Desde a sua criação, em 2010, o Instagram foi um sucesso de downloads. E, até hoje, esse crescimento continua, já que a aposta do aplicativo em mudanças é constante. Investir nessa rede social e principalmente nos reels é indispensável para aumentar seu engajamento do seu Instagram. Descubra o porquê e conheça 4 ideias de reels.
Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma mLabs, o Instagram obteve, desde o início da pandemia, um engajamento quatro vezes maior do que tinha anteriormente.
Assim sendo, o aumento desse engajamento pode ser explicado por diversos fatores. Dentre eles, estão os investimentos do Instagram em inovar nas suas ferramentas. Sempre oferecendo novas formas de entretenimento aos usuários e entre as principais tendências está o reels.
Como resultado deste investimento em inovação, a última novidade em relação ao reels foi que a função de text-to-speech está disponível para os usuários. Essa função traduz o que foi dito no vídeo para texto, o que deixa o conteúdo acessível para um maior número de pessoas. Há novidades também em efeitos sonoros na voz, que pode deixá-la mais grossa ou mais fina, etc.
Nesse texto, você vai entender melhor como funciona a ferramenta e terá acesso a 4 ideias de reels para profissionais de saúde. Continue a leitura!
Como funciona o reels?
A funcionalidade do Reels no Instagram foi criada com o objetivo de competir com o TikTok, um aplicativo de vídeos que também cresceu muito nos últimos meses. Desde o seu lançamento em junho do ano passado, diversos conteúdos no reels se popularizaram, desde dublagens até desafios com danças.
Assim como as outras ferramentas do Instagram, o reels se tornou mais uma possibilidade dentro das estratégias de marketing para profissionais da saúde.
Por consequência desse interesse do próprio Instagram em investir no reels, uma das características mais importantes dessa ferramenta é a de que os conteúdos criados são entregues para um público muito maior do que a sua base de seguidores.
É por esse motivo que é extremamente importante ter criatividade na hora de colocar as ideias em prática.
Nesse sentido, reforçamos que, antes de criar qualquer tipo de conteúdo, é necessário conhecer a ferramenta e as suas funcionalidades. Somente com esse exercício de percepção será possível definir quais tipos de conteúdos poderão ser atrativos para o seu público. Nós já escrevemos um guia sobre o que postar em cada recurso do Instagram neste artigo.
Desse modo, busque vídeos de tutoriais, baixe aplicativos que facilitarão a edição dos vídeos. Também busque referências e descubra quais modelos de reels estão sendo mais utilizados entre os profissionais da saúde.
Neste artigo separamos 4 ideias de reels que vão te ajudar nessa criação de conteúdos.
1. Mostre os bastidores da sua clínica ou consultório
A primeira dica das nossas ideias para o reels é a de que você mostre parte da clínica ou consultório em que atua.
Assim que um profissional decide abrir as portas do local em que trabalha para os seus seguidores, a relação se estreita e o público consegue se identificar com quem está do outro lado da tela. Isso é o que chamamos de humanização do perfil social.
Portanto exponha todo carinho e conforto que você proporciona aos seus pacientes assim que eles chegam na clínica ou no consultório.
Neste vídeo, você pode explicar um pouco de como essa recepção também é parte importante da consulta e o quanto investe nisso.
2. Evidencie o seu preparo profissional
A nossa segunda ideia de reels é explorar o quanto você busca constantemente se aprimorar naquilo que faz.
Portanto, no próximo curso que participar ou encontro com outros profissionais da área, não deixe de registrar alguns momentos em vídeo para que, desse material, seja feito um reels.
Sendo assim, os usuários que se depararem com esse conteúdo irão perceber que você busca aprender constantemente e está atualizado enquanto profissional. Isso vai gerar confiança e muito mais chances desse usuário que viu o vídeo ser fidelizado.
3. Crie conteúdos relevantes com suas ideias de reels
Uma outra ideia de reels que gera engajamento no Instagram é criar conteúdo relevante e que seja útil aos usuários.
Partindo desta ideia, imagine a maneira como você mesmo usa as redes sociais. Cada vez que você se depara com alguma dica interessante você vai salvar aquele vídeo ou enviá-lo para alguém, não é mesmo? Por isso, crie conteúdos que sejam úteis.
Por exemplo, se você for nutricionista, pode usar o reels para dar dicas de receitas práticas e saudáveis para o dia a dia. Dentro dessa proposta você pode, inclusive, criar um vídeo para cada refeição e ir postando ao longo de uma semana ou mês.
Se você for um médico, você pode criar um reels explorando algumas datas comemorativas, como é o caso de setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul.
Sobretudo nesses meses, crie vídeos falando sobre como é importante buscar um médico ao notar algum sintoma relacionado ao câncer de mama ou câncer de próstata, por exemplo.
Para dermatologistas, falar sobre a importância da utilização diária do filtro solar independente se sair ou não de casa também é uma ideia interessante.
4. Crie reels com as perguntas que recebe dos seus seguidores
Definitivamente sabemos que profissionais da saúde recebem muitos questionamentos sobre os mais variados assuntos pelo Instagram. Seja por meio de caixinhas de perguntas ou respostas no Story. Então, você pode aproveitar para usar essas perguntas para criar conteúdos no reels!
Busque responder perguntas simples, que não exijam respostas longas ou muito elaboradas. Sempre opte por temas cotidianos, já que são esses que as pessoas costumam compartilhar com amigos ou nas nossas próprias contas.
Além disso, é válido ressaltar que, antes de começar a gravar vídeos é essencial saber as regras do Conselho de Ética da sua profissão.
Nós podemos te auxiliar a criar estratégias de Marketing Digital e podemos sugerir diversas outras ideias de reels para o seu Instagram. Afinal, somos uma agência voltada para o marketing em saúde. Conte conosco, entre em contato!