Não há como negar. A revolução digital chegou à área da saúde. Se antigamente as pessoas decidiam através do boca a boca qual profissional consultar, hoje os pacientes reúnem todas essas informações e vão para a internet pesquisar pelos profissionais indicados – para aí sim tirar as suas próprias conclusões. E é nesse momento que o marketing médico é decisivo.
Um dos pilares do marketing médico na atualidade é o marketing de conteúdo. Através dele, informações relevantes sobre a sua área de atuação são produzidas e disponibilizadas nos canais digitais. Dessa forma, quando alguém pesquisar seu nome, especialidade ou tratamento, poderá encontrá-lo da melhor forma possível: distribuindo conhecimento de qualidade.
Em vez do caráter comercial da antiga publicidade, o marketing de conteúdo oferece aos pacientes informações que eles procuram. Você divulga a sua imagem através da educação. E isso é algo que os códigos de ética da área da saúde incentivam e valorizam.
“O papel do marketing médico e de conteúdo é analisar os dados disponíveis, se antecipar à demanda, planejar conteúdos para os diversos perfis de pessoas mapeadas e aperfeiçoar, a cada experiência, as ferramentas utilizadas.” (Fernanda Daura, Santé)
Novas Tendências no Marketing Médico
Apesar de recentes, as técnicas que envolvem o marketing médico e de conteúdo estão em constante transformação. As novas tecnologias representam um desafio, mas também abrem grandes possibilidades de crescimento. Quem deseja estar na frente não pode apenas acompanhar as tendências, deve estar atento e antecipá-las.
Para ajudar você nesse trabalho, os profissionais da Santé elaboraram um guia das 3 principais transformações atuais no marketing médico. São elas:
Pesquisas por Voz
Desde o lançamento da Siri pela Apple, em outubro de 2011, os softwares de assistência pessoal por voz desenvolveram-se muito – e conversar com o celular ficou cada vez mais comum. Especialmente para as novas gerações.
De acordo com a ComScore, até 2020, metade de todas as pesquisas feitas pela internet serão feitas por voz. Dessa forma, em breve, em vez de digitar o seu nome, o da sua clínica, tratamento ou especialidade, o paciente irá perguntar por você, ou por algo relacionado à você, ao aparelho. Uma previsão que tem impacto direto no marketing médico.
“Para sair na frente e aproveitar essa tendência, basta lembrar que as pessoas falam e escrevem de jeitos completamente diferentes. Por isso, os conteúdos devem começar a serem produzidos de uma forma ainda mais dialogada, evitando o uso de palavras e expressões que não são ditas pelas pessoas no dia a dia, pois elas não serão as mais buscadas.” (Fernanda Daura, Santé Consulting).
Na área da Saúde, por conta da imensa quantidade de termos técnicos, isso é um desafio. Cuidados como sempre colocar a expressão popular junto aos termos técnicos podem ter bastante efeito. Um texto que contenha apenas a expressão “Cirurgia de revascularização do miocárdio” por exemplo, pode perder audiência para um que contenha “Cirurgia de revascularização do miocárdio (popularmente conhecida como ponte de safena)”.
Hoje, as pesquisas por voz acontecem quando as pessoas estão com as mãos ocupadas ou dirigindo. Mas, à medida que a tecnologia fica mais inteligente e humana, a tendência é que as pessoas deixem de digitar, conversem mais com os seus celulares e peçam para que o aparelho leia para elas o que você produziu.
Inteligência Artificial
Ser atendido de forma clara, rápida, eficiente e educada faz toda a diferença na escolha de um serviço. Por isso, esqueça os robôs dos filmes de ação. A inteligência artificial da atualidade é muito mais sutil. A tendência, em breve, é que ela esteja ainda mais presente no dia a dia. Inclusive na área da Saúde.
Um bom exemplo disso são os chamados chatbots. Tratam-se de programas de computador que simulam uma conversa humana, automatizando tarefas repetitivas e burocráticas da clínica e do consultório, como tirar dúvidas frequentes e marcar consultas. A economia de tempo e recursos é significativa.
Os chatbots podem receber os seus pacientes todas as vezes que eles entrarem no seu site, perguntando se podem ajudar com alguma informação, por exemplo.
No entanto, a inteligência artificial não faz milagres – ela faz apenas aquilo para que foi programada. A grande diferença é que ela é capaz de entender e de responder da forma correta perguntas feitas de várias maneiras.
Além de atender e compreender o paciente quando ele mais precisa – e de oferecer as respostas básicas ao que ele procura – o chatbot pode ajudar muito mais. Serve também para manter um relacionamento digital e, até mesmo, coletar informações úteis para o marketing médico, como dados de possíveis pacientes e seus interesses.
É possível instalar um sistema de inteligência artificial no chat do facebook – para todos que acessarem a sua rede – ou dentro de uma página exclusiva para pacientes, que exija login e senha. O que irá determinar isso é o objetivo do profissional da saúde.
É importante lembrar que a Inteligência Artificial não substitui o atendimento humano. Existem demandas mais complexas que o programa não irá conseguir resolver. Nesses casos, é importante que o chatbot encaminhe o paciente para ser atendido por uma pessoa disponível.
Algumas funcionalidades da Inteligência artificial na área da Saúde, são:
- Pré-atendimento de pacientes;
- Marcação de consultas;
- Analisar estágio em que o paciente se encontra na jornada de decisão (integração com software de marketing).
Viralização dos Vídeos
Já falamos em nosso Blog que os vídeos gravados e as lives estão tomando conta da internet. Seja pela facilidade de expressar ideias, de interagir com pacientes, de cobrir um congresso ou de mostrar os bastidores da clínica ou consultório, essa ferramenta é uma das tendências mais fortes do momento no marketing médico.
Dados do Hubspot mostram que, quando bem feito, os vídeos aumentam em até 300% a taxa de cliques em um email e 80% a taxa de conversão em uma landing page. Nos próximos anos, os vídeos deverão continuar em alta. No entanto, a concorrência fará com que a originalidade e a qualidade do conteúdo seja o grande diferencial. Não basta fazer vídeo. Você tem que fazer o vídeo quando, como e sobre o que os pacientes desejarem.
“Um vídeo interativo, criativo e com conteúdo relevante estimula o engajamento dos pacientes. Os profissionais e as clínicas que usam vídeo para engajar e informar as pessoas vão estar alguns passos na frente das demais.” (Fernanda Daura, Santé Consulting).
Saia na frente. Fique atento às novidades do marketing médico e economize tempo e recursos. As novas ferramentas digitais podem ajudar você a conquistar o reconhecimento que merece, dentro da ética.
A Santé é especialista em Marketing em Saúde. Nossos profissionais possuem mais de 15 anos de experiência no mercado. Conte conosco para desenvolver sua estratégia e suas ações de Marketing Médico.
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