O marketing é essencial para instituições que desejam se destacar no mercado, aumentar a conscientização sobre seus serviços e atrair mais pacientes. O planejamento estratégico de marketing em saúde deve considerar as características do mercado e suas tendências, os objetivos da instituição e o perfil de pacientes.
Neste texto, apresentamos um guia para o planejamento de marketing em saúde, destacando estratégias eficazes para alcançar resultados positivos.
Mas afinal, o que é um planejamento de marketing e qual é a sua função?
Um planejamento de marketing é o detalhamento de estratégias e táticas que a instituição de saúde deve seguir para alcançar seus objetivos de marketing. É como um roteiro que guia as atividades de marketing ao longo do tempo.
Através do planejamento é possível estabelecer objetivos claros e mensuráveis para a equipe, permitir uma análise detalhada do ambiente de mercado, alocar recursos de forma eficiente, bem como avaliar e medir o desempenho das iniciativas de marketing ao longo do tempo.
Por onde começar um planejamento de marketing em saúde?
A seguir, apresentamos 6 passos práticos para um planejamento de marketing em saúde eficiente:
1º passo: Conheça o mercado e o seu público-alvo
Antes de começar qualquer campanha de marketing, é essencial conhecer bem o mercado e o público que se deseja alcançar. Assim, essa etapa envolve:
- Identificação da demanda: identificar as necessidades do mercado que podem ser atendidas com os seus serviços e quais deles têm maior aceitação;
- Análise da concorrência: conhecer seus concorrentes, suas fortalezas e fraquezas, oportunidades e ameaças. A análise SWOT pode ser uma ferramenta muito interessante para ajudar nessa tarefa e a encontrar oportunidades de diferenciação.
- Segmentação do público-alvo: quanto mais claro e detalhado for o perfil do seu público-alvo, melhor. Analise demografia, comportamento e necessidades específicas de saúde. Isso ajuda a direcionar as estratégias de marketing de forma mais eficaz, poupando tempo e investimentos.
2º passo: Desenvolva sua proposta de valor e defina suas metas
Uma vez que você já conhece o mercado e seu público-alvo, é momento de trabalhar seus diferenciais e definir seus objetivos e metas. Nessa etapa, você deve:
- Identificar sua proposta de valor: o que torna sua instituição de saúde única e valiosa para os pacientes? Destaque seus pontos fortes e o que o diferencia dos seus concorrentes.
- Estabeleça seus objetivos de marketing e suas metas: elas devem ser claras e mensuráveis para sua estratégia de marketing em saúde gerar bons resultados. Certifique-se de que suas metas sejam específicas, alcançáveis, relevantes e com prazos definidos (SMART).
3º passo: Defina suas estratégias de Marketing em Saúde
O marketing oferece diversas oportunidades para promover as instituições de saúde. Escolha aquelas que fazem mais sentido para o seu negócio, determine quanto você está disposto a investir em cada uma delas e aloque seus recursos de forma eficiente, considerando o retorno esperado sobre investimento (ROI).
Dessa forma, nessa etapa, você definirá estratégias como estas que apresentamos abaixo e que costumam ser bastante eficazes para instituições de saúde:
- Presença digital: quem não é visto, não é lembrado. Invista em um site profissional, otimizado para aparecer no Google, e esteja presente nas redes sociais onde seu público-alvo está.
- Marketing de conteúdo: desenvolvimento de conteúdo de qualidade, relevante e com técnicas de SEO para construir autoridade, melhorar seu posicionamento nos resultados do Google e conquistar novos pacientes.
- Campanhas de mídia paga: anúncios em Google e em redes sociais para aumentar sua audiência e o seu engajamento.
- Captação e gestão de leads: capte potenciais pacientes com ofertas de materiais digitais, realize a nutrição da sua audiência com fluxos de automação de marketing conversacional e conquiste mais pacientes para sua instituição.
- Parcerias com médicos encaminhadores: lembre-se de que, muitas vezes, seus pacientes chegam por indicação de colegas. Estabeleça canais de relacionamento, comunicações regulares e compartilhe casos de sucesso.
- Eventos e Palestras: promova eventos e palestras educacionais sobre saúde, tanto online quanto presenciais, para reforçar sua autoridade no assunto e estabelecer relacionamento com os participantes.
- Experiência do paciente: seja qual for sua instituição de saúde, clínica, hospital, laboratório, etc, oferecer uma boa experiência aos seus pacientes é uma das melhores formas de marketing. Ao mesmo tempo em que promove a fidelização, também estimula as recomendações, indicações e avaliações positivas no Google.
4º passo: Implemente e execute o seu planejamento
Coloque seu plano de marketing em prática, seguindo à risca o calendário estabelecido e utilizando os recursos alocados. Assim, nessa etapa, você irá definir:
- Equipe de Marketing: você precisará de uma equipe de marketing dedicada, contará com uma agência de marketing em saúde, terá uma consultoria? Analise as possibilidades e defina o que faz mais sentido para você.
- Ferramentas: utilize ferramentas de análise para monitorar o desempenho das campanhas, a satisfação dos pacientes e o engajamento online, assim como recursos que irão lhe auxiliar a executar as ações previstas no seu planejamento de marketing em saúde.
- Feedback contínuo: ajuste as estratégias com base no feedback dos pacientes e médicos e nas métricas de desempenho.
6º passo: Monitore e avalie o desempenho
Com seu planejamento posto em prática, agora é hora de acompanhar o desempenho das suas estratégias de marketing utilizando métricas relevantes para cada canal e objetivo. Analise os resultados obtidos e faça ajustes no seu plano de marketing, conforme necessário, para otimizar o desempenho e alcançar os resultados desejados.
Como exemplo, nessa etapa do planejamento de marketing em saúde você pode selecionar métricas como:
- custo por lead;
- custo de aquisição do cliente;
- custo por clique e custo por conversão nas campanhas;
- volume e origem do tráfego para o site;
- taxas de conversão entre visitantes em leads e de leads em clientes;
- leads por canal;
- engajamento nas redes sociais;
- retorno sobre o investimento (ROI).
Esperamos que esse guia lhe ajude com o planejamento de marketing em saúde da sua instituição. Se tiver dúvidas sobre o tema ou precisar de ajuda, conte conosco! A Santé é uma agência de marketing especializada em saúde e pode lhe ajudar a se posicionar no mercado e obter mais resultados!
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