Algoritmo: você sabe o que é, como funciona e como profissionais da saúde podem utilizá-lo para aumentar o seu engajamento no Instagram? Se sua resposta é “não”, saiba que você não está sozinho(a).
Acontece que essa é uma dúvida bastante comum, inclusive entre os nossos clientes. Quando damos início ao trabalho de assessoria nas redes sociais, é normal ouvirmos relatos de baixa audiência no Instagram, com as publicações tendo pouco alcance e interações.
Saber como o algoritmo trabalha para distribuir os posts na plataforma é a chave para reverter esse cenário e entender como você pode usá-lo a seu favor para aumentar o engajamento no Instagram. E são esses os tópicos que vamos abordar nesse artigo. Continue a leitura!
O que é o algoritmo do Instagram e como ele funciona?
Antes de saber como aumentar o engajamento no Instagram, é preciso conhecer a forma como o algoritmo da plataforma atua. Isso porque é a partir dele que são traçadas as estratégias de engajamento.
O algoritmo do Instagram usa os dados de navegação dos usuários para selecionar, de forma personalizada, os conteúdos que aparecerão no feed e na aba explorar da plataforma. Nos seus primeiros anos, esses conteúdos eram exibidos em ordem cronológica, ou seja, algo postado recentemente estaria no topo do feed. Mas com a popularização da plataforma, os usuários passaram a “perder” muitas publicações devido ao grande volume.
Foi então que, em 2016, a rede social lançou uma nova forma de exibir os posts nos feeds dos usuários. Agora, o algoritmo privilegia os conteúdos que os usuários mais se identificam e que tornam a experiência dentro do Instagram mais satisfatória.
Critérios do Algoritmo do Instagram
Antes da mudança do algoritmo, o horário de publicação era um fator importante para o bom desempenho de uma publicação e ter maior engajamento no Instagram. Era preciso conhecer os momentos do dia em que os usuários ficavam online para que seu post não corresse o risco de ser soterrado por outras publicações.
Hoje, o timing ainda é relevante. Mas existem outros critérios utilizados para elencar as publicações no feed, de acordo com o comportamento dos próprios usuários.
Saiba mais sobre todos eles a seguir.
Relacionamento
O algoritmo prioriza os conteúdos de contas com as quais os usuários se relacionam. Quanto mais alguém comentar, curtir, salvar ou compartilhar conteúdos de um perfil, mais publicações desta conta verá. Ou seja, você deve criar conteúdos que incentivam esse tipo de comportamento.
Timing
Dentre os perfis com os quais você mais interage, o Instagram vai priorizar os conteúdos mais recentes. Então, mesmo que o feed cronológico não seja mais uma prioridade da plataforma, o timing ainda é importante. Para descobrir os melhores horários para interagir com seus seguidores, basta clicar em Insights no seu perfil e ver as informações sobre o seu público.
Frequência
A frequência com que utilizamos o app também influencia na ordem dos posts que aparecem no feed. Alguém que abre o Instagram várias vezes ao dia tem o feed mais parecido com aquele da ordem cronológica. Já para quem acessa com intervalos maiores de tempo, a seleção dos posts que aparecem no topo do feed vai considerar aqueles que mais correspondem aos interesses e relacionamentos do usuário na plataforma.
Tempo de uso
Esse critério corresponde a quanto tempo o usuário passa dentro do app. Aqueles que ficam poucos minutos verão apenas os posts que mais se destacaram de acordo com a seleção do algoritmo. Já aqueles que têm o hábito de rolar o feed por muito tempo verão muito mais conteúdo.
Interesse
Outro fator importante para que o Instagram priorize ou não determinada publicação no feed é o nível de interesse do usuário naquele conteúdo. Por exemplo, quanto mais uma pessoa interagir com posts sobre dicas alimentares, mais esse tipo de conteúdo será mostrado a ela.
A relação entre engajamento no Instagram e algoritmo
Outro fator que impacta na distribuição dos conteúdos aos usuários é o engajamento com a publicação.
Consideramos como engajamento qualquer interação com o post, como comentários, curtidas, compartilhamentos, salvamentos e visualizações do vídeo. A partir do momento que você faz uma publicação, o algoritmo começa a analisar como o público interage e, dependendo da taxa de engajamento, mostra esse conteúdo para mais pessoas.
Veja como funciona esse processo:
- Quando você faz um post, ele é mostrado para uma pequena porcentagem dos pacientes que seguem o seu perfil.
- O Instagram mede a velocidade com que o público começa a interagir com o conteúdo.
- O algoritmo compara os resultados dessa publicação com outras publicações do seu perfil feitas em dias e horários semelhantes. Isso serve para determinar se o engajamento corresponde ao que é considerado normal dentro do seu perfil ou se esse post está se destacando, o que é positivo.
- Se a sua publicação tem um bom desempenho entre os primeiros usuários que a visualizaram, o Instagram vai distribuí-la no feed de mais usuários e pode até mesmo lançá-la na aba explorar.
- Caso a publicação mantenha bons índices de engajamento, ela vai continuar a ser apresentada no topo do feed. Agora, se desde o início ela não atrai tanta atenção, menos pessoas verão o conteúdo.
Como usar o algoritmo para aumentar o engajamento no Instagram
Há cada vez mais pessoas e perfis comerciais utilizando a rede social, inclusive profissionais de saúde que perceberam a importância de estar mais próximo ao seu público. Com mais perfis, há mais publicações e a concorrência pela atenção do usuário é maior, o que torna mais difícil gerar engajamento no Instagram.
Entretanto, há algumas medidas que podem ser adotadas para incentivar a interação e também posicionar o seu conteúdo no topo do feed de seus seguidores. Confira a seguir!
Publique quando seus seguidores estiverem online
Para ter engajamento imediato no Instagram, é preciso que seu público veja o post tão logo ele seja publicado. Nos insights do seu perfil comercial, dentro da sessão público é possível ver em que dias e horários seus seguidores estão mais ativos. Com essas informações, você consegue planejar o melhor momento para lançar seus conteúdos.
Faça conteúdos interessantes para seu público
Também nos insights você consegue ver quais conteúdos apresentaram melhores resultados. Identifique-os e crie novas publicações baseadas na preferência do público pois, como falamos antes, o algoritmo prioriza conteúdos semelhantes àqueles que o usuário já demonstrou interesse antes
Utilize hashtags relevantes
As hashtags são a melhor forma de buscar um conteúdo no Instagram. Por isso, todas as suas publicações precisam conter uma série delas – recomendamos de sete a dez por posts. Utilize hashtags relacionadas à saúde, sua especialização e também mais específicas sobre os conteúdos que você está abordando em cada publicação.
Crie conteúdos que incentivam interação
Você não precisa esperar que as pessoas tomem a iniciativa de interagir com seu conteúdo. Pelo contrário, uma mãozinha é sempre bem-vinda. Incentive a interação pelos comentários, espaço em que seus seguidores podem deixar depoimentos, opiniões e dúvidas. Além disso, você pode sempre lembrá-los de compartilhar o conteúdo para que mais pessoas tenham acesso à informação.
Já nos stories, você pode utilizar as ferramentas de interação disponíveis, como o quiz, enquete e os stickers.
Aposte nos vídeos
Nos últimos anos, os vídeos têm mostrado excelentes resultados e são compartilhados duas vezes mais que outras mídias nas redes sociais, o que é um fator importante quando falamos em engajamento no Instagram. Não à toa, a plataforma tem investido cada vez mais no formato com recursos como o reels.
Uma forma simples de criar conteúdo nesse formato é responder às dúvidas de seus seguidores. Com a caixa de perguntas nos stories, solicite aos seguidores que enviem suas principais dúvidas e faça vídeos para os stories ou reels. Bastidores, como a sua rotina de estudos ou dia a dia do consultório também são excelentes temas para os vídeos.
Nesse artigo apresentamos as principais tendências de vídeos para redes sociais e algumas sugestões de conteúdo. Não deixe de conferir!
Interação recíproca
A interação no Instagram é uma via de mão dupla. Então lembre-se de ficar atento aos recados e mensagens que recebe e responda-os assim que possível. Também interaja com o conteúdo que seus seguidores publicam. Curta, comente e reaja aos stories, claro que sempre respeitando os limites da relação profissional.
A interação com os seguidores é uma das estratégias de humanização do perfil nas redes sociais. Deixar seu Instagram com “a sua cara” é muito importante para construir um relacionamento mais próximo com o público e, consequentemente, aumentar o engajamento nas suas publicações. Veja outras estratégias de humanização do perfil social em nosso blog.
Seja consistente
Ter um planejamento de conteúdo e seguir uma agenda de publicações vai ajudar você a se manter ativo no aplicativo. Essa constância dá mais informações ao algoritmo do Instagram para que ele entenda a melhor forma de entregar o seu conteúdo.
Mas antes de começar a publicar todos os dias da semana, reflita sobre o quanto você pode se dedicar à produção de conteúdo para as redes sociais. Acontece que, se você começar a publicar com muita frequência e depois reduzir a quantidade de posts, isso será interpretado de forma negativa pelo algoritmo que vai prejudicar a distribuição do seu conteúdo.
E então, ficou mais claro para você como usar o algoritmo para aumentar seu engajamento no Instagram? Ficar atento a esses detalhes é fundamental para que seus conteúdos estejam sempre no topo do feed dos seus pacientes e ter mais interação.
Conte com a Santé para a produção de conteúdos para redes sociais que respeitam essas diretrizes. Entre em contato e saiba o que podemos fazer por você ou seu consultório!