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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Comunicação na Saúde: médico, comunique-se!

*Conteúdo atualizado em setembro de 2019.

No mundo cada vez mais colaborativo e onde a informação é extremamente acessível, a responsabilidade sobre o conteúdo e seu impacto na sociedade parece ser um critério esquecido. Atualmente, há muita informação, um volume enorme de fake news e a necessidade crescente de combatê-las.

Com relação à Comunicação na Saúde, a responsabilidade diante desse conteúdo se dilui quando se procura uma fonte, um estudo científico ou dados epidemiológicos confiáveis que comprovem o que está sendo informado. Assim, abordagens sensacionalistas e afirmativas generalistas confundem a sociedade e acenam como um sinal de alerta para a classe médica.

Mudança de Paradigma

Levar informações cientificamente comprovadas, tecnicamente corretas e respeitando a ética é uma responsabilidade que deve ser abraçada pela classe médica. É importante se organizar neste sentido. Estruturar a comunicação na saúde é também estabelecer o relacionamento ético com a mídia. Seja através de assessoria de imprensa, do Marketing Digital ou qualquer outra forma de comunicação, é fundamental ter consciência do impacto que as informações podem causar na sociedade.

Há alguns anos, a presença médica na mídia era vista como autopromoção. Hoje em dia, essa percepção mudou. A prática é bem recebida pelos meios de comunicação e pela sociedade, que demanda por informações sobre saúde, com credibilidade. Por isso, o espaço nas mídias existe e aumenta a cada dia, acompanhando essa demanda. Assim, a classe médica tem, diante de si, um canal disponível de comunicação com a sociedade. Se não ocupado, fica vulnerável a informações sensacionalistas e, até mesmo, sem fundamento científico algum.

É hora da classe médica romper resistências internas e se posicionar como provedora de informações sobre saúde. Dessa forma, irá contribuir de maneira significativa na promoção de comunicação na saúde.

Considerando o País onde vivemos, no qual grande parte da população tem dificuldade de acesso à saúde, informar sobre prevenção e cuidados pode fazer a diferença na vida de milhões de pessoas.

Gestão da Comunicação na Saúde

O alcance de canais tradicionais, como a TV, é enorme. Porém, as mídias sociais e sites como Google e Youtube tem audiências maiores a cada dia. Só o Facebook já tem mais de 2 bilhões de usuários no mundo. Por isso, saber o que falar, para quem, de que forma, em qual meio e quando, fazem parte de uma estratégia de comunicação que deve ser trabalhada.

Quando bem gerenciada, a comunicação na saúde atinge o propósito de educar o paciente e a sociedade como um todo. É caso do marketing de conteúdo, uma forma eficaz de disseminar informações relevantes para saúde e qualidade de vida além das barreiras físicas do consultório. Além disso, aumenta a visibilidade do médico, aproxima-o do seu público e engrandece sua reputação.

A gestão da comunicação na saúde deve ser profissional. Mais do que comunicar, deve ser capaz de traçar uma estratégia que alinhe os objetivos do médico, da sociedade e respeitar as regras do CFM – Conselho Federal de Medicina.

Existem muitas formas de divulgar conteúdo relevante para pacientes e sociedade em geral, de forma ética. Porém, é preciso uma gestão especializada para que a estratégia de comunicação na saúde seja, além de ética, eficaz.

 

 

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