Há duas formas de aparecer na primeira página do Google: a busca paga e a busca orgânica. Você já ouviu falar nelas?
A busca paga são aqueles resultados que aparecem na forma de anúncio. São os primeiros da lista. Para estar ali, é necessário investir em anúncios no Google – Google Ads.
Já a busca orgânica é aquela cujos resultados são apresentados de acordo com a relevância. Ou seja, o algoritmo do Google analisa quais conteúdos da web são mais relevantes aos usuários da busca de acordo com o termo digitado para fazer a pesquisa.
Aparecer na Primeira Página do Google: anúncios
A determinação de qual anúncio vai aparecer vai depender de vários fatores. Entre eles, principalmente as palavras-chaves e da concorrência.
Ao criar um anúncio no Google, você terá a opção de escolher as palavras-chaves para as quais deseja que seu anúncio apareça. No caso de clínicas de cirurgia plástica, por exemplo, poderiam ser termos como “plástica”, “cirurgião plástico”, entre tantas outras. Através desses termos, quando alguém faz uma busca, o Google pode mostrar um anúncio relacionado.
Agora, entre tantos anunciantes de um mesmo serviço, como saber quem vai aparecer? Dependendo da concorrência, você precisará investir mais para aparecer mais. Quanto maior a concorrência por determinada palavra-chave, maior a necessidade de investimento.
Além disso, a disposição dos anunciantes no Google também varia pela localização. Assim, ao configurar um anúncio, é possível delimitar a região e aparecer apenas para as buscas realizadas na localidade escolhida. O horário de veiculação é outra variável a ser considerada.
Caso os resultados não sejam os esperados, há flexibilidade de ajustes. Assim, você pode ir alterando as configurações do seu anúncio. Termos de busca, localidades, valor, horários, etc podem ser ajustados até encontrar a melhor maneira de obter bons resultados com os anúncios no Google.
Aparecer na Primeira Página do Google: conteúdo e SEO
Abaixo dos anúncios no Google, constam os resultados da busca orgânica. Ou seja, essas páginas foram encontradas espontaneamente pelo Google. Portanto, ninguém pagou para que elas estivessem na primeira página dos resultados da pesquisa.
O que as faz estar na primeira página do Google é sua relevância para o usuário. Isso significa que tais links têm um bom conteúdo, possivelmente capaz de atender a necessidade de quem realiza a busca. Além da qualidade do conteúdo, tais sites usam técnicas de SEO. Dessa forma, o algoritmo do buscador consegue localizá-las e analisar melhor seu conteúdo. Dominar essa prática é fundamental para quem quer estar na primeira página do Google.
Por isso, atualmente se trabalha tanto com Marketing de Conteúdo. A estratégia é especialmente interessante para a área da Saúde. Permite que clínicas, hospitais e profissionais realizem ações de Marketing sem ferir a ética. É o que muitos médicos, dentistas, nutricionistas, entre vários outros especialistas vem fazendo para atrair pacientes.
Como aparecer na primeira página do Google?
Como vimos, as maneiras de como aparecer na primeira página do Google são duas: fazer um anúncio ou conseguir isso organicamente.
- O anúncio requer investimento. Assim, ao parar de investir, você deixa de aparecer nos resultados. Porém, os resultados tendem a ser imediatos.
- A busca orgânica requer conteúdo relevante – e isso exige dedicação e tempo. Porém, é uma conquista duradoura. Ou seja, mesmo que um dia você pare de produzir conteúdo, por um bom tempo você ainda estará aparecendo nos resultados de busca do Google.
Assim, as duas estratégias são complementares e capazes de trazer excelentes resultados. Por isso, em muitas estratégias de marketing em saúde, usa-se as duas simultaneamente.
Conteúdo Relevante e Resultados no Google
Estar na primeira página do Google organicamente significa que o marketing digital está alcançando seu propósito. A questão é que os resultados da busca orgânica demoram um pouco mais a aparecer. Em média, um bom trabalho de SEO começa a mostrar sua eficiência em seis meses, dependendo da frequência de publicações. Sendo assim, tudo depende de quanta urgência há para que a estratégia traga resultados.
É por isso que, muitas vezes, os anúncios são feitos em paralelo à implantação das estratégias de marketing de conteúdo. Para profissionais da saúde, clínicas ou hospitais, criar conteúdos relevantes aos seus pacientes – e usando técnicas de SEO – garante visibilidade com credibilidade. Atende, ainda, à regulamentação ética dos conselhos profissionais.
É dentro do marketing de conteúdo que o SEO é trabalhado. É a forma usada para que um texto publicado em um blog apareça na primeira página do Google, entre os resultados orgânicos. Por isso, também, que é importante ter um blog no site da clínica.
O trabalho começa com a estratégia de marketing em saúde, passa pela construção das personas e suas jornadas, segue com o planejamento de palavras-chaves e de conteúdo, e quase termina com a criação e publicação do texto na internet. Dizemos que quase termina porque o trabalho de SEO nunca acaba. Ele precisa ser constantemente monitorado.
Pode parecer complicado, mas não é. Conte com a nossa ajuda. Acesse o nosso Checklist para Blog e saiba como elaborar bons conteúdos.
Caso não queira fazer você mesmo, entre em contato conosco! Vamos auxiliá-lo a aparecer na primeira página do Google, dentro das normas éticas.