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Marketing Odontológico: o que pode e o que não pode?

Marketing Odontológico O que pode e o que não pode por Santé Marketing em Saúde

*Artigo revisado e atualizado em 26 de outubro de 2024.

Com mais de 400 mil cirurgiões-dentistas atuando no Brasil, de acordo com dados do CFO – Conselho Federal de Odontologia, o desafio de se destacar nesse mercado competitivo é cada vez maior. Em 2024, o país alcançou a marca de 402.552 dentistas, o que representa um profissional para cada 504 habitantes.

Em outras palavras, diferenciar-se da concorrência e ganhar a confiança dos pacientes é essencial para o sucesso de qualquer dentista. Nesse cenário, o marketing odontológico surge como a principal solução, oferecendo as ferramentas e estratégias necessárias para se destacar e crescer em um mercado tão disputado.

Mas, é claro, a  atenção à regulamentação é fundamental e, por isso, o Marketing de Conteúdo é uma excelente alternativa. Com essa metodologia, o caráter “mercantilista” é deixado de lado, trocado pela disseminação de informações relevantes ao público-alvo. Tudo sem esquecer da ética e fortalecendo o nome do profissional ou da clínica como autoridade no assunto.

Marketing Odontológico de Conteúdo: o que é e por que é importante?

As estratégias de Marketing de Conteúdo se baseiam em estudos sobre a jornada do paciente – ou seja, é formada pelas fases pelas quais ele passa antes de decidir por uma consulta ou tratamento. Diferentemente do marketing tradicional, esse tipo de estratégia constrói confiança ao posicionar o profissional como uma referência na área, o que é especialmente importante para um público que busca informações antes de realizar procedimentos de saúde.

No Marketing Odontológico, a estratégia de conteúdo proporciona a descoberta de novas oportunidades para a própria saúde. O Marketing de Conteúdo aplicado à Odontologia estuda e fornece, a cada momento, as informações importantes para cada tipo de paciente e de acordo com o estágio em que se encontra na jornada de decisão.

Além disso, nessa metodologia, o relacionamento entre dentista e paciente se estende mesmo após consultas e tratamentos, por meio de recursos como email marketing, blog e redes sociais. Os resultados, entre outros, são pacientes mais satisfeitos, que geram mais retornos e indicações. A imagem do profissional se fortalece e, consequentemente, o retorno financeiro das suas iniciativas.

Por fim, atuar com o Marketing Odontológico de Conteúdo é também cumprir um papel social. Isso porque, através de textos educativos em blogs, ebooks, emails e redes sociais, você pode levar benefícios à saúde da população. Você pode abordar temas como manutenção de saúde bucal, tratamentos específicos e orientações pós-procedimento, o que ajuda a responder dúvidas comuns dos pacientes. Assim, você conscientiza o público sobre temas relacionados à sua área e, indiretamente, fortalece sua imagem como profissional de referência.

Porém, é essencial tomar cuidado. As ações, para serem bem-sucedidas devem ser gerenciadas respeitando a ética e as regulamentações do CFO (Conselho Federal de Odontologia).

Marketing Odontológico x Ética: entenda o que pode e o que não pode

Muitos profissionais não se sentem confortáveis em investir em Marketing Odontológico com receio de infringir a ética. Enxergam a regulamentação do CFO como algo impeditivo e punitivo. Entretanto, em nossa experiência, percebemos justamente o contrário. As determinações do CFO são um ótimo guia, pois orientam como realizar o marketing da sua clínica ou consultório de forma correta, ética e eficiente.

Atualmente, o código que rege a Odontologia é mais flexível. A resolução CFO-196/2019 flexibiliza a publicidade na Odontologia. Ações que antes eram proibidas, como selfies com pacientes e fotos de antes e depois, agora podem ser realizadas. Contudo, nem tudo é permitido e bom senso e ética ainda prevalecem. No nosso blog, nós já aprofundamos a resolução 196 do CFO.

Publicação de selfies

A Resolução 196/2019 autoriza a divulgação de selfies de cirurgiões-dentistas, acompanhados de pacientes ou não. Contudo, o Conselho regulamenta que é necessária a autorização prévia do paciente por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.

De acordo com informações retiradas do próprio site do CFO em outubro de 2024, o Conselho ainda não possui um modelo de TCLE voltado especialmente para esse tipo de assunto. Contudo, caso o profissional obtenha a autorização verbal de um paciente, é importante que também haja a autorização formal (ou seja, por escrito), sobre o uso da  imagem.

Antes e depois na Odontologia

Até a publicação da Resolução 196/2019, esse tipo de prática não era permitido. Com as mudanças, os cirurgiões-dentistas podem utilizar este artifício. Ou seja, você pode divulgar imagens relativas ao diagnóstico e à conclusão dos tratamentos odontológicos.

Esse é um excelente recurso para os profissionais. Afinal, você pode mostrar os resultados do tratamento que é capaz de realizar. Porém, lembre-se: aqui também é necessária a autorização formal prévia do paciente.

Equipamentos e outros recursos

Mostrar imagens do diagnóstico e do resultado do tratamento é permitido, mas cuidado com as imagens de equipamentos e outros recursos. O CFO não permite a utilização de imagens que permitam a identificação de equipamentos, instrumentais, materiais e tecidos biológicos na publicidade odontológica.

Imagens durante o tratamento

As imagens “antes e depois” são permitidas na Odontologia, mas isso não se aplica aos procedimentos. O CFO proíbe a divulgação de vídeos e/ou imagens do transcurso do tratamento ou procedimento, exceto em publicações científicas.

A explicação para essa proibição, segundo o Conselho, é que existe um entendimento de que a exposição a certos procedimentos, como as cirurgias ortognáticas, podem causar medo em pacientes ou futuros pacientes.

Identificação do profissional

A Resolução 196/2019 sobre a publicidade na odontologia reforça a necessidade de identificação do profissional. Segundo a norma, “Em todas as publicações de imagens e/ou vídeos deverão constar o nome do profissional e o seu número de inscrição, sendo vedada a divulgação de casos clínicos de autoria de terceiros”.

A importância de um conteúdo de qualidade dentro do Marketing Odontológico

Pacientes e profissionais distinguem facilmente o que é mera publicidade e o que é efetivamente um conteúdo de qualidade. Diante do conhecimento técnico, abrir mão de um certo tempo para orientar a comunidade – ou contar com uma agência especializada em Marketing em Saúde para tal, é um passo importante no Marketing Odontológico. 

Trabalhar o Marketing Odontológico de forma responsável é possível e obtém resultados efetivos. Você pode encontrar as respostas sobre como fazer isso no próprio código de ética do Conselho Federal de Odontologia. Se bem gerenciado, o Marketing pode ajudar o cirurgião dentista a conquistar o destaque que merece. Sempre de forma ética e promovendo a saúde.

A Santé é especialista em Marketing em Saúde e possui as estratégias certas para elevar o marketing da sua clínica odontológica. Pronto para transformar sua presença online e atrair mais pacientes de forma ética e eficaz? Entre em contato conosco e veja como o marketing odontológico pode destacar sua marca no setor de saúde!

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