Não é novidade para ninguém que redes sociais ganharam grande importância para a divulgação de empresas e profissionais que buscam relevância no mercado, e na área da saúde não seria diferente. Atrair visitantes é o primeiro passo no processo de fidelização de clientes, e o Instagram para clínicas se destaca não apenas como uma rede social, mas como um potente propulsor, uma plataforma de atração e interação com pessoas e um dos principais cartões de visita para pacientes em potencial.
Mas para que a plataforma seja de fato um diferencial na sua clínica, é necessário entender a melhor forma de utilizá-la. Confira as dicas a seguir:
Dicas para utilizar o Instagram para clínicas
1. Se atente aos detalhes
A primeira impressão é a que fica, logo, defina o efeito que quer causar com seu perfil desde o primeiro clique. Uma identidade visual bem definida e coesão entre os elementos e cores do perfil são cruciais na hora de captar o interesse do usuário. Busque a harmonia entre os três principais elementos visuais: foto, capa dos destaques e feed.
- Ao postar um reels, por exemplo, escolha uma capa que esteja em harmonia com os demais posts do feed;
- Nos stories, mantenha a cartela de cores e verifique se a imagem está nas proporções ideais do formato;
- Utilize a área dos destaques para deixar as informações mais importantes ao cliente em evidência, como os serviços oferecidos, horários de atendimento da clínica e dúvidas frequentes.
Além da coesão visual, o perfil também precisa comunicar sua função e especialidade com clareza, para que o público identifique rapidamente do que se trata. Para esse fim, a bio é a forma mais eficaz de introduzir as principais informações que o usuário busca: nome, descrição resumida, categoria, e link para o site e outras plataformas digitais. É interessante otimizar esse espaço e criar um único link que direcione o público para todas as diferentes mídias da clínica disponíveis, como site e blog, perfil no Facebook, Youtube, entre outras.
2. Adaptação às novas ferramentas do Instagram
Assim como tudo que envolve a tecnologia, o Instagram também está em constante evolução. A plataforma investe frequentemente em novas ferramentas e atualizações para potencializar a experiência do usuário, e o nosso papel é estar aberto às transformações.
Com a recente popularidade dos vídeos curtos cada dia mais em alta, o reels é um formato que não pode ser ignorado. Ao criar esse tipo de conteúdo, priorize a criatividade, mas sem perder a essência da clínica e seguindo as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Alguns fatores que devem ser levados em conta são: a inserção de legendas, dimensões corretas, utilização de áudios do próprio Instagram e uma edição bem feita. Esses fatores são muito importantes para o alcance do vídeo dentro da plataforma.
Para as clínicas de saúde o ideal é focar em conteúdos educacionais com informações relevantes, corretas, e comunicadas de forma leve e linguagem acessível para que o usuário leigo consiga entender.
O Instagram Stories é uma das ferramentas que mais geram engajamento, e permite maior liberdade para que o usuário a utilize diariamente e de forma mais espontânea. Nesse espaço, a mudança mais recente é o tempo de reprodução dos vídeos, que passou de 15 segundos para 60. Essa mudança significa mais engajamento, já que o usuário fica por mais tempo na sua plataforma. Por isso, utilize esse tempo maior para mostrar o dia a dia de sua clínica e abordar assuntos de forma mais aprofundada.
O recurso das figurinhas ou stickers, disponível no Stories, também é uma ótima maneira de engajar os seguidores. As mais úteis são as que nos permitem fazer enquetes, perguntas, contagens regressivas para algum evento específico, e principalmente, as que redirecionam o usuário para páginas externas de forma direta.
3. Priorize o conteúdo educacional
O Marketing de Conteúdo é comprovadamente eficaz em todas as mídias sociais e tanto pode – como deve! – ser feito no Instagram para clínicas.
Conteúdos que estejam relacionados com a área de atuação da clínica, educativos e que levem informação de qualidade e credibilidade demonstram o domínio do profissional nos assuntos e prendem a atenção da pessoa que chegou até o seu perfil.
4. Constância gera engajamento
A frequência com que as postagens são feitas tem grande influência no seu alcance, mas isso não significa que você deve postar em grandes quantidades. Aos olhos dos algoritmos, se fazer presente não é postar todo dia, e sim manter uma rotina semanal adequada de posts e prezar sempre pela qualidade do conteúdo postado.
5. E por falar em engajamento…
Além da constância, é necessário manter o relacionamento com seus seguidores e pacientes em potencial, o que pode ser feito por meio de respostas aos comentários e mensagens diretas (as famosas DMs), pelas já mencionadas figurinhas de enquetes e caixas de perguntas, e lives sobre assuntos específicos da sua área de atuação. Convidar seus seguidores às ações de curtir, salvar e compartilhar posts é também uma ótima maneira de engajá-los.
6. E por último, mas não menos importante…
Lembre-se de sempre respeitar os códigos de ética da sua área de atuação. Sobre o tema “Redes Sociais para Médicos: Como conciliar ética e visibilidade”, a Santé disponibiliza um e-book gratuito com todas informações necessárias. Específicamente para o uso do Instagram para clínicas, siga também as diretrizes da plataforma.
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