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Mais pacientes para a clínica com o perfil empresarial do Google

mais pacientes para a clínica com o perfil de empresa do Google

O Google faz parte do dia a dia da maioria das pessoas. Não é à toa que o buscador alcançou 83,9 bilhões de visitas em abril de 2023. Em relação aos concorrentes, o Google tem a principal fatia do mercado mundial, com pouco mais de 85% das buscas, número que chega a mais de 90% no Brasil. Considerando esses dados, como atrair mais pacientes para a clínica com o Google?

Em linhas gerais, sua clínica tem 3 formas de aparecer no Google: 

  1. Criar um perfil de empresa no Google
  2. Anunciar na plataforma
  3. Desenvolver um bom trabalho de SEO

Essas formas valem para qualquer estabelecimento. Assim, se aplica a hospitais, laboratórios, consultórios e tantos outros, de qualquer segmento. A seguir, vamos abordar como o perfil empresarial pode ajudar a atrair mais pacientes para a clínica através do Google.

O que é o perfil de empresa no Google?

Sua clínica pode (e deve) criar um perfil empresarial no Google. Trata-se de uma ferramenta gratuita na qual você gerencia informações como canais de contato, horários de atendimento, fotos, serviços, e muito mais. Além de permitir uma boa exposição nos resultados de busca no Google, seu perfil também é visível no Google Maps

Além disso, o perfil de empresa é, em parte, colaborativo. Isso significa que outras pessoas poderão acrescentar fotos, dar uma nota para a sua clínica e, até mesmo, escrever uma avaliação. Assim, é importante que seja estabelecida uma rotina de acompanhamento dessas avaliações. Afinal, elas serão de grande valor para melhorar pontos de insatisfação e também interagir com os seus pacientes. 

Vale salientar que o recurso não funciona apenas como uma estratégia de marketing. Atualmente, é essencial para que os pacientes encontrem facilmente os contatos da sua clínica. Imagine se alguém decide pesquisar informações sobre sua empresa no Google e não encontra nada?

Ainda, é importante saber que, mesmo que você opte por não criar o perfil de empresa para a sua clínica, pode acontecer que esse perfil já apareça no Google, mesmo sem ter sido criado por você. Neste caso, você pode (e deve) reivindicar a propriedade. É assim que você vai poder gerenciar as informações e imagens a respeito do seu negócio.

Como o perfil de empresa do Google funciona

O primeiro passo é cadastrar as informações de contato e o endereço da sua clínica no perfil de empresa do Google. Em seguida, a ferramenta apresenta algumas formas de confirmar os seus dados. Você pode optar por uma delas e receberá um código de verificação. Uma vez adicionado ao perfil criado, é possível editar e exibir o perfil da sua clínica nas buscas e nos mapas.

É importante manter o perfil da clínica o mais completo possível. Assim, além de horários de funcionamento e breve descrição da empresa, apresente os serviços que você oferece, os exames que realiza, se você oferece estacionamento, insira imagens que mostrem o seu estabelecimento por dentro e por fora.

Existem fatores que provocam variações no resultado das pesquisas no Google. O algoritmo do buscador considera a localização do usuário que está realizando a pesquisa, a popularidade do local (média de notas, número de avaliações, comentários) e a combinação entre o perfil de empresa e a pesquisa do usuário. Por isso, quanto mais informações você tiver no perfil da sua clínica, melhor.

Visibilidade e mais pacientes para a clínica

Hoje em dia, tudo é encontrado no Google. Assim, com o perfil de empresa a clínica conta com um destaque maior, literalmente: uma grande área da página de resultados mostrará o nome, o mapa e os contatos da sua clínica. Além da visibilidade, os contatos são apresentados de forma muito acessível aos usuários.

Uma vez que seu perfil é exibido nas buscas, contar com uma perfil bem gerenciado no Google pode resultar em atrair mais pacientes para a clínica. Afinal, as pessoas se sentem mais confiantes quando vêem imagens do local, boas avaliações de outros pacientes e que existe interação da clínica com o público. Para a área da saúde, uma presença digital bem estabelecida é, acima de tudo, uma forma de ganhar credibilidade.

Como avaliar o desempenho do perfil da clínica?

Os perfis empresariais do Google oferecem dados interessantes. Monitorá-los representa oportunidades de melhorias tanto para o desempenho do perfil quanto para a gestão da clínica.

Além da nota média de classificação dada pelos pacientes e dos comentários, também é possível acompanhar:

Assim, a partir desses dados, você pode obter ótimos insights para a sua clínica. Afinal, sabendo o que seu público busca e o que ele precisa, é possível adotar estratégias de marketing digital muito mais assertivas.

Dicas finais

Sua clínica tem muito a ganhar com o perfil de empresas do Google. Se a sua meta é atrair mais pacientes para a clínica, aproveite este recurso gratuito. Se precisar de ajuda para gerenciar a estratégia de marketing da sua clínica, conte conosco! A Santé é uma agência especializada em Marketing em Saúde e pode lhe ajudar! 

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