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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Guia para desenvolver um planejamento de marketing em saúde

O marketing é essencial para instituições que desejam se destacar no mercado, aumentar a conscientização sobre seus serviços e atrair mais pacientes. O planejamento estratégico de marketing em saúde deve considerar as características do mercado e suas tendências, os objetivos da instituição e o perfil de pacientes. 

Neste texto, apresentamos um guia para o planejamento de marketing em saúde, destacando estratégias eficazes para alcançar resultados positivos. 

Mas afinal, o que é um planejamento de marketing e qual é a sua função?

Um planejamento de marketing é o detalhamento de estratégias e táticas que a instituição de saúde deve seguir para alcançar seus objetivos de marketing. É como um roteiro que guia as atividades de marketing ao longo do tempo.

Através do planejamento é possível estabelecer objetivos claros e mensuráveis para a equipe, permitir uma análise detalhada do ambiente de mercado, alocar recursos de forma eficiente, bem como avaliar e medir o desempenho das iniciativas de marketing ao longo do tempo.

Por onde começar um planejamento de marketing em saúde?

A seguir, apresentamos 6 passos práticos para um planejamento de marketing em saúde eficiente:

1º passo: Conheça o mercado e o seu público-alvo

Antes de começar qualquer campanha de marketing, é essencial conhecer bem o mercado e o público que se deseja alcançar. Assim, essa etapa envolve:

  • Identificação da demanda: identificar as necessidades do mercado que podem ser atendidas com os seus serviços e quais deles têm maior aceitação;
  • Análise da concorrência: conhecer seus concorrentes, suas fortalezas e fraquezas, oportunidades e ameaças. A análise SWOT pode ser uma ferramenta muito interessante para ajudar nessa tarefa e a encontrar oportunidades de diferenciação.
  • Segmentação do público-alvo: quanto mais claro e detalhado for o perfil do seu público-alvo, melhor. Analise demografia, comportamento e necessidades específicas de saúde. Isso ajuda a direcionar as estratégias de marketing de forma mais eficaz, poupando tempo e investimentos.

2º passo: Desenvolva sua proposta de valor e defina suas metas

Uma vez que você já conhece o mercado e seu público-alvo, é momento de trabalhar seus diferenciais e definir seus objetivos e metas. Nessa etapa, você deve:

  • Identificar sua proposta de valor: o que torna sua instituição de saúde única e valiosa para os pacientes? Destaque seus pontos fortes e o que o diferencia dos seus concorrentes. 
  • Estabeleça seus objetivos de marketing e suas metas: elas devem ser claras e mensuráveis para sua estratégia de marketing em saúde gerar bons resultados. Certifique-se de que suas metas sejam específicas, alcançáveis, relevantes e com prazos definidos (SMART).

3º passo: Defina suas estratégias de Marketing em Saúde

O marketing oferece diversas oportunidades para promover as instituições de saúde. Escolha aquelas que fazem mais sentido para o seu negócio, determine quanto você está disposto a investir em cada uma delas e aloque seus recursos de forma eficiente, considerando o retorno esperado sobre investimento (ROI).

Dessa forma, nessa etapa, você definirá estratégias como estas que apresentamos abaixo e que costumam ser bastante eficazes para instituições de saúde:

  • Presença digital: quem não é visto, não é lembrado. Invista em um site profissional, otimizado para aparecer no Google, e esteja presente nas redes sociais onde seu público-alvo está.
  • Marketing de conteúdo: desenvolvimento de conteúdo de qualidade, relevante e com técnicas de SEO para construir autoridade, melhorar seu posicionamento nos resultados do Google e conquistar novos pacientes.
  • Campanhas de mídia paga: anúncios em Google e em redes sociais para aumentar sua audiência e o seu engajamento.
  • Captação e gestão de leads: capte potenciais pacientes com ofertas de materiais digitais, realize a nutrição da sua audiência com fluxos de automação de marketing conversacional e conquiste mais pacientes para sua instituição.
  • Parcerias com médicos encaminhadores: lembre-se de que, muitas vezes, seus pacientes chegam por indicação de colegas. Estabeleça canais de relacionamento, comunicações regulares e compartilhe casos de sucesso.
  • Eventos e Palestras: promova eventos e palestras educacionais sobre saúde, tanto online quanto presenciais, para reforçar sua autoridade no assunto e estabelecer relacionamento com os participantes. 
  • Experiência do paciente: seja qual for sua instituição de saúde, clínica, hospital, laboratório, etc, oferecer uma boa experiência aos seus pacientes é uma das melhores formas de marketing. Ao mesmo tempo em que promove a fidelização, também estimula as recomendações, indicações e avaliações positivas no Google.

4º passo: Implemente e execute o seu planejamento

Coloque seu plano de marketing em prática, seguindo à risca o calendário estabelecido e utilizando os recursos alocados. Assim, nessa etapa, você irá definir:

  • Equipe de Marketing: você precisará de uma equipe de marketing dedicada, contará com uma agência de marketing em saúde, terá uma consultoria? Analise as possibilidades e defina o que faz mais sentido para você. 
  • Ferramentas: utilize ferramentas de análise para monitorar o desempenho das campanhas, a satisfação dos pacientes e o engajamento online, assim como recursos que irão lhe auxiliar a executar as ações previstas no seu planejamento de marketing em saúde.
  • Feedback contínuo: ajuste as estratégias com base no feedback dos pacientes e médicos e nas métricas de desempenho.

6º passo: Monitore e avalie o desempenho

Com seu planejamento posto em prática, agora é hora de acompanhar o desempenho das suas estratégias de marketing utilizando métricas relevantes para cada canal e objetivo. Analise os resultados obtidos e faça ajustes no seu plano de marketing, conforme necessário, para otimizar o desempenho e alcançar os resultados desejados. 

Como exemplo, nessa etapa do planejamento de marketing em saúde você pode selecionar métricas como:

  • custo por lead;
  • custo de aquisição do cliente;
  • custo por clique e custo por conversão nas campanhas;
  • volume e origem do tráfego para o site;
  • taxas de conversão entre visitantes em leads e de leads em clientes;
  • leads por canal;
  • engajamento nas redes sociais;
  • retorno sobre o investimento (ROI).

Esperamos que esse guia lhe ajude com o planejamento de marketing em saúde da sua instituição. Se tiver dúvidas sobre o tema ou precisar de ajuda, conte conosco! A Santé é uma agência de marketing especializada em saúde e pode lhe ajudar a se posicionar no mercado e obter mais resultados!

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