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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Reels para profissionais da saúde: o que postar

Lançado oficialmente em 05 de agosto de 2020, o Reels é uma ferramenta do Instagram que permite a criação de vídeos curtos (entre 3 e 30 segundos). Ele se diferencia dos vídeos nos stories por possibilitar a junção de vários clipes e ajuste de velocidade. Além disso, esse formato proporciona a inserção de áudio e efeitos em um único vídeo e não desaparece depois de 24 horas. As criações podem ser compartilhadas no feed e na aba “Explorar” do aplicativo. Tudo isso faz do Reels um aliado dos profissionais da saúde que desejam reforçar sua marca e atingir novos públicos.

Por que utilizar o Instagram Reels?

As redes sociais estão sempre se atualizando, a fim de manterem os usuários engajados e com o Reels não foi diferente. Seu desenvolvimento foi uma estratégia para desacelerar o crescimento do TikTok, que está se tornando cada vez mais popular, principalmente entre os jovens. O objetivo é fornecer conteúdo de maneira rápida, dinâmica e divertida ao público.

E esse mix de informação e humor explica parte do sucesso do recurso. Afinal, leva à forma básica como as redes sociais operam: dão recompensas rápidas e fazem os usuários se sentirem bem. Assim, estimula a permanência no aplicativo.

Um outro fator que explica as boas métricas do Reels é a tendência do vídeo como formato favorito e mais consumido na internet. De acordo com o próprio Instagram, até o fim deste ano, esses produtos no celular devem representar 78% do tráfego total de dados móveis.

Além disso, por ter sido lançado há menos de um ano, o algoritmo do Instagram favorece os Reels. Sendo assim, aumenta as impressões (o número de vezes em que uma publicação aparece na linha do tempo dos seguidores). Também disponibiliza um espaço exclusivo para o formato na barra explorar. Assim, usuários que ainda não te acompanham podem visualizar seu conteúdo e tornarem-se seguidores.

Usando o Reels para profissionais da saúde estrategicamente

Se você já teve contato com a ferramenta, deve estar se perguntando se, para utilizar o Reels, deve fazer dancinhas ou usar efeitos que mudem a alterem o seu rosto ou voz. A resposta é não. Essas, é claro, são possibilidades que podem ser exploradas. Mas sabemos que há temas que demandam uma maior seriedade do profissional a fim de conquistar a confiança do público – ainda mais em questões relacionadas à saúde. E, como sempre falamos por aqui, é preciso entender o perfil dos seus pacientes para produzir conteúdos que estabeleçam um laço entre vocês – sejam eles dancinhas ou não.

Por isso, listamos algumas possibilidades para você começar a utilizar o Reels de forma estratégica e aproveitar todos seus benefícios.

Eduque o público:

Esse é o coração do marketing digital. Se você explica ao público determinadas doenças, sintomas, condições e tratamentos que têm a ver com sua especialidade, eles podem se dar conta mais cedo que precisam procurar um profissional da saúde. E, se já confiam nos seus conteúdos, podem marcar uma consulta com você. Assim, você pode:

  • Dar dicas rápidas de hábitos alimentares, cuidados com a pele, exercícios para postura, enfim, informações que possam trazer benefícios à saúde dos seguidores;
  • Responder a perguntas dos seguidores que você recebe na caixa de entrada ou até mesmo na caixinha de perguntas do Instagram Story;
  • Explicar como determinado tratamento ou equipamento funciona.

Fortaleça a sua marca pessoal ou da sua clínica:

Além de educar o público, profissionais da saúde podem utilizar o Reels para deixar transparecer sua personalidade e valores. Nas redes sociais, interagimos mais com aqueles com quem sentimos uma conexão, e por isso é tão importante humanizar os conteúdos. Assim, você pode:

  • Registrar mais do dia a dia do seu consultório;
  • Mostrar a sua rotina de estudos e atualizações;
  • Falar mais sobre o seu propósito enquanto profissional.

De olho nas tendências

Acompanhe Reels de outros perfis, sejam eles relacionados à saúde ou não. Preste atenção nas músicas e em outros recursos que utilizam em seus vídeos. Esse formato tem uma capacidade bem alta de viralização e, logo, você pode aproveitar as tendências para apresentar conteúdos de forma divertida. 

Ficou mais claro como utilizar esse recurso na sua estratégia de marketing digital? Essas são apenas algumas das possibilidades do Reels para profissionais da saúde. Elas vão ajudar em uma interação mais próxima e de confiança com o público.

Reels: o que fazer?

Agora que você já sabe que conteúdos trabalhar no Reels, é o momento de aprender um pouco mais sobre como elaborá-los. É preciso definir uma linguagem para os vídeos. Lembre-se que um tom mais informal aproxima o público. Então, evite utilizar termos muito técnicos e jargões da sua especialidade. E, se tiver que utilizá-los, lembre-se sempre de explicá-los.

Para acessar o Reels, basta ir até a aba stories e procurar essa opção. Lá, você vai se deparar com uma série de recursos de edição que são um dos seus maiores diferenciais. Você pode utilizar o seu próprio áudio, os que estão disponíveis na biblioteca do Instagram e até mesmo áudios originais de outros vídeos. 

É possível também inserir efeitos, como aqueles utilizados nos stories e de tela verde, caso você não queira usar como fundo o local onde você está. Inclusive, esse é um recurso bem interessante para a área da saúde, pois você pode colocar como fundo do seu vídeo imagens da condição ou tratamento que está explicando. E, ainda, é possível inserir diferentes clipes e ajustar a velocidade, reduzindo ou aumentando, para tornar os vídeos mais dinâmicos.

Comece a utilizar o Reels 

Se você quer começar a utilizar o Reels tão logo acabar de ler esse texto, temos algumas outras dicas. Assim como no restante da estratégia de marketing digital, é necessário fazer um planejamento e manter uma frequência de publicações. 

Outro ponto muito importante: faça testes. É possível que você não goste do seu primeiro Reels. Contudo, isso pode ser uma questão de ajuste de linguagem, formato ou até mesmo de apresentar uma maior desenvoltura em frente à câmera. Essas coisas só são possíveis de descobrir com testes. Lembre-se: a prática leva à perfeição, não desista na primeira vez!

Por fim, lembre-se sempre de consultar as normas do Conselho de sua especialidade sobre o que pode ou não pode ser divulgado nas redes sociais para apresentar informações de forma responsável. 

Se precisar de ajuda para desenvolver a sua estratégia de Marketing Digital, conte conosco! Somos especializados em marketing de saúde e estamos à disposição para conversar, entre em contato.

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