Na área da Saúde, uma das melhores estratégias para se posicionar e conquistar autoridade é apostar em marketing médico. No entanto, muitos profissionais ainda não se convenceram da importância da gestão e divulgação da própria imagem. É comum os profissionais alegarem a falta tempo, custo alto de investimento e receio de ultrapassar os limites éticos. Porém, será que esses argumentos estão corretos?
Em outro post, mencionamos 5 motivos que demonstram a necessidade de se apostar em marketing médico. Para o post de hoje, selecionamos cinco desculpas comuns para explicar porque elas não têm fundamento e o que você está perdendo por não investir em marketing médico:
1) Falta de tempo
O principal argumento de profissionais da área da saúde para não apostar em marketing médico é a falta de tempo. Muitos relatam não ter tempo para se dedicar a mais uma tarefa, a de trabalhar na divulgação da sua marca, seja pessoal ou profissional. No entanto, existem profissionais qualificados para gerenciar e realizar as ações que cuidarão da imagem e da divulgação dos serviços. Afinal, cada especialidade tem um profissional capacitado, e no Marketing Médico também. Além de conhecer o que funciona, no que vale a pena investir, esse profissional de Marketing vai também zelar para que as ações não ultrapassem o limite da ética médica.
2) Falta de respeito à ética médica
Junto à falta de tempo, está a preocupação com a ética médica. É fato que há regulações específicas que devem ser respeitadas, como também um conjunto de normas éticas regulamentadas pelo o conselho de cada categoria. No entanto, a contratação de profissionais especializados também é essencial para garantir a promoção de ações éticas e o alcance de bons resultados. Com isso, vemos que é possível realizar ações de marketing respeitando às regras de compliance da área da saúde. Por exemplo, utilizando o marketing de conteúdo em um perfil profissional, seja de um médico ou uma clínica, informações confiáveis, úteis e importantes chegam ao público alvo, informando e também tornando o profissional uma referência em sua área da Saúde.
3) Apostar em marketing médico é caro
Muitos profissionais acreditam que ações em marketing implicam em grandes custos. Vale lembrar que essa é uma impressão herdada do marketing tradicional, onde os investimentos eram elevados e o retorno difícil de ser mensurado. No entanto, com o advento do Marketing Digital, essa questão mudou. Hoje, é possível investir pouco e medir tudo, com uma clara relação custo x benefício altamente atrativa. Lembrando que uma boa estratégia é fundamental para um resultado garantido.
4) Agenda cheia
Outro motivo da falta de adesão ao marketing médico diz respeito à agenda cheia, ou seja, não há horários vagos para novos pacientes. O contexto é relativo. É ótimo ter a agenda cheia, desde que seja rentável. Trabalhar a imagem profissional e o posicionamento no mercado podem transformar uma realidade de excesso de trabalho em maior qualidade de vida com o mesmo – ou maior retorno financeiro. O Marketing Médico pode ajudar nisso, tornando o profissional uma referência na área em que atua.
5) Meu público-alvo não acessa a internet
Há profissionais que alegam que o seu público não está na Internet, em geral pela faixa etária avançada. Nesses casos, é o paciente que tem a iniciativa de ir ao médico? Ele escolhe o profissional que vai consultar? Na maioria das vezes, não. São os familiares que buscam assistência médica para o idoso. É a própria família que define quem irá atender esse paciente. Sejam os filhos, os netos ou os irmãos. Além da indicação de amigos e familiares, a imagem na internet, Google e redes sociais, pesa na escolha do profissional. O Brasil é o 4º país com mais usuários mensais do Facebook.120 milhões de brasileiros acessam o Facebook pelo menos uma vez por mês, de acordo com o site Statista. Então, mesmo que de forma indireta, seu paciente está nas redes sociais.
6) Já estou nas redes sociais
A última, e não menos comum, diz respeito aos profissionais que acreditam que já fazem Marketing Médico, mas tem apenas uma conta pessoal no Facebook.
Estar presente nas mídias sociais é fundamental, mas é necessário ter uma estratégia. Cuidar com o conteúdo dos posts, não misturar intimidade com imagem profissional e respeitar a ética médica são essenciais. Do contrário, pode prejudicar a imagem do médico. Neste e-book, falamos sobre Mídias Sociais para Médicos e lá estão boas dicas.
É fundamental perceber que a construção de uma imagem e de um bom posicionamento dependem de uma boa estratégia e de ações éticas e eficazes. O Marketing Médico pode auxiliar nisso, cuidando da imagem e da divulgação dos serviços de saúde com foco no objetivo maior, de construir a autoridade do médico em sua especialidade.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!
*Conteúdo atualizado em setembro de 2019
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