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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Confira 5 maneiras de divulgar sua Telemedicina

Para divulgar a Telemedicina da melhor forma, é essencial contar com ferramentas de marketing médico e sistemas confiáveis.

A Telemedicina consiste no uso de tecnologias de informação e comunicação, como os softwares médicos, com o objetivo de oferecer atendimentos a distância.

Ou seja, é possível realizar consultas, enviar laudos, pedidos de exames e se conectar com outros profissionais por meio da internet de forma síncrona (em tempo real) ou assíncrona. 

Neste artigo, você vai conferir alguns benefícios da Telemedicina e 5 formas de divulgar a sua.

Continue a leitura!

Passo a passo para divulgar sua Telemedicina

Com a ajuda da Telemedicina, os profissionais de saúde conseguem reduzir custos, facilitar o acesso a especialistas, evitar a superlotação de estabelecimentos presenciais e aumentar a produtividade na clínica.

Embora seja discutida há bastante tempo pelo CFM, desde a resolução nº 1.643 de 2002, ela precisou ser adotada em caráter emergencial por conta da pandemia de COVID-19 em 2020.

Porém, mesmo antes da pandemia, o CFM já havia planejado lançar uma nova regulamentação sobre o tema, e tudo indica que essa é uma tendência que será cada vez mais utilizada, mesmo após a pandemia.

Para divulgar sua Telemedicina da melhor forma, é possível contar com a internet e, ao oferecer um bom atendimento a distância, o marketing boca a boca também ajudará.

Confira a seguir outras dicas para fazer essa divulgação:

1. Utilize as redes sociais

Sua clínica já possui redes sociais? Elas são utilizadas para produzir conteúdos relevantes para os pacientes?

O tempo em que os pacientes procuravam por médicos em catálogos já passou. Hoje em dia, a maioria das pessoas está em alguma rede social e costuma procurar por informações dos médicos nelas.

Ao utilizar o Instagram ou o Youtube para produzir conteúdos e aumentar sua presença online, você também pode divulgar sua Telemedicina para o público.

É possível começar com conteúdos sobre dúvidas mais frequentes, com o objetivo de reduzir algumas objeções e receios dos pacientes frente a essa modalidade de atendimento.

Um receio comum entre os pacientes é o distanciamento com o profissional de saúde e você pode fazer um vídeo mostrando como funciona a Teleconsulta para tranquilizar as pessoas a respeito dela.

2. Tenha um site médico

Assim como muitas pessoas procuram pelos médicos nas redes sociais, outro canal de busca bastante utilizado é o Google

Ao ter um site médico e seguir as boas práticas de SEO para clínicas, você consegue ranquear nesse buscador e aparecer caso um paciente pesquise por seu nome ou sua especialidade.

Em seu site médico, é essencial que você divulgue suas formas de atendimento, inclusive por Telemedicina, e mostre aos visitantes como fazer para marcar uma consulta.

Utilizar recursos como o agendamento online é uma excelente maneira de facilitar a jornada do paciente e divulgar sua Telemedicina no site médico.

3. Conte com a ajuda das recepcionistas

Para divulgar sua Telemedicina, contar com a ajuda das recepcionistas é fundamental.

Isso porque elas são as responsáveis pelo primeiro contato dos pacientes com a clínica, ou seja, elas podem avisar que você também atende por Telemedicina e explicar aos pacientes como funciona.

Porém, para que elas possam transmitir como essa modalidade da Medicina funciona de forma clara, é importante mostrar as vantagens, como as Teleconsultas acontecem e tirar todas as dúvidas referentes ao assunto.

4. Aproveite o e-mail marketing

Você utiliza o e-mail marketing na clínica para manter contato com os pacientes?

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta de comunicação para médicos. 

Isso porque ele permite o envio de mensagens segmentadas, personalizadas e automatizadas para toda a base de pacientes de forma simples e prática.

Dessa forma, você consegue enviar conteúdos sobre as novidades da clínica, orientações pré e pós-operatório, dicas, dúvidas frequentes, e-mails de aniversários e também divulgar sua Telemedicina. 

Para utilizar o e-mail marketing da melhor forma, é essencial contar com a ajuda de um bom sistema para clínicas, que tenha uma ferramenta de e-mail desenvolvida especialmente para a área da saúde.

Com um sistema, é possível centralizar as informações de cadastros dos pacientes, incluindo os e-mails, enviar orientações sobre a Telemedicina, bem como os links para as Teleconsultas: tudo isso de forma integrada e simples.

5. Ofereça um ótimo atendimento a distância

Ao oferecer um atendimento a distância de excelência para seus pacientes, você conta com a melhor divulgação possível para sua Telemedicina: o boca a boca.

Quanto mais pacientes tiverem uma experiência positiva com suas Teleconsultas, mais eles divulgarão seus serviços para novas pessoas e mais pacientes chegarão à clínica.

Confira algumas boas dicas para oferecer um bom atendimento a distância:

  • Verifique sua conexão com a internet;
  • Envie um termo de consentimento para os pacientes;
  • Tenha uma ferramenta de Teleconsulta integrada ao prontuário eletrônico;
  • Envie orientações sobre como utilizar a ferramenta e como a Teleconsulta irá funcionar;
  • Prepare seu ambiente da melhor maneira possível;
  • Oriente o paciente para que utilize fones de ouvido e procure um lugar silencioso, que ofereça privacidade e segurança;
  • Foque em manter o atendimento humanizado e com uma escuta ativa, assim como nas consultas presenciais;
  • Conte com um sistema médico que ofereça segurança e respaldo jurídico para sua Telemedicina.

Ao seguir todas essas dicas, você consegue divulgar sua Telemedicina da melhor forma e atrair cada vez mais pacientes para essa nova modalidade de atendimento.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado! 

Antes de ir, não se esqueça de compartilhá-lo com seus colegas.

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