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E-mail Marketing para Clínicas e Profissionais da Saúde

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Atualmente, o Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias de comunicação e está presente no cotidiano de 73% das empresas que atuam no Brasil. Entre as ferramentas que se destacam e que podem facilmente ser adaptadas à área da Saúde, o E-mail Marketing aparece como uma opção efetiva e que valoriza o relacionamento entre profissionais e pacientes. Existem mais de 4,3 bilhões de contas de e-mails no mundo, acessadas seis vezes por dia, em média. Além do grande alcance, o e-mail marketing permite a segmentação do público-alvo e a personalização da mensagem.

O que é E-mail Marketing

O  E-mail Marketing é o quarto canal mais utilizado para encontrar conteúdos e informações, com 37% de preferência pelo público. Faz parte de uma das táticas de marketing de conteúdo mais utilizadas pelas empresas, sendo que 44,7% fazem uso das newsletters. A ferramenta facilita a comunicação direta entre as clínicas e profissionais da saúde com seus públicos, incluindo clientes, parceiros e pacientes. As mensagens não são enviadas aleatoriamente: existem diversas estratégias para se construir uma lista de e-mails de contatos qualificados e de se enviar mensagens atraentes para quem recebe.

 

Principais aplicações

É simples a clínica ou o profissional da área da Saúde integrar ao cadastro de informações do paciente o seu endereço de e-mail. Essa base de dados de seu consultório possui um grande potencial de comunicação e fidelização dos seus clientes, apesar de muitas vezes não ser utilizada.

Através de campanhas de E-mail Marketing é  possível divulgar uma série de informações relevantes aos seus pacientes e estreitar a comunicação e o relacionamento. Novos serviços e profissionais, avisos de atendimento e retorno de consultas, pesquisa de satisfação, felicitações em datas comemorativas, newsletter, entre outros tipos de conteúdo são alguns exemplos.

 

Vantagens do E-mail Marketing

Diferente das ações voltadas para as redes sociais, que são direcionadas a um público mais abrangente, o E-mail Marketing interage diretamente com cada um de seus pacientes. Além disso, permite monitorar os resultados: quem leu o e-mail, quem abriu, quem clicou. Outra característica que diferencia a ferramenta é a possibilidade de ser altamente personalizada. Você pode criar uma mensagem direcionada e contextual  para cada paciente que a recebe. As principais vantagens do E-Mail marketing incluem:

 

Vale lembrar que para aproveitar as vantagens do E-mail Marketing e maximizar o impacto que tem sobre as ações de Marketing Digital é preciso cautela. Estratégia, direcionamento e acompanhamento das campanhas são essenciais – e abordaremos em outro post. O uso adequado pode trazer benefícios e tornar o diferencial da sua clínica em relação aos seus concorrentes.

*Originalmente publicado em 2017 e atualizado em Fevereiro de 2021.

 

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