Na internet, a popularidade dos nutricionistas chega à casa dos milhares de seguidores. E isso não é em vão. Descobertas científicas, como as publicadas pelo jornal The Guardian, relacionam o consumo de alimentos ultra-processados com doenças crônicas como câncer, obesidade e diabetes. A população quer se informar. Nunca a comunicação com a sociedade se tornou tão necessária nesta área. Por isso, o Marketing para nutricionistas vem ganhando enorme atenção. Não só pela visibilidade que proporciona ao profissional, mas também pelo papel social que pode exercer.
Apesar dessa grande procura, é preciso ter cuidado. Na área da Saúde, a ética, a responsabilidade social e a credibilidade vêm em primeiro lugar. Grande parte dos profissionais de Nutrição não é preparada para fazer a comunicação com o grande público. Pequenos erros em mídias sociais por exemplo, podem ter impacto direto no consultório e no relacionamento com os colegas.
Para valorizar a imagem do profissional sem correr riscos, não basta criar um blog ou postar uma foto Instagram. É preciso definir uma estratégia. A melhor forma de realizar o Marketing para nutricionistas atualmente é através do Marketing de Conteúdo.
“A metodologia do Marketing de Conteúdo é diferente de qualquer propaganda tradicional. Com ela, você não tenta vender seus serviços. Pelo contrário, você oferece ao seu paciente informações que são importantes para ele. Tudo sem esquecer da ética e fortalecendo o nome do profissional ou da clínica como autoridade no assunto”. (Fernanda Daura, Santé Marketing em Saúde).
O Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo tem como base científica os estudos sobre a jornada de decisão dos pacientes. A escolha por determinados profissionais e tratamentos não é aleatória. Todos nós realizamos alguns processos mentais decisivos na hora da escolha. E estes processos mudam à medida que “avançamos” nessa jornada. Vão desde a descoberta de uma oportunidade para tratamento até o relacionamento no pós-atendimento.
O Marketing para nutricionistas, com base nas estratégias do Marketing de Conteúdo, estuda e fornece, a cada momento dessa jornada, informações importantes para cada tipo de paciente. O conhecimento de profissionais especializados em Marketing para a Saúde pode ajudar nessa missão. O trabalho é contínuo. Prossegue, inclusive, após as consultas e tratamentos, com a manutenção de um relacionamento saudável e duradouro.
Com o conhecimento profundo das necessidades dos seus pacientes (e seguidores), suas ações de Marketing tornam-se cada vez mais assertivas. Você não expõe a sua imagem em vão. Os resultados, entre outros, são pacientes mais satisfeitos, que geram mais retornos e indicações. A imagem do profissional se fortalece, inclusive junto aos colegas.
O que diz o código de ética?
O código de ética dos nutricionistas, estabelecido pela resolução CFN nº 599 de 25 de fevereiro de 2018, possui um capítulo dedicado exclusivamente aos meios de comunicação e informação. Nele, o CFN incentiva e garante o direito do profissional de “divulgar sua qualificação profissional, técnicas, métodos, protocolos, diretrizes, benefícios de uma alimentação para indivíduos ou coletividades saudáveis ou em situações de agravos à saúde”.
O código de ética dos nutricionistas vai além. No capítulo IV, artigo 55, diz que “É dever do nutricionista, ao compartilhar informações sobre alimentação e nutrição nos diversos meios de comunicação e informação, ter como objetivo principal a promoção da saúde e a educação alimentar e nutricional, de forma crítica e contextualizada e com respaldo técnico-científico”.
E é exatamente isso que o Marketing de Conteúdo proporciona. Além de informar os pacientes e a população em geral sobre os diversos conteúdos de Nutrição, faz com que a informação chegue correta a quem procura. Além disso, chama atenção para que as pessoas percebam o quanto uma alimentação saudável é importante para a vida. Nesse caminho, o profissional é reconhecido e tem a imagem valorizada. Dessa forma, constrói um processo de construção de autoridade e ganho de visibilidade no meio profissional.
O que o nutricionista não deve fazer?
Apesar das orientações claras do Conselho Federal dos Nutricionistas, muitos profissionais insistem em fazer o próprio Marketing sem atenção às normas. Alguns acabam cometendo erros graves e infringindo o próprio código de ética da profissão. A credibilidade perante pacientes e colegas é a primeira a ser atingida.
Uma prática comum nesses casos, por exemplo, é a exibição do resultado dos tratamentos através de fotos “antes e depois”. Apesar de muito utilizada nas redes sociais, se constitui em uma infração ética. O CFN, no Art. 58o do capítulo sobre meios de informação e comunicação, deixa isso bem claro:
“É vedado ao nutricionista, mesmo com autorização concedida por escrito, divulgar imagem corporal de si ou de terceiros, atribuindo resultados a produtos, equipamentos, técnicas, protocolos, pois podem não apresentar o mesmo resultado para todos e oferecer risco à saúde”.
Ainda de acordo com o capítulo IV do código de ética, o nutricionista deve sempre respeitar o pudor, a privacidade e a intimidade própria e de terceiros. É vedado também ao nutricionista, na divulgação de informações ao público, “utilizar estratégias que possam gerar concorrência desleal ou prejuízos à população, tais como promover suas atividades profissionais com mensagens enganosas ou sensacionalistas”.
Marketing para Nutricionistas
Sabemos que a Nutrição possui diferentes vertentes e especialidades. O público de um nutricionista esportivo pode ser bastante diferente de um nutricionista clínico. Identificar os variados perfis de profissionais e pacientes – e definir a estratégia de Marketing de Conteúdo mais adequada a cada caso – é o papel de uma consultoria de Marketing para nutricionistas.
A Santé entende as suas necessidades. Nossos profissionais possuem mais de 15 anos de experiência no mercado. Converse conosco, tire as suas dúvidas e conheça todas as vantagens que o Marketing para nutricionistas pode oferecer.
*Conteúdo atualizado em outubro de 2019.
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