constatou que 94,4% dos brasileiros buscam informações de Saúde na internet. A maior parte dessas pesquisas é referente a sintomas e tratamentos de doenças, medicamentos e bulas. Dos 6.361 brasileiros entrevistados, 63% consideraram “fundamental” que o conteúdo tivesse sido criado ou revisado por um profissional da saúde ou médico especialista; 33,8% acharam “importante” e apenas 0,8% não deram importância ao autor da informação.

Apesar da produção de conteúdo na saúde ter ganhado força nos últimos anos, o movimento de busca por informações na internet sobre o assunto não é tão recente. Em 2011, o estudo internacional Bupa Health Pulse, realizado pela London School of Economics (LSE), mostrou que, já na época, 8 a cada 10 brasileiros buscavam informações de saúde na internet. Em contrapartida, 25% não verificaram a confiabilidade das fontes de informação.

Esses dados devem servir de estimulantes para que os profissionais sérios continuem produzindo conteúdo relevante na saúde, sempre com base nos parâmetros éticos estabelecidos pelos conselhos federais.

Se você ainda não estiver convencido, vamos explicar um pouco melhor sobre a importância de estar presente na internet criando bons conteúdos com foco nos seus pacientes.

Oportunidade para a sua Imagem

Não há mais como manter-se indiferente à internet. A maioria esmagadora dos pacientes vai ao “Google” antes e depois de ir ao consultório. As redes sociais, os sites de classificação dos profissionais e os fóruns de debate entre pacientes fazem com que, mesmo sem querer, o nome e a imagem do profissional da Saúde circulem pela rede.

Nesse cenário, ter uma estratégia de marketing adequada é fundamental para que o profissional preserve a sua reputação e destaque-se da concorrência. No entanto, para isso, não basta apenas apenas criar um site ou alimentar um perfil em uma rede social. É necessário produzir conteúdo relevante na saúde.

SEO e Jornada de Decisão dos Pacientes

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) permitem melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de buscas, como o Google. Para um bom resultado, é fundamental uma boa estratégia de marketing de conteúdo. É necessário manter o foco em conteúdo relevante, planejado de acordo com a jornada de decisão dos pacientes.

A jornada de decisão contempla as etapas pelas quais os pacientes passam até realizarem a escolha por um profissional da Saúde ou tratamento. É possível mapear esta jornada e direcionar a produção de conteúdo para o interesse do paciente em cada estágio em que se encontra.

A partir da jornada, entra o estudo de palavras-chaves: saber os termos utilizados nas buscas na internet. Assim, é possível estruturar o conteúdo atendendo o interesse dos pacientes em cada momento. O resultado é visibilidade para o profissional da Saúde.

Marketing de Conteúdo Relevante na Saúde

Desenvolver e divulgar conteúdo relevante é uma excelente estratégia de Marketing na área da Saúde. Diferente de ações de Marketing tradicionais, a oferta gratuita de conhecimentos aproxima o profissional do seu público sem ferir a ética. Projeta a imagem do profissional como fonte de informação e autoridade na área em que atua.

O conteúdo relevante na Saúde é o começo de uma trajetória que pode alavancar a imagem do profissional, clínica ou outra instituição da área no mundo digital. Com essa metodologia, o caráter “mercantilista” deixa de existir e se inicia um relacionamento muito antes do paciente chegar ao consultório.

Em vez das campanhas tradicionais, claramente comerciais, pense em fazer o seu marketing com base em conteúdo relevante na Saúde. Utilize os recursos digitais disponíveis e adequados ao seu público-alvo. Site, blog e redes sociais irão lhe ajudar a obter visibilidade e credibilidade, dentro da ética.

 

Publicado originalmente em 6 de agosto de 2018 no Blog da Resultados Digitais e revisado em 25 de janeiro de 2021.

 

 

 

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