Atualmente, médicos, dentistas e outros profissionais da Saúde estão cada vez mais cientes das contribuições do Marketing. As estratégias e ações desta disciplina, quando em respeito à ética, tem colaborado para trabalhar a imagem, promover serviços e auxiliar no posicionamento dos profissionais. Porém, vale investir em Marketing sem uma clínica?
Vantagens de se investir em Marketing mesmo sem uma clínica
Muitos profissionais da Saúde são também empresários, donos de suas próprias clínicas, consultórios e hospitais. Nesses casos, investir em Marketing já é uma prática. Como já mencionamos aqui no blog, pesquisas comprovam a forte tendência de investimento por parte do mercado da área da saúde em estratégias de marketing. Porém, a contribuição do Marketing na Saúde também se aplica aos profissionais liberais.
Valorizar seu nome é trabalhar sua marca. É posicionar-se diante de uma concorrência acirrada entre especialistas. É poder escolher onde e com quem trabalhar.
Além disso, uma das grandes dificuldades dos dias de hoje são as agendas lotadas, sendo a maioria pacientes de convênios. Isso se traduz em falta de tempo para hobbies, família e qualquer outra coisa para um bom retorno financeiro. O Marketing, quando realizado de forma profissional e dentro da ética, pode auxiliar a reverter esse cenário.
Como o profissional da Saúde pode investir em marketing?
Logicamente, a competência profissional e o bom relacionamento com os pacientes são fundamentais. E levar isso ao conhecimento das pessoas ajuda a construir a uma imagem associada ao nome do profissional. É como aumentar o alcance da indicação, da famosa comunicação boca a boca. É o que determina a escolha por um ou outro médico, na maioria das vezes.
Saber divulgar o contínuo aperfeiçoamento profissional é um bom caminho para se começar. A realização de cursos mostra ao público final, colegas e parceiros que você não parou no tempo. Da mesma forma, o reconhecimento recebido por instituições, sejam de Ensino, Pesquisa, Hospitais, etc, também deve ser divulgado. São iniciativas que corroboram com a construção do seu posicionamento como expert em sua área.
Além disso, a prática diária pode também ser uma forma de estreitar o relacionamento com o público. Mostrar-se no dia a dia de trabalho, motivado e disposto a ajudar, aproxima profissional e paciente. Quebra a barreira inicial da primeira consulta, por exemplo.
Outra forma muito interessante é utilizar os canais digitais (site, blog, mídias sociais e e-mail) para disseminar seus conhecimentos. Isso pode se aplicar a seus pacientes ou mesmo seus colegas. É o que chamamos de Inbound Marketing. Parte do princípio de oferecer informações relevantes e gratuitas. Por exemplo: digamos que você é Dermatologista e periodicamente publica dicas para evitar ou lidar com problemas de pele. Isto irá reforçar sua imagem e aumentar o alcance de suas publicações.
Cuidados Essenciais no Marketing
Antes de investir em Marketing, vale ressaltar que uma boa estratégia e estar de acordo com a ética são fundamentais. Apesar de expor seu nome, as ações de Marketing devem ter foco no profissional. Assim, atenha-se às normas do Conselho de sua especialidade e busque orientação profissional. Afinal, apesar de não ser clínica ou consultório, o seu nome e sua imagem são o seu “core business”. Por isso, é essencial atuar de maneira correta.
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