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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Serviços de marketing digital para clínicas e hospitais: internalizar ou contratar?

Mesmo que você ainda não tenha feito esse investimento, já deve ter percebido o resultado positivo que serviços de marketing digital trazem para clínicas e hospitais. E, se você está começando a cogitar a ideia de investir, provavelmente uma das primeiras dúvidas que surgiu foi: “contrato uma agência ou eu mesmo devo fazer?”

Não se preocupe, esse questionamento é bem comum e, até o final desse post, você vai descobrir qual é a melhor opção para você e sua clínica.

Que tipos de serviço uma agência de marketing oferece?

Agências de marketing e assessoria podem prestar um leque infinito de serviços, que varia a cada cliente. Enquanto alguns podem se interessar por um pacote mais completo, outros podem querer terceirizar apenas uma parte específica do processo. E tudo bem. O importante é que o cliente esteja satisfeito com as entregas e esteja vendo resultados positivos.

Abaixo, nós listamos para você alguns serviços que podem ser contratados e planejados em agências de marketing:

Criação de site e/ou blog

Como já dissemos em posts anteriores, é de suma importância que seu conteúdo não seja apenas sobre vender seus produtos e sim algo completo, informativo, que a venda seja uma consequência.

Ter um site e/ou blog fortalece a sua marca, agregando credibilidade à clínica/hospital. Lá, podem estar informações sobre suas formações, suas competências, onde atende, além de também conter material de cunho educativo sobre a sua área de atuação.

Produção de conteúdo

Geralmente, quem escolhe contratar uma agência, coloca a produção de conteúdo como um dos pilares centrais de necessidade. Para se tornar uma referência na sua especialidade, é necessário investir e muito em produção de conteúdo de qualidade.

E, quando falamos em produzir conteúdo, estamos falando de praticamente tudo que possa ser informativo: redes sociais, blog posts como esse aqui, materiais institucionais impressos ou digitais, newsletter, dentre outros. Portanto, no momento da contratação é preciso delimitar exatamente o que você deseja que seja feito.

Consultoria de branding

Passar por um processo de branding é fundamental para que os serviços de marketing digital sejam efetivos em sua clínica. É através do branding que sua arca terá uma voz e uma “cara” no mercado. Assim, com cores, logotipo, forma de se comunicar é que seu público se lembrará de você.

É normal que, ao acertar com a agência, você leve referências e deseje algo igual, porém não se esqueça que é preciso encontrar sua própria voz, sua própria autenticidade para ser reconhecido no mercado.

Gestão de mídias sociais

Dentro dos serviços de marketing digital, está incluso o que atualmente é um dos mais buscados: a gestão de mídias sociais.

Todos os dias surgem novas formas de produzir conteúdo para o Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e, às vezes, nem mesmo os próprios usuários comuns conseguem acompanhar. Por isso, contratar uma agência para gerir essa parte pode ser uma boa ideia.

Cada rede social tem sua linguagem, suas métricas e seus mecanismos para criação de conteúdo, logo, é importante estar atento a todas essas diferenças para que você se adeque a cada público de forma adequada.

E-mail marketing e/ou newsletters

Os e-mails marketing servem para que você mantenha seus clientes sempre atualizados nas promoções do momento, datas comemorativas, divulgação de produtos, serviços e eventos. E, na maioria dos casos, quem recebe e-mail marketing já é um cliente/paciente em potencial, por isso, é importante para a manutenção de um relacionamento.

Já as newsletter não tem objetivo de vender algo e sim de fornecer um conteúdo para quem assina. Além disso, por serem enviadas em menor frequência, podem ser mais amigáveis para se começar a construir uma relação mais próxima com seu cliente sem aborrecê-lo com a frequência.

Esses, claro, não são os únicos serviços oferecidos por agências de marketing. São apenas alguns que possam interessar quem está começando a pensar em embarcar no mundo digital para ganhar mais alcance.

Como saber quais tipos de serviços de marketing digital você precisa?

Primeiramente, você precisa saber qual a meta a ser alcançada. Você deseja ser uma referência na sua especialidade? Ter mais pacientes? É muito importante fazer esse alinhamento de expectativa para não acabar se frustrando com os resultados não alcançados.

Estratégias são traçadas para alcançar determinadas metas e dificilmente cumprirão o que não está previsto inicialmente. Por esse motivo, é indispensável que você pense o que quer ou não terceirizar e em quais serviços de marketing digital você quer investir.

Afinal, o que escolher: agência ou internalizar?

Como citamos nos tópicos acima, ao contratar uma agência de marketing e assessoria, você estará designando as tarefas para uma equipe especializada, que saberá o que fazer em inúmeras situações. Talvez, o único momento em que você precise demandar um pouco mais de tempo seja para avaliar materiais e para fazer reuniões periódicas.

Entretanto, ao decidir tocar a comunicação da sua clínica, em qualquer segmento que seja, por conta própria, esteja ciente que será mais uma tarefa para seu dia a dia. Considerando questões como algoritmos, periodicidade e constância no ambiente virtual, este terá que ser um compromisso frequente, como um paciente internado com acompanhamento diário.

Além do mais, se você não é o que chamamos de hard user (um usuário com uma frequência de presença nas redes sociais bem acima da média), precisará se dedicar também aos estudos. Atualmente, é necessário que, para tocar não só as mídias sociais, bem como a comunicação, seja uma pessoa que esteja em constante atualização, que tenha comprometimento na busca por resultados.

Fora a produção e distribuição de conteúdo, lembre-se que também é necessário planejar todo o material, definir metas a serem atingidas e monitorar os dados para saber se os resultados estão sendo atingidos.

E, caso você esteja decidido que terceirizar vá ser a melhor solução para a sua clínica, saiba que tudo isso você pode encontrar em uma agência como a Santé!

Aqui, além da busca de uma relação transparente com nossos clientes, também buscamos que seu envolvimento ao longo do processo, assim, você delega tarefas sem que sua clínica perca a singularidade.

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