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Como iniciar uma estratégia Marketing de Conteúdo para dentistas

Como iniciar uma estratégia Marketing de Conteúdo para Dentistas

Em uma geração movida por mais e mais informações, a forma de fazer negócios e conquistar clientes mudou e, acompanhando essas mudanças, a produção e desenvolvimento de conteúdos que agregassem valor ao consumidor tornou-se fundamental para estratégias de Marketing.

Por esta razão, para se destacar no mercado é necessário mostrar para o seu possível paciente que você tem autoridade no assunto e que poderá solucionar os problemas dele.

E, além de atrair demanda, o Marketing de Conteúdo na Odontologia fideliza clientes, pois a expertise demonstrada através dos conteúdos é um ativo valioso para os negócios.

Neste texto, trouxemos as principais ações para o planejamento de uma estratégia de Marketing de Conteúdo para dentistas. Continue lendo e aprenda tudo o que precisa saber! 

 

Defina Objetivos 

Antes de mais nada, tenha definido os objetivos da sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Você deseja aumentar o número de pacientes, divulgar seu nome, fidelizar seus clientes?

É importante ter essas definições em mente, pois elas vão nortear os tipos de conteúdos que você vai produzir, para quem vai produzir e por onde vai compartilhar.

Com os objetivos definidos, você também terá em mente as métricas e os tipos de resultados que busca para analisar o que está dando certo e corrigir o que pode estar dando errado.

 

Defina a Persona

Com os objetivos definidos, o próximo passo é definir seu cliente ideal, ou seja, a persona do seu negócio.  

A persona é uma definição que vai além de saber informações básicas como faixa etária, localização ou profissão. É necessário ir a fundo e entender quais são as preocupações, hábitos e características deste cliente.

Você pode definir sua persona a partir de uma pesquisa com seus pacientes ou através da avaliação do histórico de atendimento. Se você é, por exemplo, um dentista especialista em endodontia, pode avaliar as características dos últimos pacientes e entender o que tinham em comum além do diagnóstico para tratamento de canal.

 

Canais

Os canais são os meios que você pode utilizar para publicar seus conteúdos. Com os objetivos e a persona definidos, fica mais simples escolher os canais e como investir em cada um deles!

Blog

Através de blog posts você poderá trazer conteúdos extensos e em diversas possibilidades. Você pode trazer textos acompanhados de infográficos, disponibilizá-los em áudio e também em vídeo. 

E, melhor ainda, o blog auxilia no fortalecimento do seu domínio e aumenta muito o tráfego do seu site.

Redes Sociais

É muito importante incluir redes sociais em sua estratégia de Marketing de Conteúdo para dentistas. Afinal, facilita muito o engajamento e a divulgação através do compartilhamento de posts entre seguidores e amigos.

Vale ressaltar que cada rede social possui uma funcionalidade e, ao conhecer a persona e os objetivos da estratégia, você poderá escolher a que mais atende aos seus objetivos.

Esse espaço pode ser aproveitado para trazer imagens e vídeos que desvendam mitos ou que eduquem o usuário, como um conteúdo que fale brevemente sobre quando é necessário realizar uma extração de dente, por exemplo.

 

Produção de Conteúdo para Dentistas

A produção de conteúdo envolve entender como funciona o funil de vendas. É importante atentar-se ao fato de que o funil existe justamente para reconhecer os momentos do usuário no processo de decisão. Assim, considerando que o funil de vendas possui 3 etapas, vale lembrar que nem todos que estão lendo seu conteúdo de fato se tornarão clientes.

Por isso, você deve atrair um bom volume de pessoas com informações relevantes, pois somente parte delas de fato seguirão pelo funil, buscando aprofundar os temas até optarem por realizar uma consulta ou procedimento odontológico com você.

Entenda como atrelar a produção de conteúdos com as etapas de funil de vendas:

Funil de Vendas

Pautas

Suas pautas podem ser definidas pensando em questionamentos recorrentes dos seus pacientes no consultório ou em algo que deseja promover. 

Por exemplo, uma clínica odontológica especializada em implantodontia que recebe muitos questionamentos sobre quanto custa um implante dentário poderá produzir conteúdos voltados a contar melhor sobre mão-de-obra, materiais utilizados e benefícios, trazendo sentido aos valores.

Otimização através de SEO

SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca). É um conjunto de práticas que melhoram seu posicionamento em resultados de pesquisa. Essas práticas garantem resultados orgânicos para os conteúdos produzidos.

As práticas para começar são: 

Palavra-chave

A palavra-chave sempre tem a ver com a solução do problema citado no conteúdo. Escolha palavras que sejam específicas para seu nicho ou para esse problema. Na sua estratégia de comunicação, é importante evitar palavras genérica demais. Ao invés de usar “dentes”, faz mais sentido utilizar “clarear os dentes”, por exemplo.  

URL

A URL é o endereço do seu site, portanto deve ser simples e fácil de memorizar. Esta traz brevemente o que aparece na página, então se por exemplo você escreveu sobre clareamento dental valor, sua url deverá ser site.com.br/clareamento-dental-valor

 

Conquiste seu espaço no mercado

Esse artigo trouxe os principais insights para se considerar ao iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo para dentistas. Além de educar o mercado, a metodologia é eficaz na construção da sua autoridade profissional e vai lhe auxiliar a atrair novos pacientes para o seu consultório odontológico.

 

Conteúdo produzido pelo Blog Clínica Ideal.

 

 

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