Blog

Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

IGTV do Instagram: como os médicos podem usar?

O IGTV é um aplicativo integrado ao Instagram, desenvolvido especificamente para telas verticais. Com a pretensão de ser uma ‘televisão mobile’, a reprodução dos vídeos começa assim que o usuário abre o aplicativo.

Segundo a Cisco Visual Networking Index, é esperado que até 2021 o vídeo no celular seja responsável por 78% do tráfego total de dados móveis. Outra previsão, citada no relatório da IAB Brasil, é a de que em 2023, os smartphones irão representar 93% da inserção dos dispositivos móveis. Assim, produzir conteúdo para o formato das telas dos celulares se torna ainda mais relevante.

Médicos que querem ter um bom alcance nas redes sociais devem estar atento às tendências e mudanças nos padrões de consumo dos seguidores. Explorar novas formas de comunicação é uma maneira de se mostrar engajado e atualizado. Nesse post, vamos explicar como médicos podem usar o IGTV em seus perfis profissionais e as vantagens de aderir à funcionalidade.

Dicas para médicos que querem usar o IGTV 

Antes de começar a produção dos vídeos, o médico precisa ter bem claro quais são as recomendações do seu Conselho de Ética em relação à publicidade. Nós já mostramos aqui no blog que é possível conciliar a presença nas redes sociais com a ética médica. 

Concluída essa etapa, é hora de criar uma conta no aplicativo. Primeiro, acesse o ícone da TV no canto superior direito, ao lado do direct, ou baixe o app IGTV do Instagram. Clique no símbolo de configurações e selecione a opção “criar conta”. Pronto, sua conta será criada automaticamente. 

Agora que seu perfil foi criado, é preciso elencar quais assuntos você quer comunicar ao público e saber como fazer isso de forma efetiva. Separamos três dicas para a produção de um bom vídeo para o IGTV:

#1 Fique atento à duração e tamanho do vídeo

Para usuários normais do Instagram – seja perfil comercial ou pessoal – os vídeos podem durar de 15 segundos a 10 minutos. O arquivo deve pesar até 650 MB. As contas verificadas podem publicar vídeos de até 60 minutos ou 5,4 GB de tamanho.

#2 Cuidado com a qualidade da imagem

Ninguém gosta de ver um vídeo em baixa qualidade. Assim, cheque se está tudo certo com a iluminação do ambiente. Se você ficar em frente a uma janela, por exemplo, a imagem irá ficar escurecida. Além disso, cuide para que o ambiente da gravação não possua muito ruído externo. Por fim, fique atento para a imagem não ficar tremida ou desfocada.

#3 Dedique um tempo para pensar no cenário da gravação

Por ser em formato vertical, o cenário da gravação não fica tão exposto e a imagem pode ficar focada no profissional. Porém, de qualquer forma é interessante ver se está tudo certo com o ambiente antes de começar a gravar. Tire objetos que você não quer que apareçam na imagem, como fotos de família, objetos pessoais etc. 

Importante: Você não pode gravar o vídeo diretamente no Instagram. É preciso fazer upload do arquivo do seu celular ou computador na plataforma. No entanto, isso é simples: basta acessar o IGTV, clicar no ícone do seu perfil e, depois, clicar no sinal de “+”. Escolha em sua galeria qual arquivo será postado. Em seguida, toque em avançar e adicione uma descrição ao vídeo. 

Vantagens de usar o IGTV em seu perfil médico

Linguagem acessível

Uma das principais vantagens que o audiovisual confere ao médico é a possibilidade de explicar assuntos relacionados à saúde de forma mais detalhada. Termos técnicos e rebuscado (o famoso “mediquês”) devem ser evitados. Porém é possível produzir um conteúdo mais completo do que para o feed, por exemplo.

Além disso, é possível explorar assuntos diferentes. O profissional pode fazer um vídeo respondendo às principais perguntas dos seguidores, esclarecendo dúvidas sobre um procedimento cirúrgico, desmentindo notícias falsas em sua área de atuação, etc. 

Aproximação com o público

Quando os seguidores têm a oportunidade de ver o médico falando sobre algum assunto, a sensação de proximidade aumenta. Em geral, aqueles que já são seus pacientes vão se interessar, pois confiam na sua opinião. E, os que ainda não são, irão ver você como uma referência de informações na área.

Tudo em um só lugar

Apostar em vídeos é uma excelente estratégia para alcançar o público, e fica ainda mais fácil quando todos os seus conteúdos estão todos em um só lugar. Com uma simples visita ao seu Instagram, os seguidores têm acesso a posts no feed e vídeos, de maneira muito mais prática e rápida. Além disso, com o IGTV, tem como obter informações mais detalhadas acerca dos seus interesses.

 

Usar o IGTV pode ser uma excelente forma de comunicação com o seu público-alvo. Com ética e qualidade, é possível aproveitar os recursos que as redes sociais oferecem. Se você é médico e quer saber mais sobre como o marketing digital pode te ajudar, entre em contato conosco. 

 

 

 

 

Mitos sobre mídias sociais

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Anunciar no Google ou nas redes sociais? – Espaço Plennus - […] onde é melhor investir seu dinheiro e energias. Afinal, está claro que mídias como Facebook, Instagram e Youtube são…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo