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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Como manter e ganhar curtidas no Instagram

Você já pode ter percebido: o número de curtidas no Instagram caiu para muitas pessoas nos últimos meses. A plataforma, que hoje possui mais de 800 milhões de usuários ativos em todo mundo, tem passado por grandes mudanças. Algumas delas com impacto direto na forma como o seu conteúdo é exibido.

Nesse texto, nós vamos ajudar você a “driblar” o temido algoritmo do Instagram ― e a usar essas mudanças a seu favor.

Como funciona o algoritmo do Instagram

O algoritmo é um código utilizado pelo Instagram para definir como, quando e para quem os posts serão exibidos. Trata-se de um conjunto de regras matemáticas, que utilizam dados da própria rede social como base.

“Antigamente, o Instagram funcionava de forma cronológica. Os posts eram exibidos de acordo com a ordem das postagens. Isso mudou em 2016, quando o algoritmo foi lançado”.  (Fernanda Daura, CEO Santé Marketing em Saúde).

“A partir daí, a rede passou a identificar os posts mais relevantes para cada usuário e a exibi-los primeiro” (Eduardo Zilli Hädrich, Diretor de Marketing da Santé).

Regras básicas

O Instagram quer que os usuários passem mais tempo conectados à rede. Para isso, o objetivo da empresa é que as pessoas encontrem o conteúdo que elas mais desejam, da forma mais eficiente possível. As regras básicas que o algoritmo usa para isso são:

  • Temporalidade: Apesar de não trabalhar exclusivamente em ordem cronológica, o Instagram entende que os usuários querem ver conteúdos novos. Por isso, posts recentes ainda são privilegiados.
  • Engajamento: Quanto mais uma publicação repercute na rede, mais chances ela tem de ser exibida para outros usuários. Comentários, compartilhamentos e curtidas no Instagram mostram para o algoritmo que o post é relevante e que mais pessoas podem se interessar por ele.
  • Relacionamentos: O algoritmo do Instagram monitora o perfil do usuário e identifica as pessoas e as empresas com as quais ele mais se relaciona. As informações são extraídas das pesquisas feitas pelas pessoas dentro do aplicativo, dos comentários, curtidas e até dos stories compartilhados. Por isso, os posts das pessoas ou empresas com as quais você mais interage, costumam aparecer na frente e com maior frequência.  

Oportunidade

De acordo com as regras do algoritmo do Instagram, os posts recentes, que despertam o engajamento, estão sendo privilegiados. Especialmente o que são publicados por pessoas ou marcas com as quais o usuário já tenha proximidade. Assim, o algoritmo recompensa empresas e profissionais da saúde que investem no relacionamento duradouro com os seus pacientes.

“Profissionais e instituições da saúde que produzem conteúdo de qualidade e de forma periódica estão tendo ótimos resultados. A qualidade e a quantidade das publicações geram engajamento e constroem relacionamentos. São essas as informações que o algoritmo mais valoriza” (Eduardo Zilli Hadrich, Diretor de Marketing da Santé).

O processo de crescimento é exponencial. Antigamente, as publicações eram relevantes apenas por um tempo, e perdiam espaço para aquelas que eram postadas logo em seguida ― por menos relevantes que fossem. 

Agora, as postagens que o algoritmo identifica como importantes, aparecem para mais usuários e por mais tempo. Isso evita que perfis ou publicações que não investem em conteúdo ocupem espaço apenas pelo volume de postagens ou por conta do horário.

“Hoje, não basta apenas abrir uma conta. No Instagram, os profissionais e instituições da saúde precisam se esforçar para tornarem-se relevantes. O ambiente é competitivo, exige cuidados especializados, mas pode oferecer retornos excelentes” (Fernanda Daura, CEO Santé Marketing em Saúde).

A importância do Instagram

A estratégia adotada pelo Instagram deu resultado. Relatórios recentes da mLabs mostram que, mesmo que alguns usuários tenham notado a redução do número de curtidas, o Instagram já superou o Facebook no quesito engajamento.

Isso quer dizer que as pessoas que utilizam o “Insta” curtem, comentam e publicam mais postagens do que aquelas que estão no “Face”. As curtidas no Instagram não desapareceram. Elas apenas migraram para publicações com maior impacto.

“O estudo considerou quase 6 milhões de postagens e identificou que, para contas médias, que possuem entre 10 mil e 50 mil seguidores, o número de curtidas no Instagram é o dobro das do Facebook”. (Fernanda Daura, CEO Santé Marketing em Saúde).

“Isso mostra que o Instagram é hoje uma ferramenta indispensável para qualquer estratégia de marketing na saúde. Os pacientes estão lá. A grande questão é tornar-se relevante e conseguir atraí-los”. (Eduardo Zilli Hadrich, Diretor de Marketing da Santé).

Com o Instagram é possível fortalecer significativamente a imagem do profissional da saúde, através da publicação de conteúdos que destaquem seus valores éticos e  diferenciais.

Além de ser uma forma efetiva de aumentar o número de acessos de sites e blogs, as informações obtidas com as curtidas no Instagram ajudam a compreender melhor as necessidades dos pacientes. Um seguidor online pode vir a tornar-se um paciente no consultório.

Tenha uma presença estratégica e relevante no Instagram. Invista em conteúdos de qualidade e fique ainda mais próximo dos seus pacientes. A Santé é especialista em Marketing Digital. Conte conosco!

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