Com o surgimento de várias ferramentas, soluções e formas de promover sua clínica, seu maior problema tenha se tornado outro: como envolver o clínico nas ações de marketing. E, de fato, às vezes, pode ser um grande desafio fazer com que todos compreendam a importância das estratégias. Mas não é impossível.
Há formas de fazer com que seu time entenda e, neste post, nós te ensinamos como fazer isso, começando pelo primeiro passo, o endomarketing.
O que é endomarketing?
Antes de exigir que o corpo clínico se envolva mais e colabore com as ações de marketing, é necessário fortalecer a imagem da clínica enquanto empresa. Todos precisam ter pleno entendimento dos valores, da visão e da missão e se enxergarem como parte de algo maior.
Reforçar essa imagem nem sempre é simples. Será preciso muito mais que um planejamento estratégico eficiente e bem elaborado. E aqui vão 3 dicas:
1. Saiba falar, mas também ouça o que tem a ser dito
A comunicação é uma das partes essenciais para se construir um ambiente de trabalho produtivo e saudável na mesma medida. É importante saber o que, quando e como falar. Porém, mais importante que isso é saber ouvir o que o corpo clínico tem a dizer.
Ouvir demandas, ideias, sugestões e críticas não só agrega na construção coletiva de um ambiente diverso e inclusivo, bem como melhora a imagem da empresa perante seus colaboradores.
2. Invista em um ambiente de trabalho confortável
Uma equipe confortável em seu ambiente de trabalho produzirá com mais qualidade. E, quando falamos em conforto, não falamos apenas de aspectos culturais, como também da estrutura física do ambiente.
Ferramentas e móveis adequados, local limpo e que ofereça para todos condições para trabalhar farão com que os colaboradores valorizem a empresa em que estão.
3. Reconheça os frutos do trabalho em equipe
Um dos motivos pelos quais as pessoas costumam não serem propositivas no ambiente de trabalho é por não receberem reconhecimento ou créditos quando suas ideias dão resultados positivos. Por isso, é indispensável que você reconheça os esforços de todos.
É através de pequenos gestos, como a parabenização e a gratificação, seja verbal ou material, que você reafirma ao seu time o quanto a contribuição de todos é importante para trazer bons resultados à clínica.
Assim que você considerar que a forma como a clínica é vista pelos colaboradores está resolvido, é hora de dar um próximo passo:
Como envolver o corpo clínico nas ações de Marketing?
Para começar a envolver a equipe nas ações de marketing defina as funções de todos dentro do planejamento estratégico. Cada integrante do plano precisa entender o seu lugar e suas responsabilidades dentro da estrutura, assim a chance de haver problemas ao longo dos processos é reduzida.
Além disso, dê a cada um funções que sabem que podem desempenhar, pois se for designado para uma tarefa que há grandes chances de erros e falhas, se sentirá frustrado e pouco motivado a investir esforços nas atividades.
Tente envolver o máximo de setores diferentes em várias partes do processo. Seja na produção do conteúdo propriamente dita ou fornecendo material para que os responsáveis pela comunicação o façam.
E, antes que partam para a ação de fato, monte um relatório de qual a situação da clínica referente a produção de conteúdo e seu retorno. Neste relatório, é importante que existam projeções, pelo menos, de curto e médio prazo dos resultados esperados. Desta forma, o corpo clínico terá noção de qual o momento atual e quais metas devem ser alcançadas.
A cada etapa dos processos, dedique algum tempo para repassar feedback individuais. Deixar com que a equipe saiba seu desempenho, principalmente se for positivo, dará mais entusiasmo para buscar novos objetivos.
Ainda pensando na questão dos feedbacks, exponha os resultados periodicamente. Independentemente de serem negativos ou positivos, trate os dados como um resultado coletivo, nunca como algo individual ou fracionado por equipes. É necessário que todos tenham conhecimento do desempenho após o início das ações de marketing e, mais importante, que entendam que esses resultados são de todos.
E como organizar o trabalho em equipe?
Considerando que agora serão mais pessoas envolvidas no setor, a chance de virar bagunça e coisas darem errado é maior. Portanto, você precisa fazer algumas mudanças na estrutura de processos e das próprias equipes.
- Ao passar informações verbalmente, pergunte se há dúvidas e verdadeiramente abra espaço para elucidações;
- Se existe mais de um colaborador com o mesmo cargo e uma atividade possuiu muitos processos, desmembre a tarefa para cada uma das pessoas que atendem ao mesmo escopo;
- Determine prazos possíveis para todos os responsáveis e mantenha a comunicação para entender a quantas anda o passo a passo.
De início, pode parecer complicado organizar cada ponto dos citados acima, mas tudo é questão de prática e de costume.
Lembre-se: para que uma empresa funcione, independente do seu segmento, é necessário que a comunicação esteja sempre em primeiro lugar. De nada adianta planejar, tentar envolver a equipe, designar tarefas se o time não se comunica, não se mantém informado a respeito dos processos.
Nem pense em usar WhatsApp para passar demandas, cobrar atividades ou marcar reuniões. Use agendas online e plataformas de gerenciamento de projetos. Assim, você não só fica a par de quem está fazendo o que, como pode te ajudar a entender, por exemplo, quanto tempo cada um demora para realizar cada tarefa.
As principais plataformas disponíveis no mercado e mais recomendadas são:
- Trello;
- Operand;
- Asana;
- Jira;
- Microsoft Planner.
E, se você chegou até aqui, que tal aprender como montar a estratégia para sua clínica se inserir no mundo digital? Aqui no nosso blog, você encontra isso e muito mais.
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