Um bom engajamento nas redes sociais é essencial para que as estratégias de marketing de conteúdo resultem em benefícios fora do mundo digital.
Já falamos sobre a importância de estar online, de criar um perfil profissional no Facebook, Instagram e LinkedIn. Também já explicamos sobre porque publicar conteúdos relevantes sobre a sua área de atuação. Excelente! Hoje, vamos dar dicas para quem quer melhorar o engajamento nas redes sociais. Boa leitura!
Como gerar engajamento nas redes sociais
Alcançar um bom engajamento nas redes sociais é possível. Separamos 7 dicas para te ajudar. Confira:
#1 Produza conteúdos relevantes
O feed das redes sociais são infinitos e conteúdos chegam a todo momento. É preciso produzir um conteúdo que desperte o interesse dos seus seguidores. Por que eles devem parar de rolar o feed para ver uma publicação sua?
Manter essa pergunta em mente é fundamental na hora de produzir as publicações. Analise se o conteúdo que você está divulgando agrega informações novas e relevantes aos seguidores. Avalie se a postagem vai despertar o interesse do público e se não há formas mais atrativas de abordar determinados temas. A apresentação, nesse caso, também conta – e muito!
Para que você possa fazer tudo isso, é preciso saber com quem você está se comunicando.
#2 Saiba quem é o seu público
A produção de conteúdo será muito mais efetiva se você conhecer seu público. Muito mais do que saber a faixa etária e o gênero dos seus seguidores, é importante saber quais são as suas dores.
No marketing digital, falamos em “criação de personas“. A persona é um personagem fictício, que possui as características, necessidades e objetivos próprios. A criação das personas é feita a partir de dados reais sobre o comportamento e característica dos seus pacientes – atuais e ideais. Elas auxiliam na criação de conteúdos, definem a linguagem que devem ser usada e ajudam a desenhar estratégias eficazes para as redes sociais.
#3 Dê atenção ao visual do seu perfil
Apostar em imagens, vídeos e GIFs é uma excelente maneira de cativar seu público. Assim, você diversifica a maneira de explorar os conteúdos do seu perfil, deixando as redes sociais menos monótonas e mais atrativas.
Além disso, é muito importante ter uma identidade visual bem estabelecida. Quando os seguidores abrirem suas redes sociais, irão perceber uma unidade no visual. Também facilita a identificação imediata da sua marca.
#4 Use as hashtags certas
As hashtags são usadas para separar as postagens por categorias. Além de aumentar o engajamento, elas ajudam a melhorar a visibilidade do seu conteúdo nas redes sociais. Para saber quais usar, é preciso pesquisar quais hashtags têm maior interação. Além disso, certifique-se de que a hashtag escolhida está de acordo com a publicação e se não há erro na escrita. Aqui, vale ressaltar que o uso de muitas hashtags pode atrapalhar o alcance do seu post. É como se ele fosse considerado um “spam”. Então, não exagere.
#5 Estimule a interação
Esse é um passo muito simples. Ao final de uma publicação, você pode escrever: “Gostaria de saber mais sobre esse assunto? Deixe seu comentário”, por exemplo. Esse já é um incentivo para que seu público interaja. Recursos do Instagram, como a caixa de perguntas, também são boas ferramentas para aproximar você e seus seguidores.
Além disso, nunca deixe de responder as mensagens que chegam até você. Essa é uma das principais queixas dos internautas e pode prejudicar a sua imagem digital.
#6 Reposte conteúdos
Repostar publicações é uma ótima maneira de oferecer conteúdos diferenciados aos seus seguidores e, de quebra, estabelecer uma boa relação com quem produziu a publicação repostada.
Por exemplo: você é cardiologista e reposta a publicação de um nutricionista sobre alimentação cardioprotetora. Além de levar mais informação ao seu perfil, você também cria um bom vínculo com o profissional de outra área.
Nesses casos, é sempre importante lembrar de dar os créditos ao autor da postagem!
#7 Tenha constância em suas ações
Lembre-se: não adianta colocar todas essas ações em prática durante uma semana e depois esquecê-las. Nas redes sociais, o segredo é ser constante. Seus seguidores vão notar e você vai colher os resultados positivos dessas estratégias!
Quer colocar em prática as estratégias para conquistar um bom engajamento nas redes sociais? Entre em contato conosco. A Santé pode lhe ajudar a consolidar a sua imagem no mundo digital como autoridade em sua área! Entre em contato conosco e saiba mais.
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