O caso do médico Denis Cesar Barros Furtado que, de acordo com as reportagens, não possuía especialização em Cirurgia Plástica, mas que realizou o procedimento ilegal que resultou na morte da bancária, Lilian Calixto, de 46 anos, no Rio de Janeiro, no último final de semana, é alarmante. Chama a atenção de todos os bons profissionais da área da saúde para a importância social de realizar o Marketing Ético e de ajudar a combater as informações enganosas divulgadas na internet por pessoas de má-fé.
Sobre o Caso
Lilian Calixto saiu de Cuiabá, em Mato Grosso, onde morava, para fazer um procedimento estético nos glúteos. Foi atendida em um ambiente impróprio, em uma cobertura na Barra da Tijuca, mas precisou ser levada às pressas para o Hospital Barra D’Or no sábado (14) à noite, em estado grave. Acabou falecendo na madrugada de domingo (15).
O médico Denis Cesar Barros Furtado e sua mãe, Maria de Fátima Barros, também médica, responsabilizados pelo procedimento que provocou a morte de Lilian, tiveram a prisão preventiva decretada e, até a publicação desta matéria, estão foragidos.
A namorada do médico também estava envolvida: Renata Fernandes, que começou o curso de Técnico de Enfermagem, mas abandonou os estudos, foi presa. Todos foram indiciados por homicídio doloso qualificado e associação criminosa.
Perigo na Internet
Com 647 mil seguidores no Instagram, o médico Denis Cesar Barros Furtado não possuía especialização em Cirurgia Plástica, não tinha CRM na cidade do Rio de Janeiro e é réu em mais de 10 ações na justiça – além de ter anotações criminais antigas por homicídio, porte ilegal de arma e ameaça.
Contudo, Denis divulgava seus trabalhos na área da Bioplastia na internet. A popularidade fez com que ganhasse o apelido de Dr. Bumbum e fazia com que dezenas de pessoas se deslocassem pelo Brasil para realizar procedimentos estéticos a seus cuidados.
A conta de Denis no Instagram foi apagada e a sua advogada alega que a bancária Lilian Calixto “não apresentou qualquer complicação” durante a cirurgia. Em nota, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica disse que “repudia e reprova procedimentos médicos na área, realizados por não especialistas, e sobretudo nestes moldes. A crescente invasão da especialidade por não especialistas tem promovido cada vez mais casos de insucesso e fatais como este”.
Marketing Ético: o papel dos bons profissionais
É nesse ponto – e em vários outros casos – que destacamos a importância do atendimento às regulamentações do Conselho Regional de Medicina e à ética também na presença digital.
Estas normas, muitas vezes vistas como impeditivas e punitivas, são um guia importante para os bons profissionais. Ajudam a diferenciá-los das pessoas de má-fé e que não têm compromisso com a responsabilidade médica – especialmente na internet.
“De acordo com as normas, por exemplo, os médicos não devem fazer propaganda de cirurgias e terapias, nem publicar fotos de antes e depois de seus pacientes. Os médicos também não podem dar dicas de como realizar procedimentos, mas podem sim prestar informações sobre prevenção de doenças e tratamentos, desde que estes tenham comprovação científica e que os profissionais possuam formação para tal”. (Fernanda Daura, Santé Consulting).
Essa postura sóbria exigida pelo CFM é coerente com os princípios da Medicina e uma ótima maneira de conquistar credibilidade perante o público. Contrasta sobremaneira com o sensacionalismo e a exposição exacerbada tão comuns na rede.
Conteúdo de Qualidade
Tão importante quanto a postura ética na internet, é a produção e publicação de conteúdos de qualidade, que possam esclarecer a população e ajudar no combate às informações enganosas da rede. Um importante papel social, que pode ajudar a evitar casos como o de Lilian.
Consultorias especializadas em Marketing em Saúde podem auxiliar a realizar a promoção da imagem profissional e dos serviços sem ferir a ética. Um caminho interessante é a produção de conteúdos informativos, para posts em redes sociais e blogs, vídeos e ebooks. O importante aqui é que sejam elaborados de forma profissional, com base em entrevistas com o médico e embasados por estudos e pesquisas, e publicados para acesso do público em geral.
Além de qualidade científica, as informações cativam e fidelizam as pessoas, diminuindo o impacto de publicações enganosas e destacando a imagem dos bons profissionais.
Fortaleça a sua presença digital com o Marketing Ético e ajude a divulgar informações de qualidade. A Santé é especialista em Marketing para a Saúde. Nossos profissionais possuem mais de 17 anos de experiência no mercado. Conte conosco!
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