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Checklist do Marketing Digital para Clínicas: do básico ao ideal

marketing digital para clínicas

A internet possibilitou uma série de facilidades para todos nós. Em poucos cliques, podemos encontrar a solução de um problema, comprar algo ou nos comunicarmos com alguém distante. E essas facilidades se transformaram em oportunidades para várias empresas. Inclusive, clínicas de saúde, as quais encontram no marketing digital uma forma de se comunicar e conquistar esse público conectado.

Uma pesquisa feita em 2019 demonstrou que 94,4% dos brasileiros pesquisam sobre saúde na internet. Outro estudo, realizado em 2018, constatou que 40% consulta primeiro o Google do que um especialista sobre algum sintoma ou dúvida. Ou seja, as pessoas recorrem à internet sobre questões relacionadas à saúde. Consequentemente, os profissionais que souberem aproveitar isso terão melhores oportunidades de conseguir novos atendimentos. 

O marketing digital para clínicas traz uma série de benefícios. Alguns deles são: plataformas de comunicação direta com os pacientes, a assertividade em atingir o público-alvo e um melhor custo-benefício se comparado a outras mídias. E o melhor, adotar essa estratégia é simples: basta prestar atenção a alguns pontos para que os resultados sejam efetivos.

Por isso, listamos aqui os itens básicos e o cenário ideal para aplicação do marketing digital. Em cada tópico, colocamos links para outros artigos do nosso blog, caso você queira se aprofundar.

Marketing digital para clínicas: itens básicos

Aqui, listamos as ferramentas e estratégias que você deve adotar para criar e estabelecer a sua presença online e ser facilmente encontrado pelos pacientes. Confira:

Saiba quem são seus pacientes

Entender o seu público é essencial para estruturar a estratégia de marketing digital para sua clínica. Isso porque o foco em conteúdos mais assertivos para o público-alvo aumenta as chances de agendamento de consultas, como já mencionamos anteriormente.

Você pode elaborar uma pesquisa rápida para ser feita no momento em que o paciente chega para a consulta. Algumas perguntas – como o que o levou a decidir se consultar, com que frequência visita um médico, etc – vão ajudar a construir a sua persona e permitir estratégias mais assertivas.

Construa um site

Ter um site é o primeiro passo para ser encontrado no Google. Consequentemente, muitas vezes, é a primeira forma de contato entre a clínica e o paciente. Por isso, ele deve ser construído de forma a passar segurança e credibilidade. Também é importante que contenha informações claras sobre os profissionais que atuam no espaço, suas especializações, as formas de contato e um botão para agendamento de consultas.
O ideal é contar com um profissional qualificado para essa etapa, que entenda tudo o que um site deve ter e como configurá-lo. Vai mais além do que somente o design: é fundamental que ele atenda a alguns requisitos. Dessa forma, sua página vai aparecer entre os primeiros nos resultados de busca no Google, como explicaremos mais à frente.

Tenha um blog e disponibilize bons conteúdos

Uma outra forma de ser facilmente encontrado no Google é por meio da criação de um blog dentro do seu site. Conteúdos de qualidade, referentes às diversas especialidades ofertadas na clínica, aumentam os termos de pesquisa que podem levar o paciente a conhecer o seu espaço. 

Vamos usar como exemplo uma clínica que oferece diferentes especialidades em São Paulo. Entre os artigos de seu blog, estão “6 hábitos que ajudam a manter seu coração saudável” e “Aprenda a aplicar o protetor solar da maneira correta”. Com eles, além de procurar especificamente por “cardiologista em São Paulo” ou “dermatologista”, os pacientes também podem chegar ao seu site pesquisando “hábitos para manter o coração saudável” ou “como usar o protetor solar”.

Viu como as possibilidades aumentam? Por isso, ter um blog é uma das principais estratégias de marketing digital para clínicas. E, assim como na criação do site, você precisa seguir algumas regras, além de produzir conteúdos aprofundados e relevantes para seus pacientes. Se você quer saber mais, pode fazer o download gratuito do nosso checklist para fazer um blog na área da saúde.

Otimização de SEO

Como mencionamos, ao desenvolver um site, é necessário seguir algumas regras para que a estratégia seja efetiva. Essas regras são as técnicas de SEO – Search Engine Optimization ou, em português, otimização para mecanismos de buscas. Elas contribuem para que o seu site ou artigo de blog fique bem posicionado nos resultados de buscas.

O SEO considera diversos fatores: desde o código do site, passando pelo design, até a maneira como os textos são escritos. Por isso, você deve focar na otimização desde o início do seu planejamento de marketing digital.

Esteja nas redes sociais

O Brasil é o país da América Latina com a maior quantidade de usuários nas redes sociais (66% da população), que costumam passar 3h30 por dia nessas plataformas. A mais utilizada por aqui é o Facebook, seguido pelo Instagram. Portanto, se você quer ter um relacionamento mais próximo e estar presente no cotidiano dos pacientes da clínica, é essencial criar uma página ou perfil nas redes sociais. 

Por elas, os pacientes conseguem se comunicar mais facilmente e tirar dúvidas sobre o atendimento. Esse espaço também deve ser utilizado para a criação de conteúdos e mostrar o dia a dia da clínica, com a vantagem de dispor de vários formatos como vídeo, foto, enquetes, etc. 

Para ter um bom alcance e engajamento nas redes, você deve publicar com frequência e interagir com os seguidores.

Marketing digital para clínicas: cenário ideal

Depois de estabelecer presença online da clínica, é hora de partir para ações que vão ampliar o alcance, tornar a estratégia muito mais assertiva e gerar mais resultados. Selecionamos três itens que complementam as ferramentas do checklist básico. Veja:

E-mail marketing

Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail ainda é uma ferramenta poderosa, seja para manter contato com os pacientes atuais da clínica ou construir um relacionamento com os novos. Você pode enviar uma newsletter semanal com os artigos publicados no seu blog ou com textos inéditos. 

O mais importante é compartilhar conteúdos de qualidade e com frequência, mas sem virar spam. Para ajudar na elaboração dessa estratégia, preparamos um checklist gratuito com nove dicas de e-mail marketing para clínicas. 

Disponibilize materiais ricos

Falamos de e-mail marketing como uma maneira de se relacionar com quem ainda não é paciente da clínica. Mas como conseguir esses contatos? Bem, a melhor forma é disponibilizar materiais ricos, como e-books e checklists, para download gratuito. 

Para baixar, é necessário preencher um formulário em uma página chamada de landing page, onde você pode colher o e-mail e o telefone para entrar em contato. Como a pessoa já demonstrou interesse pelo material, quer dizer que ela já está pronta para receber mais informações sobre o tema e até mesmo agendar uma consulta com o especialista. 

Anúncios patrocinados

Até agora, falamos de marketing orgânico. Ou seja, que você não precisa investir dinheiro para chegar ao público, porque ele chega até você principalmente por meio de pesquisas. Porém, para alcançar mais pessoas, é necessário realizar anúncios patrocinados. Seja no Google, redes sociais ou outras plataformas.

Nessas ferramentas, é possível segmentar o público que vai ver os anúncios de acordo com a persona definida no início da sua estratégia de marketing digital. Ou seja, o Google e o Facebook Ads são muito mais assertivos que outras mídias. E, além disso, eles têm um ótimo custo-benefício quando comparados a formas tradicionais de divulgação, como folders e outdoors.

Conquiste mais pacientes com marketing digital

Esses são os principais pontos que você deve considerar para aplicar com sucesso o marketing digital em sua clínica. Antes de começar a executá-los, recomendamos que você consulte o que o conselho de cada especialidade da área da saúde determina sobre marketing e propaganda, para ter certeza de não infringir nenhuma regra. Depois é só colocar a mão na massa!

A Santé é uma agência especializada em marketing digital para as áreas da saúde, desde o desenvolvimento de sites até a produção de conteúdos para blogs e redes sociais. Se precisar de ajuda para aplicar essa estratégia em sua clínica, conte com a gente! Entre em contato e ficaremos felizes em atender você.

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