É comum que algumas clínicas e consultórios que iniciam uma estratégia de Inbound Marketing identifiquem certa limitação nas primeiras publicações.
Esse processo ocorre pelo fato de que a autoridade digital ainda está em construção e, por isso, o alcance inicial é restrito.
Nesse cenário, a mídia paga entra como uma aliada para acelerar o início da estratégia, aumentando o alcance das publicações, ofertas e conteúdos.
A seguir, vamos explicar quais são os principais formatos de mídia paga que podem ser usados por instituições de saúde que desejam acelerar a consolidação da estratégia de Inbound Marketing.
Quais formatos de mídia paga usar na estratégia de Inbound Marketing?
Para alcançar bons resultados é necessário saber quais são as oportunidades de anúncios com os quais você pode atuar.
São diversas as possibilidades, mas destacamos a seguir algumas das mais populares para direcionar o início da solução.
Conforme você for aprimorando os conhecimentos sobre as mídias pagas, outros formatos podem ser buscados visando expandir sua estratégia.
Links patrocinados
Os links patrocinados são os anúncios exibidos na parte superior da página do buscador do Google quando o usuário realiza uma pesquisa usando uma palavra-chave. Também chamado de Pay-per-click (PPC), a solução permite dar mais visibilidade para o site entre os resultados.
Enquanto a página não estiver bem posicionada organicamente, anunciar no Google é uma boa opção para começar a atrair visitantes.
Os anúncios podem ser criados e segmentados pelo Google Ads (Antigo Adwords) e devem ser definidas as características da campanha, como palavra-chave, recorte geográfico, de tempo etc. A segmentação permite otimizar os recursos usados na solução e aumentar a eficácia dos anúncios.
Remarketing
O remarketing funciona como um reforço ou lembrete para pacientes que já visitaram o seu site. Ele possibilita que os anúncios sejam exibidos em outros sites acessados pelo usuário, fazendo com que ele relembre de sua clínica ou consultório.
Para que seja possível executar esse tipo de mídia, é necessário gerar uma tag com o Google Ads ou Facebook Ads e inseri-la no site.
É possível também definir as listas de remarketing para cada página. Assim, o paciente visualiza anúncios relacionados a seu interesse demonstrado.
Social Ads
Os Social Ads são os anúncios realizados nas mídias sociais. Além de atrair públicos de todos os tipos, as redes sociais também se destacam pela frequência de uso e tempo que os usuários navegam.
Além do relacionamento criado e alimentado nas páginas, por meio de publicações, os negócios podem beneficiar-se de anúncios altamente segmentados.
São diversas as mídias sociais existentes, sendo relevante que seja avaliado pela instituição qual a mais interessante, de acordo com o público-alvo. Veja quais são as principais:
Rede social que concentra maior número de usuários ativos, o Facebook oferece diversas oportunidades de relacionamento com o público por meio da página.
Os anúncios podem ser usados com diversos objetivos, aumento de curtidas na página, conversões, agendamento de consultas ou exames, redirecionamento para o site e interações em posts patrocinados.
O Facebook Ads, usado para gerenciamento de mídia paga na plataforma, oferece diversas opções de segmentação e customização da audiência, permitindo diversas adequações dos anúncios.
O Instagram passou a permitir anúncios no último ano, gerando diversas oportunidades de negócios na plataforma. São mais de 400 milhões de usuários e o gerenciamento ocorre pelo Instagram Ads, que pode ser acessado diretamente pelo Facebook Ads.
Entre as opções, o aplicativo oferece vídeos curtos, fotos, imagens em carrossel e stories. Ele também mantém Calls-to-Action nos anúncios para que o usuário possa ser redirecionado para um site, uma Landing Pages entre outras ações.
Waze
O Waze é uma oportunidade especialmente para negócios locais, pois tem um sistema que exibe o anúncio da empresa quando o motorista está a um raio de 5km da empresa. Caso o motorista fique interessado, pode clicar sobre o ícone e ter mais informações sobre o negócio.
Como clínicas e consultórios são instituições que precisam ter um local próprio, o Waze pode ser uma oportunidade para destacar a sua no mapa e reforçar o seu posicionamento digital.
YouTube
Os anúncios do YouTube exigem que a instituição tenha um público mais ávido por consumir conteúdo em vídeo, além de exigir mais investimento em produções de qualidade. Nessa plataforma, os anúncios são indicados para aumentar a visibilidade da sua clínica ou consultório.
Os anúncios do YouTube são vinculados ao Google Ads e devem ser gerenciados por essa ferramenta.
Native Ads
Native Ads são anúncios relacionados exibidos em sites de notícias e conteúdos. Entre os sites nos quais o artigo patrocinado pode ser exibido, destacam-se Exame, ESPN, MSN e outros portais.
Os anúncios nativos costumam ser exibidos na lateral ou parte inferior das páginas de conteúdo e levam em consideração o contexto e tema do artigo acessado. Esse tipo de mídia paga permite direcionar o usuário para o site, entregando um conteúdo com uma temática que seja de interesse dele.
Conclusão
As mídias pagas, quando unidas à estratégia de Inbound Marketing, oferecem oportunidades de ouro para impulsionar os resultados obtidos.
Além da atenção com a segmentação e definição clara do público a ser impactado, o acompanhamento das campanhas é fundamental para otimizar recursos, melhorar chamadas e analisar quais têm oferecido retorno e quais não.
Mas, lembre-se sempre das particularidades do setor da saúde. Portanto, tenha cuidado com a imagem, não divulgue preços e tente não passar uma imagem muito comercial. O foco precisa ser sempre apresentar uma solução, isto é, ajudar o paciente com um tratamento. O primeiro passo para isso é criar um relacionamento de confiança.
Artigo escrito por Flaubi Farias, editor de conteúdo na Resultados Digitais.
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