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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Marketing para Clínicas de Cirurgia Plástica

Clínicas de cirurgia plástica têm muito a ganhar ao investir em marketing digital. Primeiro, porque é uma estratégia para atrair novos pacientes. Segundo, porque o marketing digital também atua no marketing de relacionamento, importante para manter o engajamento do público. Esse relacionamento pode se estender, inclusive, a outros profissionais da área. E, ainda, porque o marketing digital ajuda na fidelização dos pacientes.

Dessa forma, investir em marketing digital é uma estratégia muito utilizada pelos principais hospitais e clínicas de cirurgia plástica. Não só em razão dos motivos colocados acima, mas também pelos resultados em imagem, construção de autoridade e posicionamento no mercado, diferenciais importantes para se consolidar como referência.

Como clínicas de cirurgia plástica podem se beneficiar com o marketing digital?

1. Comunicação com a pessoa certa

O marketing digital utiliza uma estratégia mais assertiva do que o marketing tradicional. Isso porque tem condições de direcionar a comunicação ao público-alvo de forma efetiva.

Tomando como exemplo as clínicas de cirurgia plástica, sabemos que o público é composto por pessoas interessadas em procedimentos estéticos ou reparadores. Porém, idade, classe social, interesses, desafios, e tantas outras questões podem ser mapeadas para chegarmos ao perfil detalhado das pessoas que podem consumir os serviços da clínica.

Todo esse estudo que é realizado para aplicar a estratégia de marketing digital faz com que possam ser investidos valores menores e com resultados mais assertivos. Pois, assim, a comunicação é direcionada exatamente a quem tem interesse por ela. Já no marketing tradicional, o investimento é realizado para todos. Ou seja, o Retorno sobre o Investimento (ROI) tende a ser menor.

2. Compreensão sobre o paciente

O marketing digital proporciona uma compreensão profunda sobre o paciente e seus desejos. Ao entender isso, é possível oferecer para ele aquilo que deseja. 

Como fazer isso na prática? Tomando o  exemplo de uma clínica de cirurgia plástica especializada em mamoplastia, poderíamos ter o seguinte passo a passo:

1. Planejar a oferta de um conteúdo digital e gratuito sobre “Resposta às Principais Dúvidas sobre Mamoplastia”.

2. Publicar o conteúdo no site da clínica e em suas redes sociais, mediante fornecimento de alguns dados dos interessados. É o que chamamos de landing pages, ou seja, formulários para acesso ao conteúdo. É como uma moeda de troca. Diversos dados podem ser solicitados, como nome, idade e e-mail, por exemplo.

3. Com a lista de pessoas interessadas, já é possível identificar alguns pontos em comum e segmentar os dados para planejar uma comunicação mais efetiva. Aquelas pessoas que fazem parte do público que pode vir a fazer uma mamoplastia, podem passar para uma segunda etapa na comunicação da clínica.

4. Este grupo de pessoas pode receber periodicamente, e-mails com conteúdos relevantes sobre o tema. Por exemplo: vantagens e desvantagens de cada técnica de mamoplastia. Ao abrir o e-mail e clicar no conteúdo, não só demonstram maior interesse, como também obtém maior conhecimento sobre o procedimento.

5. Para essas pessoas, a comunicação pode ter continuidade com questões que a conduzem pela jornada de decisão. Por exemplo: o que considerar ao escolher o local para fazer uma mamoplastia? E assim por diante, até que pode ser sugerido o agendamento de um horário para avaliação, por exemplo.

A questão é que o esforço e o investimento de comunicação são direcionados ao público com maior probabilidade de retorno. Além disso, conduzem as pessoas pelo conhecimento, despertando seu interesse e mostrando o quanto a clínica em questão, entre tantas clínicas de cirurgia plástica no mercado, tem de conhecimento e expertise no assunto.

3. Pacientes mais preparados, menos curiosos

Um paciente que agenda uma consulta, após ter sido conduzido pelo passo a passo descrito acima, é um paciente que chega no consultório mais preparado. Dessa forma, a consulta é direcionada a sanar dúvidas mais técnicas e passar orientações sobre a cirurgia. Assim, é possível optar entre ter um tempo de consulta menor ou usar o momento para ter uma conversa mais aprofundada com o paciente sobre a cirurgia. No primeiro caso, o médico pode ampliar o número de consultas no dia. No segundo, pode dedicar-se mais ao paciente, de forma que sua atenção reforce os vínculos necessários para que o relacionamento se mantenha.

Por fim, com muitas informações oferecidas de forma gratuita na comunicação digital, tendem a vir às consultas apenas as pessoas mais dispostas a agendar o procedimento. 

Neste texto, falamos sobre apenas alguns recursos do marketing digital na Saúde. De fato, é uma estratégia muito interessante para as clínicas de cirurgia plástica, assim como para muitas outras especialidades médicas.

Se você ficou interessado, entre em contato conosco! Podemos fazer um diagnóstico gratuito e lhe mostrar como as ações de Marketing Digital em Saúde podem ajudar sua clínica!

 

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