Mesmo que você ainda não tenha feito esse investimento, já deve ter percebido o resultado positivo que serviços de marketing digital trazem para clínicas e hospitais. E, se você está começando a cogitar a ideia de investir, provavelmente uma das primeiras dúvidas que surgiu foi: “contrato uma agência ou eu mesmo devo fazer?”
Não se preocupe, esse questionamento é bem comum e, até o final desse post, você vai descobrir qual é a melhor opção para você.
Que tipos de serviço uma agência de marketing oferece?
Agências de marketing podem prestar um leque infinito de serviços, que varia a cada cliente. Enquanto alguns podem se interessar por um pacote mais completo, outros podem querer terceirizar apenas uma parte específica do processo. O importante é que o cliente esteja satisfeito com as entregas e esteja vendo resultados positivos.
Vale ressaltar a importância de contar com agência de marketing especializada em marketing em saúde. Prestar serviços de marketing para a área da saúde é muito diferente de outros segmentos. Há normas e diretrizes dos conselhos profissionais que devem ser respeitadas. Portanto, busque o serviço de quem entende da sua área de atuação.
Abaixo, nós listamos para você alguns serviços que podem ser contratados e planejados em agências de marketing.
Desenvolvimento de Site
É comum ouvirmos a pergunta: vale a pena ter um site? Sim, com absoluta certeza! E isso vale para clínicas, hospitais e profissionais da área da saúde.
Por que um profissional da saúde deve investir em um site? O site é a sua vitrine no meio digital. Além disso, posiciona sua imagem de forma mais profissional, transmitindo maior credibilidade do que um perfil social no Instagram, por exemplo.
Além disso, tem duas grandes vantagens:
- Suas informações são apresentadas de forma organizada, com fácil acesso, e de modo completo.
- Faz com que você seja encontrado mais facilmente nas buscas do Google.
Assim, em um site próprio, apresente informações sobre suas formações, competências, locais de atendimento, além de muito conteúdo educativo voltado ao seu perfil de pacientes. É aí que entra o Blog.
Desenvolvimento de Blog com Conteúdo para Pacientes
O Blog nada mais é do que uma seção dentro do seu site onde serão disponibilizados conteúdos de interesse do seu público-alvo. E por quê? Porque quanto mais conteúdos relacionados à sua área de atuação você publicar em seu site, maiores as chances de ser encontrado nos resultados do Google sem patrocínio.
Portanto, publique muito conteúdo relacionado às principais dúvidas dos seus pacientes, sintomas, opções de tratamento, etc.
Produção de Conteúdo Relevante para a Saúde
É de suma importância que seu conteúdo não seja apenas sobre vender seus serviços, mas sim com foco no seu paciente – ou potencial paciente. O agendamento de consultas ou procedimentos será uma consequência.
Geralmente, quem escolhe contratar uma agência, coloca a produção de conteúdo como um dos pilares centrais de atendimento a essa necessidade. Para se tornar uma referência na sua especialidade, é necessário investir e muito em produção de conteúdo de qualidade.
E, quando falamos em produzir conteúdo, estamos falando de praticamente tudo que possa ser informativo: redes sociais, blog posts, materiais institucionais impressos ou digitais, newsletter, dentre outros. Portanto, no momento da contratação, é preciso delimitar exatamente o que você deseja que seja feito, conforme seus objetivos e necessidades.
Consultoria de branding
Passar por um processo de branding é fundamental para que os serviços de marketing digital sejam efetivos em sua clínica. É através do branding que sua marca terá uma voz e uma imagem única no mercado. Assim, com cores, logotipo, forma de se comunicar é que seu público se lembrará de você.
É normal que, ao acertar com a agência, você leve referências das quais gosta. No entanto, é a partir delas que você e a agência irão encontrar sua própria voz, sua própria autenticidade e como você irá se posicionar no mercado para se diferenciar dos demais.
Gestão de mídias sociais
Normalmente, entre os serviços de marketing digital oferecidos por agências de marketing especializadas em saúde, a gestão de redes sociais é o mais buscado.
Todos os dias surgem novas formas de produzir conteúdo para o Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn, Threads, X, etc. Portanto, a primeira coisa a ser feita é identificar em quais canais o seu público-alvo, a sua persona, está. Não é preciso que você tenha um perfil em cada rede, mas que esteja naquelas que concentram a maioria dos pacientes e potenciais pacientes.
Contratar uma agência para gerir essa parte pode ser uma boa ideia. A produção de conteúdo para redes sociais demanda tempo, seja para gravar e editar um vídeo, quanto para produzir imagens e textos para os posts. E não é só isso: o principal é definir a estratégia e seguí-la. Todos os conteúdos publicados devem estar alinhados às suas estratégias de marketing.
Além disso, cada rede social tem sua linguagem, suas métricas e seus mecanismos para criação de conteúdo. Logo, é importante estar atento a todas essas diferenças para se comunicar de forma adequada.
Tráfego Pago: Google Ads e Meta Ads
Atualmente, usar as redes sociais sem tráfego pago, ou seja, sem investir em posts patrocinados, é como nadar e morrer na praia. É fundamental que você invista em anúncios ou no impulsionamento de posts para ampliar a audiência das suas publicações. Se não, seu perfil pode estar repleto de bons conteúdos, mas poucas pessoas terão a oportunidade de vê-los.
Da mesma forma, é essencial investir em anúncios no Google. A menos que você tenha realizado um excelente trabalho de conteúdo em seu site e blog, dificilmente estará na primeira página dos resultados do Google se não anunciar.
Em relação ao tráfego pago, a menos que você contrate um especialista para atuar no time de marketing da sua clínica ou hospital, terceirizar o serviço para uma agência de marketing é mais recomendado.
E-mail marketing e newsletters
É comum ouvirmos que o e-mail marketing morreu, mas o que não funciona mais são as mensagens de venda, que já vão para o spam. O e-mail marketing ainda é um recurso muito utilizado e efetivo para engajar e se relacionar com os pacientes. Sabe por quê? Porque os conteúdos são de interesse deles.
Assim, a regra de ouro é utilizar o canal para informar seus pacientes e potenciais pacientes em relação a temas que os auxiliem em relação à sua saúde. Prevenção, novos tratamentos, orientações, além de, claro, novos serviços disponíveis na clínica ou hospital.
Como saber quais tipos de serviços de marketing digital você precisa?
Nesse texto, citamos alguns dos serviços oferecidos por agências de marketing, mas há muitos mais: tráfego pago (Google Ads e Meta Ads), materiais educativos para geração de leads (potenciais pacientes), gestão de leads, fluxos de automação, marketing conversacional, entre tantos outros.
Assim, se você está em dúvida sobre contratar uma agência de marketing ou internalizar, a primeira coisa a ser feita é entender o que você está buscando e se você tem condições de alcançar seu objetivo sozinho.
Se optar por contratar, opte por agência especializada em saúde. Alinhe seus objetivos, necessidades e expectativas e monitore os resultados.
Afinal, o que escolher: agência ou internalizar?
Como citamos nos tópicos acima, ao contratar uma agência de marketing, você estará designando as tarefas para uma equipe especializada, que saberá o que fazer em inúmeras situações. Talvez, o único momento em que você precise demandar um pouco mais de tempo seja para avaliar materiais e para fazer reuniões de alinhamento.
Entretanto, ao decidir tocar a comunicação da sua clínica, em qualquer segmento que seja, por conta própria, esteja ciente que será mais uma tarefa para seu dia a dia. Considerando questões como algoritmos, periodicidade e constância no ambiente digital, este terá que ser um compromisso frequente, como um paciente internado com acompanhamento diário.
Além disso, se você não é o que chamamos de hard user (um usuário com uma frequência de presença nas redes sociais bem acima da média), precisará se dedicar também aos estudos. Atualmente, é necessário que, para tocar não só as mídias sociais, bem como a comunicação, seja uma pessoa que esteja em constante atualização, que tenha comprometimento na busca por resultados.
Fora a produção e distribuição de conteúdo, lembre-se que também é necessário planejar todo o material, definir metas a serem atingidas e monitorar os dados para saber se os resultados estão sendo atingidos.
E, caso você esteja decidido que terceirizar vá ser a melhor solução para a sua clínica, saiba que tudo isso você pode encontrar em uma agência como a Santé!