Ignorar a forma como os seus pacientes se comunicam pela internet já não é mais possível. Mesmo que o profissional da saúde seja avesso às ações em mídias sociais e não participe de nenhuma delas, a maioria das pessoas que precisam realizar algum tratamento ou consulta procuram por isso. Elas querem informações que podem interferir diretamente em suas vidas. Hoje, existem sites dedicados exclusivamente à procura e avaliação de profissionais da saúde, como o Doctoralia, por exemplo.
As pessoas querem saber mais sobre as suas qualificações, ver sua imagem e, principalmente, fundamentar as indicações que recebem, de amigos e parentes. Por isso, vão ao Google, aos grupos de Facebook e tantos outros recursos atualmente disponíveis.
Ganhar visibilidade e, ao mesmo tempo, proteger a sua reputação nesse cenário não é tarefa fácil. No entanto, com as estratégias de Marketing Digital – como o Marketing de Conteúdo – isso pode ser feito de forma eficiente. As redes sociais são uma alternativa poderosa e barata de posicionar o seu nome no mercado, especialmente para os pequenos consultórios e clínicas.
Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para os profissionais da saúde. São ações em mídias sociais que vão ajudar a alavancar e a proteger a sua imagem. Dessa forma, você poderá ficar tranquilo toda vez que alguém digitar o seu nome no Google. Vamos a elas:
1. Faça uma boa escolha das mídias sociais
Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, LinkedIn etc… A variedade de redes sociais é enorme. Cada uma delas possui pontos fortes e fracos. No entanto, você não precisa ter medo. Faça uma pesquisa e esteja onde o seu público está.
É difícil encontrar hoje uma pessoa que não use o Facebook. Com 2,41 bilhões de usuários, é a maior rede social do mundo. No entanto, o Facebook não é feito apenas de perfis pessoais. As “Páginas” são a forma ideal para o perfil de clínicas e consultórios nesta rede. Elas oferecem dezenas de recursos, inclusive de publicidade.
O Instagram, com 400 milhões de usuários, cresce a cada dia. Nesta rede, a prioridade são fotos e vídeos. Assim como no Facebook, também é possível criar perfis comerciais e anunciar nesta mídia.
Se o seu forte são os vídeos, invista no Youtube. O canal tem grande força e oferece, ainda, bom posicionamento orgânico no Google.
2. Seja visto da forma correta
Um perfil profissional deve refletir credibilidade. Você deve ser visto nas redes da mesma forma como é visto pelos seus pacientes dentro do consultório. Por isso, é importante que a sua página e/ou perfil comercial tenham:
Seu nome Verdadeiro
Evite usar números e outros caracteres. Use o seu nome legítimo e procure repeti-lo da mesma forma em todas as redes sociais que possuir (assim os seus pacientes poderão identificá-lo facilmente). Se preferir ter um perfil pessoal e um profissional, utilizar “Dr.” na frente do seu nome é uma opção. Ou, ainda, sua especialidade (Cardiologista Dr. Fulano de Tal). Isso vai ajudar seu público a encontrar seu perfil profissional.
Informações Completas (com cuidado)
Diferentes redes sociais possuem diferentes tipos de “questionários” a serem preenchidos. Nos perfis comerciais / páginas, essa etapa já não é detalhada. Mas, se ainda mantiver um perfil pessoal, tome cuidado com pontos polêmicos como política e religião. Aliás, esses assuntos devem sempre ser evitados nas suas publicações. Além disso, lembre-se sempre do código de ética da sua profissão.
Imagens Profissionais
Evite filtros e edições exageradas. As suas fotos irão identificar você para os seus futuros pacientes. Por isso, mantenha uma imagem verdadeira. Apareça na imagem da mesma forma como você costuma atender no consultório. Para os profissionais da saúde, é recomendado o uso do jaleco e um fundo neutro. Se possuir barba ou usar óculos, cuide para que a foto mostre estes elementos. Isso irá ajudar o paciente a identificá-lo mesmo em telas pequenas, como nos celulares.
Em redes sociais como o Facebook e o Instagram, você pode adicionar o link direto da sua clínica ou consultório no seu perfil ou bio. Também é interessante criar uma Hashtag própria, que irá compilar tudo o que falarem sobre você. Citar alguns hobbies e áreas de interesse além das profissionais pode ajudar a dar mais personalidade para o seu perfil.
3. Delimite o público-alvo nos anúncios
Apesar do acesso global, as redes sociais possuem um alto poder de segmentação. Serviços de geolocalização podem ajudá-lo a aproximar-se ainda mais do seu público alvo. Nos anúncios, esse poder é ainda maior. Ferramentas como o Google e o Facebook permitem que você crie anúncios específicos para determinadas áreas, idades, sexo, horários e etc. Por isso, uma das ações em mídias sociais mais importantes é o planejamento. Você deve conhecer os seus pacientes. Saber quais sãos os diferentes perfis de pacientes que atende e quem é o seu paciente ideal.
4. Responda de forma rápida
Uma vez que você já esteja nas redes, e que tenha definido quais são as características dos seus pacientes, eles irão começar a falar com você. E esse momento exige atenção. Responder com rapidez, cordialidade e clareza é a solução. Tenha em mente sempre o que dizem os códigos de ética. Uma conversa não pode se tornar uma consulta online, por exemplo. Consulte nosso post sobre o tema: “Como responder mensagens nas redes sociais”.
Se você receber algum comentário negativo, mantenha o profissionalismo. Mostre-se atento, responda e ofereça um canal de comunicação privado para continuar o relacionamento. Isso irá mostrar para os outros que você se preocupa com a satisfação e qualidade dos serviços oferecidos.
5. Divulgue informações de qualidade e com personalidade
Na internet, o profissional da saúde torna-se uma fonte de informações. Por isso, tenha muito cuidado com todos os materiais que posta – inclusive com aqueles que você curte em outras páginas. Divulgue em seu perfil apenas informações relevantes e comprovadas cientificamente. Atenha-se a sua área de atuação.
Um ponto interessante pode ser a divulgação de informações adquiridas em cursos de especialização e congressos. Sempre que possível, dê também a sua contribuição pessoal. Fale da sua experiência profissional na área. Complete os dados técnicos com o seu parecer. Isso mostra que, além de atualizado, você possui experiência.
Da mesma forma, fique atento às matérias que surgem na grande mídia. Reportagens em telejornais podem gerar questionamentos. Você pode, em suas redes, retomar o caso e esclarecer, com parecer profissional, as dúvidas dos seus pacientes. No entanto, tome cuidado com polêmicas e fale apenas sobre o que for do seu conhecimento.
6. Faça contatos
Aproveitar as redes para fortalecer contatos e estabelecer novas relações profissionais é uma estratégia inteligente. Além de render novos seguidores, pode fazer crescer o número de indicações. Por isso esteja atento aos profissionais que já estão executando ações em mídias sociais. Sempre que for “repostar” uma informação de um colega, dê os devidos créditos. Isso cria uma relação de confiança entre profissionais e mostra para os seus seguidores que você possui relacionamento com outros profissionais de sucesso. Mantenha a política da boa vizinhança. Uma postagem com o seu nome no perfil de outro profissional pode representar um ótimo ganho para a sua imagem.
Outro ponto importante para os profissionais que recebem pacientes por indicação de outros colegas: use o Linkedin. A rede somente agora começa a ganhar força no Brasil. Porém, é excelente para a construção da sua autoridade na especialidade em que atua. Crie seu perfil e interaja no Linkedin. Sua imagem a longo prazo agradece.
Gestão e Resultados
Existem muitas estratégias para ter sucesso nas redes sociais. Agir com transparência, adotar uma linguagem adequada, monitorar os resultados através das métricas corretas e elaborar conteúdos atraentes, de qualidade, são apenas os itens básicos para quem deseja ter um posicionamento sólido perante os pacientes em todos os âmbitos. Os profissionais de Marketing conhecem de perto as melhores ações em mídias sociais. Procure uma consultoria especializada em Marketing Digital na Saúde e potencialize os seus resultado. Converse com os nossos profissionais e descubra a estratégia perfeita para você.