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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Como medir o resultado das ações de marketing da clínica?

Provavelmente, quando você fez um planejamento estratégico de quais seriam as ações de marketing que colocaria em prática na sua clínica, também traçou objetivos e metas a médio e longo prazo, certo? Mas você sabe como medir o resultado das ações de marketing escolhidas?

Se a resposta for não, não precisa se preocupar. Nesse post, nós te ensinamos como acompanhar os resultados das ações de marketing da sua clínica e saber se estão dando certo ou não.

Por que é importante medir o resultado das ações de marketing?

Geralmente, não se sabe medir resultados de estratégias de marketing porque, ao traçar um plano de ações, você não pontuou quais itens deveriam ser analisados e levados em consideração. E é necessário que você saiba em que ponto está e onde deseja chegar para articular um planejamento que faça sentido para os seus objetivos.

Até compreender qual estratégia dará mais resultados positivos, será necessário testar mais de um método. Por isso é tão importante que você saiba medir os resultados das ações postas em prática. Só assim saberá o que funciona, o que não, quantos dos seus clientes foram impactados pelo seu conteúdo etc.

O que analisar na hora de medir os resultados das ações de marketing?

Existem algumas maneiras de medir seus resultados e talvez um dos mais usados e estimulados atualmente seja o conteúdo criativo no instagram, que interage diretamente com cliente, pedindo para que realize ações. “Acesse”, “arraste para o lado”, “clique aqui”, “link na bio” ou votações nos stories são apenas algumas opções de como chamar seu público para a interação. Mas esta não tem que ser a sua única alternativa.

Aqui vão alguns exemplos de elementos que podem ser considerados para medir seus resultados:

  • análise de métricas;
  • taxa de conversão;
  • acompanhamento de relatórios periódicos.

Análise de métricas

As métricas se subdividem em muitos outros métodos, que podem ser usados de acordo com suas necessidades. Algumas métricas mais utilizadas são:

  • número de visitantes;
  • número de leads (informações de contato, como nome e email, obtidos através de uma troca, como material e-book gratuito ou cupom de desconto);
  • ROI (Return On Investment, “retorno sobre investimento”, em inglês);
  • taxa de cliques e aberturas em email marketing;

Para qualquer uma dessas opções, é preciso que você tenha noção de qual era a situação antes das suas ações e tenha periodicidade na análise de relatórios. Só assim será possível mensurar seu crescimento.

Taxa de conversão

Nem sempre o número de visitantes, de seguidores e/ou pessoas que interagem com seu conteúdo representa a quantidade de clientes adquiridos, certo? Isso acontece porque a taxa de conversão não chega a 100%. Logo, ter 10 mil seguidores nas redes sociais não significa ter 10 mil clientes.

Só observar seu número de visitantes sem um método para saber se alguém frequentou a sua clínica também não te ajudará a interpretar os dados necessários. Portanto, alie uma ação a outra, como um cupom de desconto para seguidores ou que, no momento do cadastro, seja coletada como informação a forma como a pessoa conheceu a clínica.

Acompanhamento de relatórios

O objetivo de acompanhar relatórios é ter uma melhor visualização dos dados coletados. Desta forma, é mais fácil traduzir os resultados alcançados. Além disso, relatórios mais detalhados permitem filtros relacionados à idade, região onde o paciente mora, hábitos e preferências, assim você pode analisar para além de apenas números de visita ou taxas de conversão.

Boas estratégias compreendem itens que vejam seu cliente como mais do que um número. Entender o que essa pessoa busca, qual preço está disposta a pagar ou o que a faria se consultar em um local mais distante de casa faz com que você possa incrementar o serviço oferecido.

Como medir o resultado das ações de marketing da clínica?

Agora que você já sabe o que analisar, vamos partir para a parte prática: como medir o resultado das ações de marketing?

Caso você seja adepto de estratégias como o email marketing, sites, blog e coisas do gênero, recomendamos fortemente que você utilize a plataforma da RD Station Marketing. Lá, você pode criar relatórios de acordo com a sua necessidade e acompanhar os dados detalhadamente.

Aproveite essa ferramenta para avaliar sempre seus fluxos de origem de seus novos clientes. De quais canais eles vêm, onde estão as suas futuras oportunidades. Isso, futuramente, te fará perder menos tempo na hora de decidir qual estratégia a ser aplicada e qual canal será mais eficiente.

Se você quer entender melhor como funciona essa ferramenta antes de investir nela, é possível fazer um teste de 10 dias gratuitamente.

Mas, se você está mais focado nas redes sociais, aprenda a interpretar, principalmente, as impressões e insights de sua conta. É lá que você terá acesso à quem é o seu público, de onde ele vem, qual a idade, quais dos seus conteúdos foram vistos como mais relevantes. 

Entender o que cada item deste significa te ajuda, até mesmo, a direcionar seus conteúdo patrocinados, por exemplo.

Use os dados para agir

De nada adianta aprender a fazer relatórios, ler e interpretar dados se você não pretende agir após isso. Para ver resultados, você precisa tomar decisões para que suas próximas criações de conteúdo alcancem seus objetivos.

A coleta de dados serve apenas para trilhar os caminhos que podem ser seguidos. Ter tudo isso planejado ajudará, inclusive, na hora de saber no quê e porquê investir nesta ou naquela ação.


E, se você tem interesse em começar a agir, aprenda também 4 cuidados que você deve ter na hora de promover sua clínica.

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