Já falamos aqui no blog da Santé sobre a importância da presença digital para clínicas da área da saúde. Porém, mesmo sabendo que os meios digitais são relevantes, é importante se preocupar com a imagem da clínica no ambiente online. Afinal, erros na internet podem comprometer a credibilidade do local e dos profissionais que trabalham ali.
Um exemplo recente de mau uso das redes sociais aconteceu no ano passado. Em abril de 2021, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) suspendeu temporariamente o CRM de uma cirurgiã plástica por conduta inadequada no TikTok. A médica, que tinha mais de 600 mil seguidores na rede social, aparecia em vídeos segurando pedaços de pele e gordura humana após cirurgias.
Apesar de ser um exemplo extremo, o caso mostra como as ações executadas na internet podem repercutir na vida real. Exposição de pacientes, garantia de resultados, divulgação de especialidade sem registro junto ao conselho… não é incomum vermos casos assim circulando na web.
A presença nas mídias sociais é uma importante estratégia de Marketing para conquistar visibilidade. Porém, é importante estar sempre atento ao tipo de conteúdo que está sendo publicado. Compartilhamos abaixo 4 cuidados que você deve ter ao promover a imagem da sua clínica! Confira!
#1 Código de ética deve ser seguido à risca
O Manual de Publicidade Médica (Resolução 1.974/11) possui regras bem claras sobre o que pode e o que não pode ser publicado nas redes sociais. Por isso, é importante não cair em pensamentos como “todo mundo faz, então vou fazer também”. Estar alinhado ao código de conduta é uma forma de passar credibilidade aos seus seguidores.
Pontos que requerem atenção:
- Não expor imagem do paciente, mesmo que haja consentimento;
- Imagens “antes e depois” são proibidas;
- Redes sociais não devem ser meios de autopromoção;
- É preciso manter uma postura conservadora em relação às informações pessoais.
#2 Criação de conteúdos relevantes deve ser a prioridade
Batemos nessa tecla com frequência – mas é por um bom motivo. Os feeds das redes sociais são infinitos e novos conteúdos são publicados a todo o momento. Por que seus seguidores devem parar de rolar o feed para ver uma publicação sua?
Avalie se suas postagens são relevantes para o seu público, diversifique os recursos utilizados, reflita se não há formas mais atrativas de abordar determinados temas e, principalmente, saiba com quem você está se comunicando. Saber quais são as dores dos seus pacientes é o primeiro passo para saber qual tipo de conteúdo eles terão mais interesse em consumir.
#3 Atenção ao Perfil da Empresa no Google
O Perfil da Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio) é uma ferramenta gratuita na qual você pode cadastrar seu ponto comercial. Hoje em dia, tudo é “encontrado no Google“, e estar presente no GMN vai dar um destaque maior para a clínica. Porém, é importante tomar alguns cuidados para que a funcionalidade seja utilizada da melhor forma possível.
Primeiro de tudo, é importante conversar com o público. Os pacientes podem ir à ficha da clínica e deixar elogios, críticas, sugestões etc. Todos devem ser respondidos. Agradeça aos elogios e elucide o que pode ter acontecido de errado em caso de críticas.
Além disso, preencher o maior número de informações da ficha e manter os dados atualizados também é fundamental. Localização, descrição, e-mail, telefone e site devem constar. E, claro, tudo sempre atualizado. Os usuários costumam deixar críticas aos locais que têm dados obsoletos, afinal, isso prejudica a busca.
#4 Mantenha uma boa relação com seu público
Esse cuidado está diretamente ligado ao item anterior. Uma boa relação com o público deve ser mantida não só no Google o como em todas as redes em que a sua clínica está presente.
Ainda que a presença digital seja importante para os negócios, as indicações de pessoa para pessoa ainda têm muita força na hora da tomada de decisão. Além disso, redes sociais com muitos comentários negativos ou, pior ainda, em que os seguidores são respondidos de forma inadequada são capazes de destruir a reputação de um serviço.
Mantenha uma rotina de respostas ao público, seja prestativo e educado. Seus pacientes perceberão o esforço!
Como uma agência de marketing de conteúdo pode ajudar na imagem da clínica
Esses são os principais cuidados que você deve ter ao promover a imagem da clínica. Se você precisar de ajuda ou quiser a opinião de especialistas, entre em contato conosco. A Santé pode lhe ajudar a consolidar a sua imagem no mundo digital como autoridade em sua área, com credibilidade e segurança.