Não se engane: o uso do Facebook para médicos, em uma estratégia de marketing, ainda é importante. Por maior que seja o crescimento de outras redes, como o Instagram, o Facebook possui mais de 129 milhões de usuários, somente no Brasil, segundo o Statista. Atualmente, é considerada a rede social mais acessada por diferentes faixas da população – gênero, idade, classe social. Apesar de muitos apontarem uma tendência de queda no número de usuários dessa rede social, ainda representa o canal onde as pessoas passam a maior parte do tempo conectadas. Além disso, o Facebook contempla usuários de diversas faixas etárias. De jovens à idosos, a diversificação do perfil de usuários é uma característica dessa rede tão democrática.
Facebook para Médicos
O uso do Facebook para médicos representa uma ótima oportunidade para o profissional ampliar sua autoridade, desenvolver um relacionamento com o público-alvo, divulgar informações relevantes e, principalmente, ser lembrado (share of mind).
Selecionamos três pontos que fazem do uso do Facebook para médicos uma boa estratégia de Marketing:
1. Público-alvo
Boa parte dos atuais e potenciais pacientes estão conectados diariamente no Facebook. Eles se relacionam com seus pares, com as suas marcas preferidas e também com os seus médicos. A rede social é uma forma de levar a sua informação até ele e àqueles com os quais se relaciona, potencializando e fortalecendo o contato com seu público-alvo. Para que ocorra a conversão de usuário para potencial cliente, é necessário definir as personas e entender a jornada de decisão do paciente. Estes pontos são importantes pilares da estratégia de Marketing de Conteúdo.
2. Página ou Perfil Pessoal
O Facebook oferece duas opções de conta: uma de perfil pessoal e a outra de página. Diante disso, opte pela segunda opção. Ter uma página no Facebook é a forma ideal para promover informações profissionais. Além de permitir a divulgação de endereço de atendimento, mapa, horário, site e telefone, a página oferece recursos de gestão das publicações e de anúncios. Assim, este espaço permite que pacientes e público em geral encontrem informações relevantes sobre você, sua clínica e procedimentos. Além disso, permite que você conheça, analise e gerencie melhor sua estratégia de comunicação.
3. Custo x Benefício
Em comparação ao marketing tradicional, o Marketing Digital apresenta vantagens em termos de investimento e mensuração de resultados. Essas duas grandes vantagens estão bem presentes no uso do Facebook para médicos. Os anúncios – FacebookAds permitem alta segmentação do público-alvo, como gênero, idade, interesses, localidades, etc. Além disso, a rede social oferece recursos para o acompanhamento de resultados. Assim, é possível identificar dias e horários de melhor desempenho, posts mais curtidos, engajamento dos usuários, etc.
Uso do Facebook por médicos x ética médica
Apesar de oferecer benefícios atraentes para a imagem e atuação na área médica, é importante lembrar que a presença no Facebook deve sempre respeitar as regulamentações do CFM – Conselho Federal de Medicina. Selfies com pacientes e outras ações não são permitidas pelo CFM. Leia mais aqui sobre como conciliar a presença nas mídias sociais com a ética médica.
Além da ética médica, o bom senso é essencial para que as ações revertam em resultados positivos de imagem e de novos pacientes. Assim, é preciso atenção às informações publicadas no perfil médico. A dica é: cuidado para não tornar seu perfil nas redes uma extensão do seu perfil pessoal ou da rotina com os pacientes.
Se precisar de ajuda para gerenciar sua presença digital no Facebook e em outras redes de acordo com a ética médica, conte com a Santé. Somos uma agência especializada em Marketing em Saúde.
*Conteúdo originalmente publicado em 2019 e atualizado em 2021.
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