Os blogs estão aí há muito tempo – o primeiro foi criado em 1994! – e com outros canais e formatos tomando cada vez mais o nosso tempo é natural questionarmos se ainda é válido investir em um blog médico.
A resposta curta é: sim. No entanto, se você não tiver planejamento e compreensão dos mecanismos que tornam essa estratégia eficiente, infelizmente, sua clínica não terá bons resultados e todo o investimento será em vão.
É preciso ter uma página bem estruturada e otimizada para SEO. Além de manter a frequência das publicações, divulgar em outros canais e, sobretudo, criar conteúdo de valor para sua persona.
Porque o blog ainda é relevante para profissionais da saúde
Em um estudo realizado em 2020 pela Hubspot (desenvolvedora de softwares de gestão e marketing), 60% das pessoas leem blogs ao menos uma vez por semana em todo o mundo. Além disso, aqui no Brasil, 94,4% dos internautas utilizam a internet para pesquisar temas relacionados à saúde.
É por isso que, enquanto houver gente utilizando ferramentas como o Google para tirar suas dúvidas de saúde, o blog médico continuará sendo relevante. E a sua clínica deve sempre almejar estar entre os primeiros resultados de pesquisa.
Um dos nossos clientes, por exemplo, hoje tem cerca de 45 mil acessos por mês nas páginas do site e blog, sendo 89% de forma orgânica (conteúdo não patrocinado). Na estratégia, apostamos em conteúdos claros e de fácil compreensão sobre cirurgia cardiovascular e especialidades relacionadas. Também respondemos às principais dúvidas de pacientes e familiares e convidamos especialistas para colaborarem com textos.
Além disso, desde a construção do site até a elaboração dos posts, nos preocupamos em aplicar as técnicas de SEO para que os conteúdos tenham um bom posicionamento nos resultados de busca do Google.
Razões para ter um blog médico
Se você ainda tem dúvidas se deve ou não investir em um blog médico, descubra porque ele é importante para sua estratégia de marketing.
Aparecer no Google
Ter um blog e um bom site ainda é a melhor forma de ser encontrado no Google de forma orgânica. Ao publicar um texto que leve informações úteis ao seu público e seja otimizado para SEO, a sua clínica tem mais chances de se posicionar entre os primeiros resultados de busca. Afinal, o Google prioriza os conteúdos com maior qualidade.
Posicionar-se diante da concorrência
Ao tratar de temas relacionados à(s) especialidade(s) oferecida(s) em sua clínica, o blog evidencia que você e sua equipe têm completo domínio do assunto. Ao ter uma dúvida esclarecida ao ler o conteúdo de seu blog, quem o acessa também começa a construir uma relação com a clínica ou consultório. Assim pode ler outros conteúdos e passar a ter mais confiança ao ponto de tornar-se um paciente. Ou seja, quando esse leitor precisar buscar auxílio médico, a primeira clínica que lhe virá à mente será a sua.
Diminui o custo de aquisição de pacientes
São milhares de pessoas que utilizam os buscadores todos os dias para tirar suas dúvidas de saúde. Assim, se suas postagens do blog estão bem posicionadas nos resultados de pesquisa do Google, você tem a chance de ter essas pessoas acessando seu site todos os dias e, o melhor, de forma orgânica!
Logo, se o seu blog estiver bem planejado e você souber utilizar estratégias de conversão (falaremos sobre isso adiante), esses visitantes podem se tornar pacientes sem nenhum custo extra – apenas aquilo que você já investiu no blog.
Educa e facilita o agendamento de consultas
Ao ler o blog, o visitante vai sendo educado ao longo de toda a jornada até virar um paciente. Quando entra em contato para agendar uma consulta, ele já sabe os tipos de serviços que a clínica oferece. Assim como se o especialista atende às suas necessidades ou realiza o tipo de procedimento que procura. Sem as objeções ou dúvidas recorrentes, o trabalho das secretárias é facilitado.
Blog X outros canais de marketing
Agora que passamos mais tempo nas mídias sociais, qual a melhor opção para sua clínica: manter um perfil social ou um blog? Bem, a melhor resposta para esse questionamento seria os dois.
Cada plataforma tem objetivos diferentes. Enquanto as mídias sociais são ótimas para desenvolver um relacionamento e interagir mais com seu público, o blog é essencial para educar sobre conteúdos de uma forma mais aprofundada, posicionar sua equipe como autoridade no mercado e permitir que a clínica seja mais facilmente encontrada no Google.
E esses diferentes canais não precisam ser trabalhados de forma completamente separadas. Pelo contrário, eles podem se retroalimentar. As mídias sociais podem ser utilizadas para amplificar o alcance do blog, enquanto os conteúdos do blog podem servir de inspiração para publicações nas mídias sociais.
Quer um exemplo? Vamos supor que você gerencia uma clínica dermatológica e publica no blog um texto sobre a atenção que se deve dar à pele do rosto e uma série de cuidados que devemos tomar para mantê-la sempre saudável. Um dos dermatologistas faz um vídeo no Instagram da clínica ensinando a forma correta de passar o protetor solar e convida os seguidores a conferirem mais dicas no blog. Assim, você reaproveita um conteúdo e gera engajamento nos dois canais.
Como criar um blog médico que gera resultados
No início desse texto, alertamos que não basta apenas criar um blog e lançar conteúdos de qualquer maneira. Algumas boas práticas são necessárias, como as que listamos abaixo.
Planejamento é essencial
O primeiro passo é definir qual vai ser o papel do blog na estratégia de marketing da sua clínica e como ele pode contribuir para aumentar o número de consultas, por exemplo. Depois, você precisa pensar num calendário editorial, definindo a periodicidade das publicações e quais tipos de conteúdo serão abordados no blog.
Desenvolva conteúdos de valor
Conteúdo de valor é o pilar da estratégia de marketing de conteúdo na saúde. É aquele que o leitor sente que aprendeu algo novo, que impacta a sua vida de alguma forma.
No blog médico, você deve sempre se preocupar em compartilhar conteúdos originais, com informações confiáveis e que tirem as dúvidas da sua persona. Se essas diretrizes não forem consideradas, você não conseguirá prender a atenção dos seus leitores, gerar leads e nem se posicionar bem nos resultados do Google.
Páginas otimizadas com SEO
SEO envolve uma série de técnicas que vão fazer com que o Google encontre mais facilmente seu blog médico e dê a ele um bom posicionamento quando uma pesquisa relacionada ao conteúdo for realizada. Para a otimização, você deve pensar na palavra-chave do texto, trabalhar com links internos e externos, descrever as imagens, entre outros pontos. Neste artigo, apresentamos com mais detalhes o que é SEO e porque ele é tão importante para o sucesso da estratégia de marketing da sua clínica.
Formulários e chamadas para ação
Para transformar os visitantes do blog em pacientes, você pode utilizar recursos como formulários de contato ou distribuir e-books e outros materiais mais aprofundados e gratuitos mediante ao fornecimento de informações como o e-mail. Assim, você pode usar essa nova forma de contato para nutrir esse lead durante toda a jornada do paciente até que ele esteja pronto para agendar uma consulta.
Divulgue o blog em outros canais de marketing
Como mencionamos anteriormente, o blog da sua clínica pode e deve ser divulgado também em outros canais, como nos perfis sociais, lista de e-mails e WhatsApp (nesses dois últimos casos, tome cuidado para não exagerar na frequência). Assim, mais pessoas terão acesso a esses conteúdos.
Checklist para blog médico
Ao criar um conteúdo para o blog, você pode se deparar com uma série de dúvidas. Reunimos as nossas técnicas em um checklist que você pode baixar gratuitamente, basta clicar na imagem abaixo.
Conte com uma agência especializada para o seu blog
De acordo com a nossa experiência, os motivos que mais impedem as clínicas de terem um blog médico que gere resultados são a falta de tempo e de domínio de técnicas de redação e SEO. Caso você precise de ajuda para elaborar a sua estratégia, nós podemos te ajudar! Entre em contato e conheça nosso trabalho!