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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Marketing Digital ou Tradicional: em qual investir?

As inúmeras possibilidades do Marketing Digital tem feito com que as estratégias dessa abordagem tornem-se uma opção extremamente atrativa ao mercado em geral. Na área da Saúde, que se abre a cada dia mais para as ações de Marketing, as ações Digitais tem mostrado resultados em fortalecimento de marca, relacionamento, credibilidade e proximidade com o público-alvo de forma eficaz e com ótima relação custo x benefício.

Os investimentos em Marketing Digital tem seu retorno facilmente mensurável e podem ajudar os profissionais da Saúde a estabelecerem uma relação mais próxima e transparente com o seu público. No entanto, muitos profissionais ainda questionam sobre qual tipo de Marketing em Saúde – Digital ou Tradicional – é o mais adequado. É o que vamos abordar neste post.

Marketing Digital x Marketing Tradicional na Saúde

Interação com Pacientes

Uma das vantagens do Marketing Digital é que ele não é uma via de mão única, como acontece com o Marketing Tradicional. Isso significa que há mais interação com o cliente (ou paciente). Estabelecer uma presença digital representa aproximar-se do seu público e construir um relacionamento. É uma forma de estar perto, sem depender da presença física. É a possibilidade de entender seu público e criar ações específicas para atendê-lo, de forma eficiente e com menor custo.

Alta Segmentação

No Marketing Digital, é possível direcionar os investimentos de acordo com a segmentação da audiência. E aqui, quando falamos em segmentação, nos referimos a características bem detalhadas. O público-alvo pode ser definido de acordo com características como: idade, sexo, residência, interesses, engajamento, etc. Dessa forma, é possível direcionar os investimentos em ações que irão alcançar diretamente o público desejado. Com essa personalização, os investimentos são menores e tem maior retorno.

Investimento Transparente

Assim como no Marketing Tradicional, no Marketing Digital também pode ser necessário investir em campanhas. Google Ads, Facebook e Instagram Ads, banners em portais, enfim, são inúmeras as possibilidades. Porém, no Marketing Digital não existe comissão à agência. A comissão de 20% é uma prática adotada pelas agências de Marketing Tradicional, uma forma de serem remuneradas pelo veículo, uma prática que não existe no mundo digital. Assim, a relação entre cliente e agência digital é mais transparente.

Construção de Autoridade

Através de ações digitais, é possível criar autoridade na sua área de atuação, agregando valor e estabelecendo o seu posicionamento no mercado, diferenciando-se da concorrência. Aqui, vale destacar a abordagem do Inbound Marketing. Diferente dos anúncios, o foco é oferecer valor ao cliente em forma de conteúdo relevante, ou seja, entender as necessidades do seu público-alvo e oferecer-lhe seu conhecimento sobre o assunto, auxiliando-o a resolver seus problemas. Assim, constrói-se uma relação de parceria, de confiança, com credibilidade e de forma ética.

Métricas e Monitoração de Resultados – ROI

Uma das grandes barreiras aos investimentos em Marketing costumava ser a dificuldade de mensurar os resultados. No Marketing Digital, mensurar o ROI (Retorno sobre o Investimento) é mais fácil. Afinal, qualquer ação pode gerar estatísticas detalhadas e precisas, como a quantidade de pessoas alcançadas e, principalmente, quem é o público que acessa, interage e se interessa pelas informações. É possível também saber qual o melhor horário, local e qual anúncio teve resultado mais satisfatório e realizar ajustes de forma muito dinâmica. São várias métricas disponíveis e que podem ser acessadas imediatamente. Sem contar que, no Marketing Digital, a reação do cliente pode ser imediata: visualizou, clicou, converteu.

Relação Custo x Benefício

Diante das características inerentes ao Marketing Digital, a relação custo benefício desta abordagem costuma ser extremamente atrativa. O alto detalhamento do público-alvo, a amplitude do alcance das ações, a possibilidade de ações orgânicas e de Marketing de Conteúdo na Saúde oferecem a possibilidade de grandes retornos com ações de baixo custo. Uma boa estratégia é fundamental para um resultado garantido.

E você, já definiu a sua estratégia de Marketing Digital? Conte conosco para suas ações de Marketing em Saúde. Fale com a Santé!

* Originalmente publicado em janeiro de 2017 e atualizado em 19/01/2021.

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