Ícone do site Santé – Marketing em Saúde

Fazer marketing prejudica a imagem do médico?

imagem-do-medico

*Conteúdo atualizado em setembro de 2019.

O Marketing Médico nem sempre é visto com bons olhos pelos profissionais da área. Muitos ainda acreditam que qualquer ação de marketing denigre a imagem do médico. No entanto, quando pautadas pela ética, as ações de marketing tem efeito muito positivo. Ajudam a construir e a disseminar a boa imagem do profissional.

Quando bem feito, o Marketing Médico não tem apelo comercial, muito menos “cara de propaganda”. Uma boa gestão de marketing médico possibilita que o profissional se posicione no seu mercado de atuação de forma ética e responsável. Assim, colabora com a construção da autoridade do especialista.

A exposição da figura médica de forma responsável também elimina a barreira do primeiro contato com o paciente. A imagem traz familiaridade, proximidade e favorece o contato. Conhecer o profissional e sua conduta aumenta a confiança entre médico e paciente, antes mesmo da  primeira consulta.

 

Posicionamento e Responsabilidade Social

Trabalhar com ações de marketing médico não significa apenas divulgar seu nome ou seus serviços. Ações de Inbound Marketing – ou marketing de conteúdo, auxiliam também na disseminação do conhecimento para a comunidade como um todo.

Muito pode e deve ser feito com o propósito de orientar adequadamente a população em geral. Em meio a tantas informações desencontradas na internet, posicionar-se é um caminho para construção da imagem do médico e também de responsabilidade social. Afinal, a grande quantidade de informação disponível nem sempre está alinhada à qualidade e à ética. Por isso, disseminar o conhecimento em sua área de atuação profissional tem sido uma função cada vez mais esperada pela sociedade.

O posicionamento como autoridade na sua área também cria uma relação mais estreita com o seu público. Conforme mencionamos nesse post, a criação de um perfil profissional nas mídias sociais é extremamente importante. A informação leva os atuais pacientes a confiarem mais no seu trabalho e aderir melhor aos tratamentos e soluções prescritas.

 

Atenção à Ética Médica

No entanto, mais  importante que se posicionar, é fazer isso de maneira ética e responsável. Para evitar investir em estratégias que possam denegrir a imagem do médico, é preciso realizar as ações de Marketing de maneira séria. O Conselho Federal de Medicina possui critérios estabelecidos. Respeitá-los é o primeiro passo para uma divulgação eficaz. Técnicas como o Marketing de Conteúdo, que busca fornecer informações úteis e esclarecer dúvidas, permitem a realização de ações de marketing dentro das regulamentações do CFM.

 

Imagem do Médico por um Profissional

Da mesma forma que o conhecimento do médico é essencial no atendimento aos pacientes, é preciso entender também a importância de contar com especialistas em Marketing para uma boa estratégia. Ações éticas e eficazes reforçam a imagem do médico, criam autoridade e proximidade com o público-alvo. Em caso de dúvida sobre como escolher a melhor forma para divulgar e fortalecer a sua imagem, conte com a Santé!

Ficou com alguma dúvida? Sempre que precisar, entre em contato conosco.

 

Sair da versão mobile