Cuidar da saúde das pessoas exige tempo e dedicação. Profissionais da saúde atualizam seus conhecimentos constantemente, investem em novas tecnologias e no ambiente da clínica ou consultório. Entretanto, muitos ainda descuidam do relacionamento com os pacientes depois que finalizam o atendimento. Neste post, vamos abordar como o cadastro do pacientes pode e deve ser utilizado para auxiliar no relacionamento e fidelização dos pacientes.
Prontuários e Softwares
Os códigos de ética da Medicina e da Odontologia exigem a elaboração e atualização dos prontuários dos pacientes a cada nova consulta. Eles devem ser preenchidos em ordem cronológica, com nome, data, horário, assinatura do profissional e número de registro no conselho. Hoje, existem programas que facilitam a gestão dos prontuários dos pacientes, eliminando a necessidade de papéis.
Para evitar transtornos, organização é fundamental. E ela deve começar antes mesmo da consulta, com a equipe de atendimento no cadastro de pacientes.
Porém, além dos prontuários, é possível ir muito mais além. Existem plataformas que permitem o cadastro de pacientes e o relacionamento digital. Nome, e-mail, interesses, serviços utilizados e como chegou até a clínica ou consultório são informações importantes. Os softwares permitem a segmentação da base de pacientes de acordo com perfis semelhantes e o relacionamento digital de forma personalizada. Dessa forma, fica muito mais fácil manter um contato frequente e próximo, favorecendo a fidelização.
Informações e Relacionamento
As informações coletadas no cadastro de pacientes são preciosas. Os dados sobre a idade, profissão, estilo de vida e tipo de consulta, retorno ou tratamento permitem identificar diferentes perfis de pacientes e separá-los por grupos. Dessa forma, pode-se fazer uma comunicação mais personalizada e assertiva com cada conjunto de pessoas.
Em vez de enviar a mesma mensagem para todos os pacientes, uma boa estratégia é segmentar. Isso só é possível mediante o registro de informações no cadastro de pacientes que estejam alinhadas aos objetivos da comunicação.
Construindo parcerias
Outro ponto chave do cadastro de pacientes é descobrir como as pessoas chegaram até a sua clínica ou consultório. Em nossa experiência, identificamos que, após a implementação do cadastro, muitos profissionais perceberam que recebiam indicações de colegas com quem não mantinham relacionamento e até mesmo não conheciam. As indicações vêm, inclusive, de profissionais de outras áreas e especialidades.
Contar com essas informações no seu cadastro de pacientes, você pode ter uma visão detalhada de como as pessoas estão chegando até você. Use-a de forma estratégica. Fortaleça parcerias, procure os profissionais que já o indicam e torne esse laço de confiança ainda mais forte.
Essa visão mais ampla também facilita a construção de novas estratégias de divulgação e marketing, como veremos a seguir.
Anúncios certeiros: atraindo o paciente ideal
Anunciar na internet é uma ótima estratégia para aumentar o volume de atendimentos. Com boas informações de perfil em seu cadastro de pacientes, você pode fazer isso de forma ainda mais proveitosa.
Utilize as informações para direcionar os anúncios a um público semelhante ao que já é seu cliente. Anúncios em Google Adwords, Facebook ADS ou Instagram podem ser exibidos apenas a pessoas com o perfil semelhante ao dos seus pacientes. Região, sexo, idade, interesses, entre outras formas de segmentações estão disponíveis. O Facebook oferece um recurso ainda mais assertivo. Mediante uma lista de pessoas, a própria plataforma encontra um público com perfil semelhante para você anunciar.
É importante destacar que, embora o recurso exista, o cadastro dos pacientes é realizado por pessoas. Assim, o treinamento da equipe de recepção e atendimento da sua clínica ou consultório é fundamental. Além de receber com educação, profissionalismo e simpatia, utilizar o recurso e preencher de forma completa o cadastro de pacientes é fundamental.
Caso tenha alguma dúvida sobre como utilizar as informações de cadastro de pacientes para o relacionamento digital da sua clínica, conte conosco. Somos especialistas em Marketing para a Saúde 😉
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