Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Então, a consultoria de imagem é algo muito importante para causar essa boa primeira impressão. Aquela que vai fazer com que alguém, no primeiro contato que tiver com o seu consultório ou a sua clínica, queira tornar-se seu paciente.
Além disso, a imagem deve representar a essência do seu negócio, a personalidade do seu atendimento. Por isso, cada vez mais hospitais, clínicas e consultórios tem dedicado atenção à traduzir, na sua imagem, marca e comunicação, a sua essência.
Portanto, caso seja seu desejo conquistar essa identificação com seus pacientes, desde a primeira impressão, duas perguntas precisam ser respondidas:
- Qual é a imagem que você deve projetar para chegar a esse resultado?
- O que é necessário fazer para que esse resultado venha?
O marketing em saúde é um excelente caminho para atrair a empatia das pessoas. E a razão para isso é bem simples: entrega para as pessoas aquilo que elas desejam. Aqui, falamos não só do meio digital, mas também dos recursos do marketing offline.
Consultoria de imagem e Marketing em Saúde
Todo trabalho em marketing começa com uma investigação: qual é o público com o qual queremos conversar? Para o marketing em saúde, ter essa resposta também é fundamental. Pois, é a partir dela que todas as estratégias são definidas.
Por isso, um passo a passo a seguir para que a consultoria de imagem atue de forma efetiva com o marketing em saúde é:
1. Saber quem são os pacientes ideais
A busca por essa pessoa ideal pode ser feita de algumas formas. Uma delas é conversar com quem já é seu paciente para entender quais são os seus desejos e expectativas. Contudo, não é todo e qualquer paciente que deve ser abordado. O melhor é fazer uma seleção daqueles que tem o perfil desejado. Ou seja, daquelas pessoas que você gostaria de atender.
Outra maneira é buscar pacientes que têm esse perfil e que, por um motivo ou outro, deixaram de frequentar o consultório ou a clínica. Esses pacientes devem ser procurados especialmente para entender os motivos da desistência do atendimento. Podem ser identificadas questões difíceis de mudar, como a localização, por exemplo. Porém, muitos outros insights podem ser obtidos, como a qualidade do serviço de agendamento, disponibilidade de horários, cordialidade da recepção, entre outros. Muitas vezes, pequenos detalhes fazem toda a diferença na imagem serviço de saúde.
2. Planejar a construção da marca e da comunicação
Sanada a questão da pessoa ideal, é hora de transformar todo o conhecimento compartilhado por essa pessoa em ações para atração. E a primeira dessas ações é utilizar o marketing offline para desenvolver uma identidade visual que seja capaz de transmitir o propósito do consultório ou clínica.
É nesse momento em que mais se exige da consultoria de imagem. Pois, ela deve ser parte ativa nessa construção. Quer um exemplo?
Digamos que o resultado da definição da pessoa ideal tenha identificado que, para a clínica ou consultório, o perfil de pacientes que se quer atrair é o de classe A, que gosta de sofisticação e exclusividade. Esses valores precisam ser passados de forma muito clara na marca e na forma de se construir a comunicação. E a ferramenta para se avaliar avaliar se isso está sendo cumprido naquilo que está sendo desenvolvido é a consultoria de imagem.
É por essa razão que design de marca, padrão gráfico para redes sociais, site e blog têm que estar alinhados. Devem ser analisados de acordo com o que a consultoria de imagem, parte do Marketing em Saúde, determina como o caminho mais assertivo.
Com uma estratégia de comunicação integrada e alinhada à imagem que a clínica, consultório ou hospital deseja passar, otimizam-se recursos e esforços. Além disso, os resultados vêm mais rápido.
3. Testar antes de tornar público
É ótimo estar com tudo pronto e ter a sensação de que todo o trabalho valeu a pena. Mas, é preciso segurar a empolgação e realizar mais uma etapa antes de tornar tudo público. Essa etapa é a de validação.
Acima, foi sugerido que se entrasse em contato com os pacientes que possuem o perfil que é preferível atender. Eles podem ser acionados de novo para validação, para que sejam consultores ou conselheiros. Para muitos, ser parte do processo os faz sentirem-se especiais. Afinal, não é todo médico que tem esse tipo de iniciativa. O resultado pode ser muito positivo.
Então, individualmente ou em um encontro exclusivo, apresente a alguns pacientes o desenho da marca, o site, o que foi planejado para as redes sociais. Solicite um feedback sincero. O importante é que essa apresentação seja feita e as impressões sejam colhidas para que na hora de divulgar, haja um perfeito alinhamento com o público-alvo.
Uma vez que essa primeira etapa da consultoria de imagem esteja concluída, é hora de trabalhar as ações que irão divulgar e fortalecer essa imagem no mercado. Mais uma vez, o marketing em saúde ajuda profissionais, clínicas e hospitais nessa tarefa. Se quiser, conte conosco para saber como podemos colaborar ainda mais com o sucesso da sua clínica, hospital ou consultório.
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