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Acompanhe dicas sobre como realizar ações de Marketing na área da Saúde de forma ética e eficaz.

Como profissionais da saúde podem usar os recursos do Instagram?

Se você acompanha as atualizações das redes sociais, já deve saber que tem novidade na área. ‘Cenas’, um dos novos recursos do Instagram está em fase de testes, exclusivamente no Brasil. A função é semelhante a outro aplicativo, o TikTok, sucesso entre o público adolescente. Basicamente, o app permite a gravação de clipes, com músicas, em vídeos curtos.

Apesar de ter se popularizado como uma forma de diversão entre o público jovem, a funcionalidade pode sim ser adaptada a assuntos mais sérios do dia a dia. E isso inclui a área da saúde.

Nesse post, vamos explicar como o profissional da saúde pode usar esse e outros recursos do Instagram em seu perfil sem ferir o código de ética. Boa leitura!

Recursos do Instagram: como usar?

Cenas

Nas redes sociais, é importante criar uma sensação de proximidade com seu público alvo. Para isso, os vídeos são uma ótima estratégia, pois os seguidores podem ver você falando, em movimento, gesticulando. Ou seja, você de verdade.

Vídeos também são bons pois permitem que os seguidores vejam um pouco da sua rotina e das atividades simples que realiza diariamente no ambiente de trabalho. Por exemplo: se você é nutricionista, pode fazer um vídeo mostrando sua chegada ao consultório, a pausa para um café entre os atendimentos, o momento em que irá fazer planejamentos nutricionais para os pacientes. Isso humaniza o profissional e gera empatia nos seguidores. 

Mas por que usar o Cenas e não gravar um vídeo normal? Porque o recurso dá a opção de deixar o vídeo mais dinâmico e animado. Assim, os seguidores veem um lado descontraído e antenado do profissional.

Caixa de Perguntas

É comum vermos profissionais produzindo conteúdos sem saber de fato o que seu público alvo quer. Resultado: as postagens não impactam os seguidores e não criam engajamento.

A caixa de perguntas é um ótimo recurso para gerar insights sobre o que abordar! Você pode usá-lo para saber sobre quais assuntos seus pacientes tem mais dúvidas e o que eles gostariam de saber sobre a sua área de atuação. 

Exemplo:

@cardiologista Qual assunto você gostaria de ver no meu Instagram?

Respostas: 

Quero dicas para manter a saúde do coração

Fala sobre a relação entre hipertensão e problemas cardíacos

Colesterol é vilão? Mocinho? Fala sobre isso, por favor!!

A partir disso, é possível analisar quais perguntas mais se repetem. Assim, você cria posts assertivos, com maiores chances de conquistar interações.

O recurso também pode ser uma estratégia contra as notícias falsas. Você pode perguntar aos seguidores qual notícias de saúde eles viram e ficaram em dúvida se era fake news ou não. Combater a desinformação na área é fundamental e deve ser uma missão de todos os profissionais.

Enquete e Teste

Aqui, juntamos as duas funções, pois elas podem ser usadas para um mesmo objetivo: saber quão bem informados estão seus seguidores. Por exemplo:

Enquete

O que o médico de cabeça e pescoço NÃO trata?

Câncer de Boca

Câncer de Tireóide

Hipertireoidismo

Tumores da parótida

Teste

O Diabetes é fator de risco para doenças cardiovasculares?

SIM | NÃO

Através dessas interações, você poderá saber quão bem informado está seu público. Este é um balizamento para saber quanto aprofundar seus posts. Ou seja: se a sua área de atuação é cirurgia de Cabeça e Pescoço e você percebe que seus seguidores ainda não sabem muito bem sobre os serviços que você realiza, é interessante educá-los nesse sentido. Agora, se o conhecimento deles é mais avançado, você pode abordar técnicas cirúrgicas e novidades de tratamentos. 

Dessa forma, você atrairá pacientes informados e interessados. Nós já falamos aqui no blog a importância do marketing de conteúdo para profissionais da saúde.

Viu como é possível adaptar os recursos do Instagram ao seu perfil? No nosso perfil estamos sempre postando novas dicas e se você precisar de ajuda para colocar essas ações em prática, procure a Santé. Converse com os nossos profissionais e descubra a estratégia perfeita para você. 

Mitos sobre mídias sociais

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