O grande avanço das tecnologias transformou o modo como o paciente chega ao consultório e o acesso à saúde. A internet encurta distâncias e facilita a vida de inúmeros profissionais e pacientes. O marketing médico para clínicas está à frente dessa onda de mudanças e quem não estiver alinhado às tendências ficará para trás.
Uma pesquisa do Google divulgada pelo Estadão revelou que o Brasil foi o país onde as buscas relacionadas à saúde mais cresceram em 2019. Além disso, em um levantamento feito pelo Minuto Saudável, 94,4% dos brasileiros, que responderam a pesquisa, afirmaram que buscam informações sobre saúde na internet.
O marketing médico feito com ética e profissionalismo vai te ajudar a manter a agenda cheia e proporcionar diversos benefícios para a clínica. Entre eles, estão a assertividade em atingir o público-alvo e um ótimo custo-benefício em comparação com outras mídias. Neste texto, selecionamos as principais dicas para alavancar a sua estratégia digital. Continue a leitura e saiba mais sobre o marketing médico para clínicas.
#1 Conheça quem é o seu público
É impossível construir uma estratégia de marketing sem definir quem é o público-alvo. Afinal, quando você sabe com quem está conversando, fica muito mais fácil elaborar um conteúdo com a linguagem adequada que atraia o paciente que você deseja.
Qual é a faixa-etária dos pacientes que frequentam sua clínica? Como o paciente chega até você? De onde ele vem? O que o seu paciente busca? Essas são algumas perguntas que precisam ser feitas para definir o foco da comunicação da clínica e criar as suas personas.
As personas são personagens complexos construídos com base no mapeamento das necessidades, desafios e problemas do paciente. Assim, é possível saber como a clínica pode atuar para ajudá-los e o tipo de abordagem que deve fazer para atrair esse perfil de pacientes.
#2 Esteja no Google
Com a persona definida, você pode partir para o próximo passo na execução da sua estratégia de marketing médico para clínicas. Por mais que muitas pessoas pensem que estar nas redes sociais é o suficiente para construir uma presença online, é através do Google que a maior parte dos pacientes irá buscar a sua clínica médica.
Uma das principais formas para ser encontrado no Google é criar um perfil de Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio), onde você pode cadastrar as informações da sua clínica e as pessoas podem fazer avaliações. Mas, se você deseja compartilhar conteúdos mais profundos com seu público e divulgar sua especialidade de maneira completa, elaborar um site com blog é a opção ideal.
Para que essa ferramenta seja efetiva, é necessário entender como funciona o mecanismo de busca e seguir determinadas regras, como o SEO, para aparecer entre os primeiros links. SEO significa Search Engine Optimization e nada mais é do que um conjunto de técnicas que auxiliam no ranqueamento de uma página em um resultado de busca de forma orgânica, ou seja, sem investir em anúncios.
Como utilizar as técnicas de SEO
Para aplicar as regras de SEO é necessário utilizar palavras-chaves estratégicas no site da clínica, ter um layout acessível e de fácil navegação e, principalmente, ter um blog com conteúdos relevantes.
O blog é o espaço certo para compartilhar materiais mais densos e atrair um público mais qualificado. Além disso, toda vez que um post no blog médico é publicado, uma página única na Internet é criada. Assim, ao aplicar as técnicas de SEO nas publicações, o blog e o site ficam com uma posição melhor no ranqueamento do Google.
#3 Utilize as redes sociais estrategicamente
O relatório Digital 2021 mostrou que o Facebook continua sendo a rede social mais utilizada pelos brasileiros. Porém, o Instagram é a que mais cresce. Por isso, a estratégia da sua clínica não pode deixar de fora essas duas plataformas.
Para ter um bom desempenho nas redes sociais não basta apenas ter um perfil em cada uma delas. É preciso ser ativo, entregar conteúdo de qualidade, ter frequência e constância nas publicações. Além de interagir com os seus seguidores.
Antes de fazer uma publicação no perfil da sua clínica é importante pensar: “esse post vai despertar o interesse de quem está passando pelo feed ou é apenas mais uma imagem entre tantas outras?”. Conteúdos mecânicos, sem personalidade, não funcionam. É essencial humanizar o perfil social. Por exemplo, publicar fotos do dia a dia na clínica, apresentar os profissionais que trabalham no espaço e produzir um conteúdo que atenda às dores dos seus pacientes. Isso tudo contribui para criar identificação com os seguidores, gerar confiança e aumentar a credibilidade.
Anunciar também é importante
Tanto para o Google quanto para as redes sociais, é essencial incluir no seu orçamento uma parcela para anúncios. Com o crescente investimento em marketing médico, atingir as pessoas de maneira orgânica está cada vez mais difícil e demorado.
Através da segmentação dos anúncios, você consegue fazer com que seu post ou site seja exibido para um público com características específicas. Assim, você aumenta suas chances de que as pessoas certas vão chegar até a sua clínica.
#4 Não esqueça do e-mail marketing
Há quem ache que e-mails são coisas do passado, mas com certeza não para o marketing médico. Afinal, existem mais de 4,3 bilhões de contas de e-mails no mundo e o e-mail marketing é uma das táticas mais utilizadas por grandes empresas.
Entre as vantagens que a ferramenta proporciona estão a segmentação do público-alvo, a personalização da mensagem, a comunicação direta entre a clínica e o paciente e a facilidade de aplicação. Basta a clínica integrar ao cadastro de informações do paciente o seu endereço de e-mail e, assim, criar uma base de dados.
Com uma lista de contatos pronta, é possível realizar campanhas de e-mail marketing através de plataformas específicas, como o MailChimp e o RD Station. A segmentação de acordo com o perfil e os interesses dos pacientes é fundamental. Assim, essa abordagem de fato contribui com o marketing médico para clínicas.
Comece sua estratégia de marketing médico agora mesmo
Se você chegou até aqui, já entendeu que o marketing médico é tão importante quanto a gestão da clínica e deve ser inserido no seu planejamento. É através do marketing que a clínica cria a própria identidade e projeta como deseja ser vista. Mas não esqueça: uma estratégia eficiente envolve planejamento, execução, acompanhamento das métricas e mensuração dos resultados.
É importante destacar que você não precisa fazer tudo sozinho! É possível contar com a ajuda de agências especializadas em marketing médico para clínicas para a coordenação das suas ações. Pronto para começar?