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Marketing para Dermatologistas: por que investir?

Quando bem planejadas e executadas, estratégias de marketing para dermatologistas podem trazer bons resultados para o profissional e sua clínica. De visibilidade à construção de autoridade em sua área e novos pacientes, o marketing digital tem muito a contribuir. 

Nós sempre reforçamos como é importante que profissionais da saúde se posicionem no meio digital. Afinal, 26% dos internautas brasileiros têm o Google como primeira fonte de informação sobre saúde. Em relação às redes sociais, somos líderes em número de usuários neste tipo de plataforma.

Além disso, uma pesquisa realizada pelo próprio Google apontou que “cuidados com a pele” representam 9,9% das pesquisas na categoria beleza. O interesse pode ser facilmente comprovado. Basta analisarmos a quantidade de conteúdos sobre o famoso “skincare”. 

Apesar de facilitar o acesso a esse tipo de conteúdo, a internet gera um problema: a falta de confiança. Afinal, com tanta informação disponível, em quem confiar? Nesse post, vamos abordar esse e outros pontos a respeito do marketing para dermatologistas. 

Você vai saber:

Boa leitura!

Por que dermatologistas devem investir em marketing digital?

#1 Divulgação de informação especializada

Assim como em qualquer área da saúde, muitas vezes uma pessoa que quer saber mais sobre cuidados com a pele terá o Google como primeira fonte de informação. Geralmente, as buscas visam a descoberta de solução para um determinado problema. Por exemplo: o que pode ser uma mancha que surgiu em seu rosto ou como tratar queda de cabelo. No buscador, vai encontrar uma infinidade de “diagnósticos”, dicas de prevenção e tratamento.

No entanto, na internet, nem sempre é simples distinguir quais informações são confiáveis ou não – principalmente quando é nosso primeiro contato com determinado assunto. Por isso, é tão importante que profissionais da área, com formação e experiência, estejam ativos no meio digital. 

Em seu site ou mídias sociais, dermatologistas podem – e devem – compartilhar conteúdos relevantes sobre sua área de atuação. Não se trata de realizar consultas ou conduzir diagnósticos, mas de esclarecer dúvidas e ajudar a combater a divulgação de informações falsas. Através desses conteúdos, mais pessoas chegam ao site e encontram, no profissional, soluções ao que estão buscando. Associam, assim, seu nome ao conhecimento necessário para a solução do problema que estão vivenciando.

#2 Construção de autoridade e visibilidade

A oferta gratuita de conhecimentos aproxima o profissional do seu público sem ferir a ética. Além disso, faz com que o profissional seja reconhecido como autoridade no assunto. 

No entanto, é fundamental que o conteúdo tenha qualidade e seja de fácil entendimento. A publicação de bons conteúdos ajuda muito no posicionamento do website do dermatologista nos resultados de buscas realizadas na web. Afinal, aparecer nos resultados das buscas do Google é fundamental em uma boa estratégia de marketing para dermatologistas. 

Além disso, compartilhar informações úteis ao dia a dia dos seguidores é uma forma de criar uma boa relação antes mesmo de o paciente chegar ao consultório. Para isso, as redes sociais são um excelente canal de atração. Com conteúdo relevante, é possível atrair, fortalecer o nome do profissional e atrair seguidores que, em determinado momento da jornada de decisão, podem vir a ser novos pacientes. 

#3 Relacionamento com pacientes 

O paciente está nas redes sociais. E, acredite, você também está!

Como assim? É simples: mesmo que você não tenha um site ou perfil no Instagram, os internautas buscam informações online, fazem recomendações e críticas sobre saúde nas redes sociais. Isso significa que podem estar falando sobre seu trabalho na internet, mesmo que você não esteja lá. 

Por isso, é tão importante fazer parte desse meio. Responder comentários, tirar dúvidas (sem ferir o código de ética, claro), agradecer aos elogios e analisar as críticas. Tudo isso contribui para que você trabalhe a sua imagem perante os pacientes já fidelizados e os que estão considerando em marcar uma consulta em sua clínica.

Marketing para dermatologistas: como fazer

Viu como dermatologistas podem se beneficiar com o marketing digital? Agora, vamos dar algumas dicas para que suas estratégias sejam assertivas e tragam bom resultados para você e sua clínica.

#1 Respeite a ética nas redes sociais

O Conselho Federal de Medicina (CFM) possui diretrizes bem estruturadas com relação à forma como deve ser trabalhado o Marketing Médico. O CFM veta, por exemplo, o uso de expressões como “o melhor”, “resultado garantido” e similares. O Conselho também proíbe que profissionais assegurem ao paciente e/ou seus familiares que o resultado de determinado procedimento é garantido. É proibido também divulgar preço de serviços e usar imagens de “antes e depois”.

#2 Conheça seu público-alvo

Sua estratégias de marketing serão muito mais assertivas se você souber com quem está se comunicando. Para isso, conhecer seu público-alvo é essencial. Ao saber com quem você deve se comunicar, fica muito mais simples criar conteúdos específicos e usar uma linguagem apropriada. Uma estratégia para facilitar a comunicação é a criação de personas, que falamos aqui neste post.

#3 Invista na mídia correta

Instagram e Facebook são importantes para sua performance digital, mas não é só a eles que você deve dar atenção. A produção de conteúdos para outras plataformas como LinkedIn ou o blog do seu site podem ser importantes também. Tudo depende de onde seu público está e dos seus objetivos. Além disso, cada plataforma oferece uma forma diferente de comunicação, o que permite a divulgação do seu trabalho de forma variada.

#4 Invista em anúncios digitais

Cada vez mais, as mídias sociais estão diminuindo o alcance das publicações não patrocinadas (orgânicas). Isso significa que você pode ter 5 mil seguidores, mas seu post não aparecerá para a maioria deles. Além disso, para aqueles que tem a oportunidade de ver sua publicação, ela estará concorrendo com muitas outras no feed. Ou seja: você precisa postar algo realmente atrativo para receber um “like” ou um comentário. Assim, para um bom resultado nas redes sociais, anúncios no Instagram e/ou Facebook são fundamentais. Quanto ao Google, a menos que você já tenha um bom posicionamento orgânico, também vale anunciar. 

A diferença entre anunciar no Google e nas redes sociais é que no buscador a pessoa está procurando um dermatologista ou um tratamento/solução para o seu problema. Dessa forma, o Google Ads costumaser efetivo em trazer mais pacientes ao consultório. Já nas redes sociais, é diferente. Nelas, as pessoas não estão buscando uma solução, mas podem vir a se interessar por algum conteúdo que você publicou. Assim, o apelo do anúncio nas redes sociais é construir uma audiência, dar visibilidade ao seu nome, torná-lo referência em determinado assunto. Dessa forma, quando o indivíduo precisar de algo, irá se lembrar do seu nome. 

#5 Publique conteúdo

Como mencionamos acima, publicar conteúdos relevantes contribui muito na estratégia de marketing para nutricionistas. Em linhas gerais, de duas formas. A primeira, atraindo o seu público-alvo nas redes sociais, construindo uma audiência. A segunda, a conquistar um bom posicionamento nos resultados não pagos nas buscas do Google. Ambos auxiliam a construir sua imagem e a ganhar visibilidade dentro da dermatologia.

Ações de marketing para dermatologistas podem ser simples e eficazes. Para isso, é sempre melhor contar com o auxílio de quem entende do assunto. Nossa equipe é especializada em Marketing Digital para a Saúde e pode te ajudar. Entre em contato conosco!

 

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