Acompanhar as tendências do marketing digital é essencial para quem quer (e quem precisa!) aproveitar boas oportunidades no ano que vem. Afinal, o segmento da área da Saúde vem apostando cada vez mais em visibilidade e você não pode ficar de fora.
Conteúdos humanizados, áudio marketing, newsletter e vídeo marketing são grandes apostas para 2020. Para saber mais, leia o nosso conteúdo completo e prepare-se para o ano novo!
Principais tendências do Marketing Digital para o ano que vem
Conteúdos Humanizados
“As pessoas esquecem tudo, mas não esquecem quando você provoca uma emoção nelas”. A frase foi dita pela especialista em Marketing Liliane Ferrari, em sua apresentação do RD Summit 2019. A colocação da especialista reforça uma das principais tendências para o ano que vem: a humanização dos conteúdos digitais.
Seja no e-mail, no Linkedin ou no marketing em geral, para 2020 o que fará a diferença será a capacidade do criador de conteúdos em humanizar a sua produção. Nós já falamos aqui no blog sobre a importância da humanização na área da saúde – e como isso também faz parte da estratégia de marketing digital. O termo é bonito e chama a atenção. Mas, afinal, o que é um marketing digital humanizado?
Marketing humanizado tem muito a ver com a criação de conteúdos personalizados. Afinal, o público acompanha pessoas e conteúdos com os quais ele sente que pode estabelecer uma conexão. Dessa forma, quem busca maior engajamento em seus conteúdos precisa investir em materiais que provoquem empatia e reconhecimento em quem o consome. Quanto mais as pessoas sabem seu nome, conhecem um pouco do seu dia a dia e sentem que são próximos a você, mais elas irão acompanhar as suas redes sociais.
Além disso, outra dica fundamental é tratar os clientes como pessoas e não como uma massa. Para isso, interação e a customização de materiais são um grande diferencial.
A era do áudio chegou de vez
Os podcasts ganharam força total em 2019. Segundo uma pesquisa realizada pela Deezer, plataforma de streaming, foi registrado um crescimento de 67% no consumo nacional de podcasts em 2019. Produções sobre variados temas, de comédia à educação, foram sucesso entre o público. Nós já mostramos aqui como a estratégia pode ser bem aproveitada para a área da saúde.
Versões digitais dos programas de rádio podem ser acessadas e consumidas a qualquer momento. Até mesmo enquanto realizamos outras atividades paralelamente. É justamente esse “compartilhamento de atenção” que faz com o áudio marketing e os podcasts sejam uma grande tendência para o ano que vem. No Semana do Futuro do Marketing Digital, produzida pela Resultado Digitais, Albert Hayfaz, CEO e cofundador do Vooozer destaca o áudio como uma possibilidade de passar mais tempo com o cliente.
Um exemplo: segundo o IAB Brasil, 79% dos ouvintes consome o podcast quando está se locomovendo ou realizando algum trajeto. Se juntarmos essa informação com a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC), divulgada em 2018, de que, nas grandes cidades, o tempo médio diário gasto em deslocamento é de 2h28, fica fácil perceber como os recursos em áudio podem ser atrativos.
Com o podcast, além de produzir conteúdos que atendem às demandas das suas personas (como você já deve fazer no seu blog), você tem a oportunidade fazer isso em uma plataforma diferenciada.
Newsletter: como você cativa seu público?
Em sua palestra no RD Summit 2019, Ann Handley compartilhou uma dica valiosa: “Quando escrevo para a minha newsletter, penso em um assinante. Independentemente do número de pessoas que recebem, você envia para uma caixa de entrada”. A fala de Handley reforça algo que será essencial em 2020: a personalização de conteúdos para os consumidores. Para isso, e-mail marketing e as newsletters são grandes aliados.
A newsletter é ainda um dos bons canais de comunicação com o seu público. Ficou receoso por achar que o e-mail é “coisa do passado”? Então, saiba que o The New York Times destaca a importância desse canal de comunicação no artigo “A nova rede social que não é nada nova”.
O e-mail marketing pode, inclusive, ser uma forma de colocar em prática a primeira tendência citada no post. Produzir um conteúdo focado em uma única pessoa é uma excelente maneira de humanizar a sua produção. Além disso, outra vantagem do e-mail é a segurança. Você sabe que a newsletter chegará ao seu destino – algo que não é tão garantido com outras redes sociais.
Vídeo Marketing: tendência que permanece
Não é de hoje que os vídeos são um sucesso. Atrás apenas do Google, o YouTube é a segunda plataforma mais usadas para buscas no mundo. Assim, profissionais da saúde podem e devem aproveitar as vantagens que ele oferece, como nós já mostramos aqui no blog.
Caso você não queira inaugurar um canal no YouTube, uma maneira prática e simples e utilizar o vídeo marketing é por meio dos stories do Instagram. Diferentemente do feed, permitem a produção de um conteúdo muito mais dinâmico, e a interação com o público é maior. A oferta instantânea de conteúdo e a autenticidade são grandes vantagens dos stories.
Além disso, os recursos do próprio aplicativo permitem que o usuário inove. Caixa de perguntas, enquetes, testes… Tudo isso continua sendo aposta para o ano que vem e o profissional da saúde também pode aproveitá-los.
O ano novo está quase chegando e é preciso estar ligado nas tendências do marketing digital. No blog da Santé são compartilhadas dicas, novidades e informações relevantes sobre o Marketing Digital em Saúde. Portanto, se você é profissional da área, atua em clínicas ou Hospitais, confira nossos conteúdos.
Ficou interessado em saber como aplicar as tendências do marketing em 2020 para o seu negócio? Entre em contato conosco.
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