O marketing digital é um grande aliado de muitos profissionais e instituições de Saúde. Isso se aplica também ao consultório odontológico. Há tempos a imagem associada a tratamentos dolorosos mudou. Além disso, a concorrência aumentou. Por isso, atualmente encontramos uma diversidade incrível de abordagens de Marketing na Odontologia.
Alguns exemplos demonstram bem isso, como os perfis no Instagram do SouSmile e do AtelierOral. A identidade e a personalidade dos perfis é clara e autêntica. Além disso, nada tem a ver com a antiga percepção dos consultórios odontológicos.
A imagem e a comunicação fazem parte do escopo do Marketing em Saúde. É através dele que é possível traçar uma estratégia assertiva de fortalecimento de marca, divulgação de serviços e construção de autoridade junto ao público-alvo. Ter essa visão estratégica e conhecer os recursos disponíveis é importante para dar visibilidade ao seu consultório odontológico.
5 formas de o consultório odontológico ganhar com o marketing
1. Conheça o Código de Ética da Odontologia
Como odontologista, com certeza você já ouviu falar sobre o Código de Ética Odontológica. Nele, existe uma parte dedicada a regulamentar a propaganda dos profissionais sob o seu regimento.
Em linhas gerais, o Código resume as suas normas no Capítulo XVI. Entre elas, está a determinação para não divulgar nome, endereço ou qualquer outro elemento que identifique o paciente sem o seu consentimento livre e esclarecido ou de seu responsável legal.
Conhecer esse e outros aspectos do Código é essencial para colocar uma estratégia de marketing ético em prática. Aliás, é o primeiro passo a ser dado antes de formular as ações a serem executadas.
Em nosso blog, temos um post sobre o que pode e o que não pode no Marketing Odontológico. Vale a leitura!
2. Cuide do comportamento nas redes sociais
Geralmente, todo dentista tem um perfil pessoal nas redes sociais, antes mesmo de iniciar uma estratégia de marketing. Isso é muito positivo para que haja um início de relacionamento com as pessoas que podem vir a se tornar pacientes. Mas, tem um outro lado.
Dependendo de como é o comportamento do profissional nas redes sociais, embora o uso seja pessoal, ele pode tanto atrair quanto afastar pessoas. Por isso, cuidar da imagem é fundamental nas redes sociais. Não importa o que você use: Instagram, Facebook, Linkedin ou YouTube. Sempre há a possibilidade de gerar relacionamentos pessoais e profissionais.
Até mesmo no Linkedin, rede de caráter extremamente profissional, a forma como você se expõe deve ter cuidado. Afinal, a indicação de pacientes, muitas vezes, vem de outros profissionais de seu relacionamento. Mais uma razão pela qual você deve estar por lá.
3. Seja autêntico
Compare o SouSmile ao Instagram de outros consultórios odontológicos e observe. Em pouco tempo é possível perceber que a forma como se comunicam com o público das redes sociais é bem diferente da de outros consultórios ou dentistas. Eles são autênticos.
Tudo é uma questão de perspectiva e de observação. O que todos os consultórios fazem igual? Onde há espaço para inovar? Responder a essas duas perguntas é o que trará à tona o seu diferencial.
Porém, não é só uma questão de ser diferente, mas de ser autêntico. Explore as características que conferem personalidade ao seu serviço. A forma como você atua, sua abordagem técnica e pessoal com os pacientes. Muito da sua personalidade deve transparecer no seu ambiente de trabalho, no atendimento, e assim deve ser também nas suas ações de marketing.
Além disso, é fundamental comunicar o que você é (ou sua clínica / consultório) . Não adianta imprimir ao seu perfil social ou ao seu website uma personalidade que não condiz com a realidade. Afinal, o paciente precisa reconhecer isso, tanto no ambiente físico quanto no digital,
4. Selecione bem as suas ferramentas
Já falamos sobre o comportamento nas redes sociais. Contudo, elas são apenas parte das ferramentas disponíveis para executar uma estratégia de marketing digital. Há outras que considerar:
- site
- blog
- e-mails
- anúncios
- entre outras
Não é necessário atuar com todas. Cada uma pode ser usada em um momento específico, de acordo com o objetivo e a capacidade de investimentos.
Por exemplo, caso a intenção seja fortalecer o relacionamento e compartilhar conhecimento, o e-mail marketing pode ser mais interessante do que fazer publicações em redes sociais. Agora, quando a meta é gerar mais visitas ao site, usar as redes sociais pode ser melhor. Tudo é uma questão de pesar qual é a necessidade do momento e a relação custo x benefício.
5. Preste atenção aos canais
Usar as ferramentas como e-mails, redes sociais e blog pode despertar o desejo de saber mais nas pessoas. E isso tende a acontecer nos canais em que encontraram você. Ou seja, uma pessoa que recebeu um e-mail, irá responder ao e-mail. Já quem viu a publicação no Facebook, irá deixar um comentário ou enviar uma mensagem privada.
Por isso, é importante prestar atenção aos canais. Não basta publicar. É fundamental interagir nos canais de comunicação nos quais você está presente. Afinal, muitas consultas também podem ser agendadas inicialmente por lá.
Esse é um ponto importante. O marketing em saúde entrega para o consultório odontológico oportunidades. A partir do momento em que uma pessoa entra em contato com o consultório, cabe a quem está responsável por prestar esse atendimento transformar essa oportunidade em um agendamento de consulta.