As exigências impostas pelos conselhos federais e pela sociedade aos profissionais da saúde são muitas. E se aplicam também às questões de marketing, seja médico, odontológico ou de tantas outras áreas. Cuidar da imagem e do posicionamento do próprio negócio requer tempo e conhecimentos. Para muitos, é praticamente impossível conciliar mais uma tarefa em uma rotina já exaustiva. E esse é o primeiro sinal de que vale a pena procurar uma consultoria de Marketing.
Tempo
Em nossa experiência, identificamos muitos casos de profissionais da saúde que investiram recursos e tempo em infraestrutura e qualificação. No entanto, diferente do que acontecia no passado (quando a propaganda tradicional e o boca a boca eram decisivos), isso já não garante mais uma posição confortável no mercado.
Hoje, com as redes sociais, fóruns de discussão e mecanismos de busca, os pacientes procuram na internet a indicação sobre os melhores serviços e especialistas. É preciso ganhar destaque. É preciso posicionar a sua marca profissional da maneira correta e ser visto como referência na área em que atua pelas pessoas que formam o seu público alvo e pelos colegas que indicam o seu trabalho.
Para isso, no entanto, não basta atualizar o Facebook / Instagram. Não basta ter um site apenas para “cartão de visitas” e produzir um texto ou outro para o blog. Para alcançar resultados, é preciso conhecimento técnico, estratégia e muita disciplina.
O Marketing é uma área complexa. Nele, não existem fórmulas prontas. Cada novo cliente de uma consultoria de marketing é um desafio diferente. Entretanto, especialização, conhecimento e experiência na área geram resultados. Como na Medicina, a capacitação técnica já conduz um bom diagnóstico e orienta a conduta. Assim funciona também na consultoria de Marketing.
Gestão
Outro ponto importante, que consome grande quantidade de tempo e exige conhecimentos, é o acompanhamento dos dados. Diferente das mídias tradicionais, o meio digital permite uma maior segmentação. Você pode definir onde, quando e por quem a sua campanha será vista. Porém, para que isso aconteça da melhor forma, é preciso analisar uma série de dados (métricas). As análises são importantes antes, durante e depois de cada ação de Marketing. Assim, tudo é medido, avaliado e gerenciado.
A gestão de Marketing vai muito além dos números de curtidas e compartilhamentos. No meio profissional, esses dados são chamados de “métricas de vaidade’. Pouco ou nada geram de resultados efetivos. Há uma série de outras métricas cujo acompanhamento é mais efetivo. A geração de leads é uma delas. Essa e tantas outras são as que interferem diretamente no retorno do seu investimento. Uma boa consultoria de Marketing deve ser capaz de orientar também quanto ao que medir e como.
Retorno Financeiro
Ao analisar os dados das suas campanhas, a consultoria de Marketing terá nas mãos informações de suma importância para identificar o que está funcionando corretamente e o que precisa ser corrigido. O meio digital oferece respostas rápidas, métricas online. Dessa forma, além de investimentos menores do que nas mídias tradicionais, no Marketing Digital os ajustes são muito mais ágeis. Você ganha tempo e potencializa os resultados.
Imagem e Referência
Uma consultoria de Marketing cumpre um papel muito maior do que apenas “fazer e divulgar anúncios”. Um dos principais objetivos de uma consultoria de Marketing é fortalecer a imagem dos clientes. Torná-los referência nas suas áreas de atuação.
Se você já está com a sua clínica ou consultório montado, atua na área mas não está alcançando o retorno esperado, algo está errado. As pessoas podem não estar vendo o seu trabalho da forma esperada.
Se você deseja, além de retorno financeiro, consolidar a sua imagem perante o público alvo e seus colegas de profissão, esse é mais um motivo pelo qual vale a pena investir em uma consultoria de Marketing.
Uma das ferramentas utilizadas para esses casos é o Inbound Marketing – ou Marketing de Conteúdo. Nele, em linhas gerais, a equipe da consultoria de Marketing faz um diagnóstico do seu cenário e seus objetivos. Mapeia seu público-alvo e a jornada de decisão. Essa jornada é composta pelos processos mentais que todos nós passamos antes de decidir adquirir um produto ou serviço. Parte-se então para a produção de conteúdo relevante para esse público, de acordo com as dúvidas e necessidades mapeadas. Uma vez produzido, o conteúdo é distribuído por meio de site, blog e mídias sociais. É um mecanismo para gerar novos leads (clientes/pacientes potenciais). Inicia-se, a partir daí, o relacionamento digital, que é conduzido até a conversão do lead em paciente, e que se estende até mesmo depois do atendimento, contribuindo para a fidelização.
Importância do Conteúdo
Produzir conteúdo é uma tendência no meio digital que vem se consolidando cada vez mais. Porém, não se trata de qualquer conteúdo, mas de fato de algo relevante. Assim, informações rasas não geram leads. É preciso saber do assunto, ter experiência e responsabilidade em cada publicação.
Uma consultoria de Marketing da área da Saúde possui profissionais de comunicação especializados no assunto. Eles conduzem entrevistas personalizadas, realizam pesquisas e produzem materiais dedicados para cada perfil de cliente e de público, e em cada fase da jornada de decisão. Assim, o envolvimento do profissional da Saúde é fundamental, mas o tempo necessário para dedicar-se a essa atividade é extremamente reduzido quando conta com auxílio profissional.
O profissional da saúde é a fonte principal de todos os materiais (posts em blogs / redes sociais / emails / ebooks), e terá papel decisivo de revisão e aprovação. No entanto, este processo é muito mais assertivo, rápido e econômico do que elaborar todas as estratégias e conteúdos por conta própria.
Consultoria de Marketing: Resultados
A produção de conteúdos baseados nas necessidades e características de cada perfil de paciente cria um canal de relacionamento. Seu público-alvo receberá apenas aquilo que for relevante para ele. A fidelização ocorre de maneira natural.
Outro aspecto importante é a melhora na qualidade dos atendimentos e até no resultados das consultas. Os pacientes chegam mais informados, mais prontos. Aderem mais facilmente aos tratamentos e lidam com os momentos delicados com mais informação e segurança. A satisfação cresce, o número de indicações e retornos também. Pacientes mais informados reconhecem a importância de investir na própria saúde.
Consultoria de Marketing: os limites
Apesar dos resultados já comprovados no Brasil e no exterior, é preciso ter em mente que as técnicas usadas pela sua consultoria de marketing precisam de tempo. Nenhum retorno é imediato. Reposicionar uma marca, fidelizar pacientes, medir, corrigir e tornar o profissional da saúde referência naquilo que faz é um trabalho constante. É preciso envolvimento e paciência. Os resultados, por outro lado, são também duradouros.
Antes de procurar uma consultoria de Marketing, informe-se precisamente no que consiste este serviço. É comum que as pessoas confundam consultoria de Marketing com agência de publicidade ou relações públicas. Tenha consciência que, apesar de poupar muito tempo, você precisará ter um papel ativo na correção e aprovação dos materiais.
Caso tenha alguma outra dúvida sobre o trabalho de uma consultoria de Marketing, fale conosco. A Santé é especializada em Marketing na Saúde e nossa equipe possui mais de 17 anos de experiência 😉
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