Ícone do site Santé – Marketing em Saúde

Aprenda como facilitar o agendamento para pacientes

agendamento para pacientes

Facilitar o agendamento para pacientes é o primeiro passo para garantir que ele tenha uma boa jornada na clínica e seja fidelizado.

Se antes as pessoas procuravam por profissionais de saúde em catálogos, hoje essa busca é feita por meio da internet. 

Por isso, contar com a ajuda da tecnologia para facilitar a experiência de agendamento é essencial para garantir que o paciente pós-digital encontre seus contatos e saiba mais sobre seus serviços.

Neste artigo, você vai conferir 5 dicas para facilitar o agendamento para seus pacientes e entender como as ferramentas digitais te ajudam a alcançar esse objetivo.

Acompanhe!

5 passos para facilitar o agendamento para pacientes 

A jornada do paciente começa muito antes da hora do atendimento. 

Ela tem início desde a procura por um profissional, até o pós-consulta, e uma das formas de melhorá-la é tornar o agendamento mais ágil e prático.

Algumas ferramentas, como sistemas para clínicas e plataformas de agendamento online ajudam a alcançar esse objetivo e facilitam a gestão da clínica como um todo.

Confira agora 5 dicas para melhorar a jornada do paciente na clínica por meio do agendamento facilitado:

1. Tenha um site médico

Ao procurar por seu nome ou sua especialidade no Google, os pacientes conseguem te encontrar? 

Atualmente, estar presente nos buscadores e cadastrado em ferramentas como o Perfil da Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio) é fundamental para facilitar o agendamento para os pacientes. 

Isso porque muitas pessoas realizam uma pesquisa na internet antes de marcar uma consulta, mesmo quando recebem uma indicação.

Ter um site médico é uma excelente maneira de mostrar como funciona o seu trabalho, fornecer credibilidade e deixar todos os contatos da clínica atualizados e acessíveis aos pacientes.

Com ele, você consegue disponibilizar links que podem levar para o WhatsApp da clínica ou para o agendamento online

Tudo isso colabora positivamente para a experiência do paciente, que conseguirá agendar uma consulta em poucos minutos.

2. Cadastre-se em plataformas de agendamento 

Você sabia que existem plataformas específicas para que os médicos se cadastrem e sejam encontrados com facilidade pelos pacientes?

O AgendarConsulta é um ótimo exemplo. 

Para utilizá-lo, você cria um perfil online e gratuito no qual estarão todas as informações relevantes sobre seus atendimentos, como e-mail, telefone, endereço e WhatsApp da clínica.

Você também pode adicionar uma mini-biografia, quais são os serviços que presta, sua experiência profissional, convênios que atende, se atende por Telemedicina, entre outras questões.

Ao se cadastrar nas plataformas de agendamento, suas chances de aparecer no Google aumentam, o que facilita a experiência de agendamento para os pacientes.

Se você aliar o uso das plataformas de agendamento com seu site, os resultados serão ainda mais positivos, já que adicionar o agendamento online em seu site aumenta sua taxa de conversão.

3. Utilize uma agenda médica online e automatize seus processos

Quanto tempo suas recepcionistas passam apenas confirmando consultas ou ligando para pacientes para realizar encaixes de horário?

Ao ligar para uma clínica, muitos pacientes esperam vários minutos para serem atendidos, o que prejudica a percepção e a experiência deles com seus serviços.

Isso acontece porque, na maioria das vezes, as recepcionistas estão ocupadas fazendo anotações manuais, ligando para pacientes ou organizando processos administrativos sem a ajuda da tecnologia.

Para resolver esse problema e deixá-las com mais tempo livre para atender os pacientes que ligam, bem como recepcionar os que chegam, você pode contar com a ajuda de softwares médicos.

Dentro deles, você encontra não apenas a agenda online, mas ferramentas indispensáveis, como um prontuário eletrônico, lembretes de consultas e geração de relatórios sobre sua gestão.

Essa é uma excelente maneira de automatizar e otimizar todos os processos de sua clínica.

Uma agenda médica online, por exemplo, possui uma lista de espera, lista de pacientes do dia, confirmações de consultas e evita erros como duplicidades de horários e rasuras.

Assim, você facilita o agendamento para os pacientes, otimiza a gestão da clínica e colabora com o trabalho das recepcionistas e secretárias.

4. Crie e divulgue um link para o agendamento de consultas

Muitos médicos já possuem uma ótima presença online nas redes sociais, o que os mantêm próximos de seus pacientes e aumentam sua autoridade.

Para utilizar esse excelente canal da melhor maneira possível, criar um link para o agendamento de consultas colabora com a jornada do paciente e facilita bastante o agendamento.

Neste link, você pode incluir seu telefone, e-mail e agendamento online, e pode divulgá-lo em seu perfil no Instagram ou em seu canal do Youtube, por exemplo.

Dessa maneira, os pacientes poderão escolher de que forma preferem realizar a marcação de consultas, e não precisarão recorrer a outros recursos para obter seus contatos.

5. Mantenha seus contatos atualizados em todos os pontos de contato com os pacientes

Seja em um panfleto médico ou em um site, é imprescindível manter seus contatos sempre atualizados para que os pacientes não liguem para o local errado ou enviem e-mails que jamais chegarão até você.

Embora essa pareça uma dica óbvia, alguns estabelecimentos ainda se esquecem da importância da checagem constante de seus contatos disponíveis.

Quando isso acontece, o paciente pode ligar para um número e não obter nenhuma resposta, o que pode levá-lo a procurar outro profissional. 

Por isso, conte com a ajuda de sua recepcionista para checar se seus contatos estão corretos e atualizados em todos os seus canais de contato com o público.

Com todas essas dicas, você com certeza irá facilitar o agendamento para os pacientes, e garantir que eles tenham uma ótima jornada com seus serviços, mesmo antes da marcação da consulta.

Como você cuida da jornada do paciente em sua clínica? Deixe seu depoimento para nós aqui nos comentários!

Sair da versão mobile