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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

O que é Jornada de Decisão do Paciente

Quando um paciente precisa consultar um profissional da Saúde, a primeira ação costuma ser buscar uma indicação entre amigos e parentes. Porém, recebendo ou não a indicação, seu próximo passo é a internet. Seja para encontrar o contato da clínica ou para saber mais sobre o profissional indicado, é no Google que o paciente vai pesquisar. E, se não recebeu indicação alguma, é também na web onde vai buscar por opções de profissionais que poderão atendê-lo em sua necessidade. Esses passos precedem a sua chegada ao consultório e representam a jornada de decisão do paciente.

O que é a Jornada de Decisão do Paciente

A Jornada de decisão do paciente começa quando ele vai em busca por informações para suprir uma determinada necessidade. Assim, pode ser a procura pelas possíveis razões de determinada condição de saúde, pela solução de um problema, por um profissional ou especialidade. Tudo depende do momento no qual ele se encontra dentro da sua jornada.

Por exemplo: uma pessoa com dores frequentes no joelho pode realizar uma busca no Google pelo termo “o que causa dor no joelho”, “o que fazer para diminuir a dor no joelho”, “ortopedista especializado em joelho”, “reumatologista na cidade XYZ”.

Conteúdo com Base na Jornada de Decisão do Paciente

Os estudos de Marketing comprovam que a opção por determinados profissionais e tratamentos não é aleatória. Todos nós realizamos alguns processos mentais decisivos na hora da escolha. E estes processos mudam à medida em que “avançamos” na jornada de decisão. Dessa forma, são diferentes desde a descoberta de uma oportunidade para a saúde até o relacionamento no pós-atendimento.

A jornada de decisão do paciente é então um modelo utilizado para definir em que estágio do processo o paciente se encontra. Conhecê-lo e guiá-lo, de forma ética e responsável, até a melhor solução. Com isso, oferecer informações aos pacientes para todos os momentos da sua jornada é uma forma eficaz de levar esclarecimentos às suas dúvidas. Mais do que isso, é uma forma de posicionar-se no meio digital como autoridade no assunto. 

Assim, ao produzir conteúdo com base na jornada de decisão dos pacientes, você não só cumpre o papel de prestar informações de qualidade e de esclarecer a população, mas vai além. Você divulga seu conhecimento aos seus pacientes e àqueles que se interessam pelo tema – potenciais pacientes.  

Em vez do caráter comercial da antiga publicidade, a produção de conteúdo com base na jornada de decisão oferece aos pacientes todas as informações que eles procuram. Dessa forma, as pessoas tornam-se mais esclarecidas e conhecem o seu trabalho. Você divulga a sua imagem através da educação, algo que os códigos de ética da área da saúde incentivam e valorizam.

Estágios do Paciente na Jornada de Decisão

Na era digital, a jornada de decisão é mapeada, em grande parte, com base nas palavras-chaves que um determinado paciente busca na internet. Assim, é possível oferecer informações que vão ao encontro das necessidades reais das pessoas.

“O papel da jornada de decisão no Marketing de Conteúdo é se antecipar à demanda, planejar conteúdos para os perfis de pessoas mapeadas e se perfeiçoar, a cada experiência. Toda vez que o Marketing entra em ação, ele torna-se mais eficaz e assertivo.” – Fernanda Daura, Santé

5 estágios da Jornada de Decisão:

1. Aprendizado e descoberta:

Esta é a primeira etapa do processo. Nela, o paciente ainda não sabe muito bem sobre o tratamento que precisa. O objetivo é despertar o interesse e fazê-lo perceber a importância de determinada questão para a sua saúde.

2. Reconhecimento do problema:

Nesta etapa, o paciente identifica que tem uma oportunidade/alternativa para a sua saúde. Começa, então, a pesquisar mais sobre esse tema e por possíveis soluções.

3. Consideração da solução:

Essa é a fase em que o paciente já identificou algumas possíveis soluções para resolver o seu problema. Passa a avaliar as alternativas para isso. Nesta etapa, é importante informá-lo sobre a real urgência e a necessidade do tratamento. Caso contrário, o paciente pode identificar que existe uma solução para o seu problema, mas não se empenhar tanto assim para resolvê-lo.

“É comum escutarmos de profissionais da saúde que muitos casos, que poderiam ter sido resolvidos antes e de forma mais simples, acabam chegando ao consultório quando o estado do paciente já é crítico. O motivo para isso pode estar relacionado à falta de informação nesta fase decisiva da jornada.” – Fernanda Daura, Santé.

4. A decisão pelo tratamento/profissional/clínica:

Nesta etapa, o paciente já está comparando as opções disponíveis para o seu caso. Pesquisa clínicas e profissionais, avalia prós e contras para definir qual é melhor para seu contexto. Aqui, é importante ressaltar os diferenciais competitivos de cada uma das soluções oferecidas.

5. Pós-atendimento:

Esta etapa é um grande diferencial. Muitas clínicas dedicam-se apenas aos estágios anteriores à consulta e esquecem-se dos pacientes depois disso. Nesta etapa, você já sabe quais são os interesses e necessidades dos pacientes. Assim, pode-se manter um relacionamento e fidelizar seu público oferecendo apenas informações relevantes. 

Marketing de Conteúdo 

Com o auxílio dos estudos da jornada de decisão, o Marketing de Conteúdo fornece, a cada momento, informações importantes para cada tipo de paciente. O conhecimento de profissionais especializados em Marketing para a Saúde pode ajudar nessa missão. O trabalho é contínuo e prossegue, como vimos, após as consultas e tratamentos, com a manutenção de um relacionamento duradouro.

Com embasamento comprovado cientificamente e com o conhecimento profundo das necessidades do seu público, suas ações de Marketing tornam-se cada vez mais assertivas. Você não expõem a sua imagem em vão. Os resultados, entre outros, são pacientes mais satisfeitos, que geram mais retornos e indicações. A sua imagem se fortalece como autoridade em sua especialidade, inclusive junto aos colegas. 

Conheça todos os ganhos que os estudos da jornada de decisão do paciente podem trazer para a sua clínica. Procure uma agência de Marketing em Saúde e conheça os benefícios de contar com ajuda especializada. A Santé tem mais de 20 anos de experiência. Converse conosco e fortaleça a sua imagem com ética.

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