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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Marketing Digital para Nutricionistas

Quando você tem alguma dúvida, qual é a primeira atitude que toma? Com certeza, entre suas primeiras alternativas está pesquisar no Google, certo? E, assim como você, seus pacientes também utilizam o buscador para responder a questões no dia a dia e procurar serviços – inclusive sobre alimentação. Adotando estratégias de marketing digital para nutricionistas, você pode utilizar isso a seu favor.

Para se ter uma ideia, em 2018, 40% dos brasileiros recorreram primeiro à internet para obter informações sobre alimentação e saúde, enquanto apenas 18% buscaram diretamente um médico ou nutricionista. Esse é um sinal de que os profissionais da saúde precisam se adaptar aos canais digitais e ter uma presença online forte a fim de fidelizar ou conquistar pacientes. E isso não é apenas uma questão de estar na internet, mas de usar as ferramentas corretas para se destacar em meio à concorrência.

Se você busca se reinventar e aproveitar as facilidades que a internet proporciona para aumentar o número de atendimentos, o marketing de conteúdo é imprescindível. Nesse artigo, trouxemos as informações necessárias para você entender porque ele é tão importante e como aplicá-lo na comunicação digital do seu consultório ou clínica.

O que é Marketing de Conteúdo?

Essa estratégia visa engajar o público através de conteúdo relevante e de valor. Ou seja, ao invés das mídias convencionais (TV, Rádio, outdoor, etc) em que consumimos propagandas de forma passiva, no Marketing de Conteúdo o público faz uma busca ativa a fim de solucionar algum problema. E você pode responder a esse questionamento nos mais diferentes formatos: artigos em blog, posts nas redes sociais, vídeos, checklists, e-books… O importante é que  sirvam de ajuda a quem chega até eles.

O objetivo não é vender ou oferecer diretamente um serviço, mas sim reforçar a sua marca e atrair novos pacientes oferecendo informações úteis em momentos de dúvida. Além disso, o marketing de conteúdo se aplica muito bem ao meio digital, sem ferir a ética do Conselho Federal de Nutricionistas – CFM.

Por exemplo, digamos que você publique um anúncio em uma revista. Muitas pessoas irão vê-lo, mas nem todas têm interesse em consultar um nutricionista. Em contrapartida, produzindo um conteúdo de valor em blog, YouTube ou redes sociais, quem estiver realizando uma busca no Google por um nutricionista, poderá chegar até você.  

Se você trabalha com nutrição clínica e escreve um artigo sobre alimentos que ajudam a emagrecer com saúde, pode ser encontrado por um possível paciente que quer saber mais sobre o tema. Tendo a sua dúvida esclarecida, é iniciado um relacionamento de confiança entre vocês que pode levar ao agendamento de uma consulta.

Por que utilizar o Conteúdo no Marketing Digital para nutricionistas?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que auxilia na construção da imagem do profissional no meio digital. Além disso, estabelece uma relação de confiança entre o paciente e o nutricionista através da entrega de conteúdos de valor, desenvolvidos com foco no público-alvo. Explicamos melhor esse e outros benefícios abaixo:

Combate à desinformação:

A internet é a primeira opção de muitas pessoas na hora de tirar alguma dúvida sobre saúde. O problema é que há uma série de informações exageradas ou falsas que podem levar o paciente a fazer suposições erradas sobre o seu quadro. O “Dr. Google”, por exemplo, só fornece informações corretas no primeiro resultado em 36% das vezes. Isso quer dizer que, em apenas 1/3 das pesquisas feitas, o link que aparece no topo da página tem o diagnóstico correto. Basta ver a quantidade de “soluções milagrosas” que aparecem ao se pesquisar por dieta.

Um nutricionista, no entanto, sabe como orientar os pacientes para evitar decisões que afetem a sua saúde. Assim, ao oferecer um conteúdo de qualidade nos seus canais digitais, estará também realizando um trabalho de prevenção.

Confiança e credibilidade:

Esse item está estreitamente relacionado ao anterior. Se você oferece um conteúdo bem escrito e com informações úteis, a percepção de credibilidade do público sobre você aumenta. Dessa forma, é também mais fácil criar um vínculo com esses possíveis pacientes. Além disso, aos poucos, você vai se estabelecendo como uma autoridade na especialidade e pode até mesmo ter seu conteúdo compartilhado em outros canais.

Para ter sucesso, lembre-se sempre de responder às principais dúvidas dos seus possíveis pacientes e de usar uma linguagem simples, para facilitar o entendimento. Essa é uma questão fundamental no marketing digital para nutricionistas.

Conquistar mais pacientes:

As pessoas que consomem seus conteúdos digitais estão mais proensas a agendar uma consulta e saber mais sobre algum tratamento. Além disso, você também pode oferecer conteúdos ricos em troca de informações de contato. 

Os materiais ricos são materiais mais aprofundados, como um e-book com cardápios e outras dicas alimentares para se preparar para disputar uma meia-maratona, por exemplo. Você pode disponibilizá-lo em seu site em troca do endereço de e-mail ou telefone e, a partir daí, iniciar ações de comunicação direta, como e-mail marketing.

Aparecer entre os primeiros resultados no Google:

Se você já tem um site, considere seriamente produzir conteúdos para o blog. Afinal, isso pode melhorar (muito) o seu posicionamento nos resultados de pesquisa. O Google entende que se um site possui textos recentes, de qualidade e mais de uma página explorando esse tema (ou relacionados), ele poderá ajudar quem está pesquisando a encontrar a informação que precisa. E, com um blog atualizado, você estará atendendo a esses requisitos! O algoritmo do buscador, então, prioriza esse conteúdo e pode até mesmo colocá-lo entre os primeiros links do resultado das buscas. 

O que diz o código de ética?

Na estratégia de marketing de conteúdo, o nutricionista deve ficar atento e respeitar o que diz o seu conselho profissional a respeito da propaganda de seus serviços. Essas limitações tem por objetivo promover uma concorrência leal entre os profissionais e, sobretudo, zelar pelo bem-estar dos pacientes.

Abaixo, seguem as três principais proibições:

  1. Não é permitido utilizar mensagens enganosas ou sensacionalistas para promover seus serviços, assim como garantir resultados. Por conta disso, não se deve empregar expressões como “o melhor” ou “o mais eficiente” ao se referir a um tratamento, medicação, procedimento, produto ou profissional.
  2. Não é permitido divulgar o valor da consulta ou realizar promoções e sorteios de procedimentos ou serviços.
  3. O nutricionista também não pode utilizar imagens corporais próprias ou de terceiros, mesmo com autorização, para demonstrar resultados de tratamentos. 

Passamos cada vez mais tempo conectados a nossos smartphones e consumindo informações online. Desse modo, apostar apenas em formas analógicas de divulgação vai impedir que você seja encontrado em sistemas de busca como o Google e impactar negativamente nos seus resultados. É preciso ir até onde o seu público está. Por isso, o Marketing Digital para nutricionistas vem ganhando cada vez mais espaço e inúmeros profissionais já colhem os frutos de suas ações em redes sociais, sites e blogs.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a esclarecer a importância de investir em bons conteúdos no Marketing Digital para nutricionistas. Se você deseja saber mais sobre o tema, confira nosso e-book sobre os mitos da produção de conteúdo na saúde

A Santé é especialista em consultoria de Marketing Digital para profissionais da saúde. Nossa equipe está pronta para te ajudar!

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1 Comentário

  1. Cristiane

    Gostaria de informações sobre valores de marketing digital para nutri

    Responder

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