Ícone do site Santé – Marketing em Saúde

Gestão Integrada de Marketing para a Saúde

gestao-integrada-de-marketing

Criar um conceito de marca e estabelecer uma comunicação eficaz com o cliente não são tarefas simples, principalmente quando se trata do segmento da saúde. É aí que entra a necessidade de uma Gestão Integrada de Marketing, que seja capaz de promover diferentes ações para promover o posicionamento no mercado de forma ética e eficaz.

Marketing não é patrocínio, é estratégia

Muito além da produção de campanhas publicitárias, o Marketing engloba ações específicas como pesquisa, planejamento e definição de estratégias e ações de acordo com os objetivos. As ações aparecem em diferentes formas, como propaganda, assessoria de imprensa, sites, mídias sociais, entre tantas outras.

Entre as ferramentas essenciais, está o mapeamento do público-alvo que possibilita realizar uma análise detalhada para interpretar quem é o cliente/paciente que o profissional da área da saúde busca atingir, definir as expectativas a serem alcançadas, determinar a linguagem utilizada na comunicação e oferecer o que este público valoriza e procura.

Ética e Credibilidade

A gestão integrada de marketing ainda  é capaz de avaliar o mercado e as tendências, delimitar novas oportunidades, além de estudar a concorrência. Isto significa que através das ações, além de conhecer melhor o cliente, também é possível saber como é o mercado de atuação e assim definir as estratégias de forma segura, ética e com credibilidade.  

 

Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo

A junção do Marketing de Conteúdo – também chamado de Inbound Marketing – às ações de Assessoria de Imprensa demanda baixo investimento com resultados consistentes e acompanhamento através de métricas.  

O primeiro tem como objetivo levar conteúdo ético e com credibilidade para o público-alvo, fortalecer o relacionamento  com o cliente e criar autoridade para o profissional da área da saúde. Já a Assessoria de Imprensa, através da conquista de espaços espontâneos nos veículos de comunicação – rádio, emissoras de televisão, jornais, revistas e internet – promove visibilidade, fortalece e torna profissionais autoridades em sua área de atuação.

No entanto, como as duas estratégias se complementam, o ideal é combinar as ações para um retorno mais eficaz. Os canais digitais podem atrair a atenção do jornalista tornando-se fonte para produção de reportagens. Da mesma forma, uma pauta, emplacada pela Assessoria de Imprensa,  poderá despertar o interesse do público e consequentemente aumentar a procura em sites de buscas na internet por mais informações sobre o profissional.

E você? Já definiu a sua estratégia de Marketing? Conta pra gente nos comentários!

*Originalmente publicado em fevereiro de 2017 e atualizado em março de 2021.

Sair da versão mobile